Feliz Páscoa

A Equipa Aventura Social deseja a todos os seus Colegas e Amigos,

uma FELIZ PÁSCOA!

Presença no X CIPCA

Representada pela Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, Prof. Dra. Gina Tomé, Dra. Cátia Branquinho, Dra. Susana Gaspar, Dr. Fábio Guedes e Dra. Doria Santos, a Equipa Aventura Social esteve presente no X Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente.
Universidade Lusíada de Lisboa | 10 e 11 de abril de 2019

Resultados do estudo HBSC/OMS 2018 na RPCA

Num número dedicado à compilação dos resultados do estudo Health Behaviour in School-aged Children/Organização Mundial de Saúde (HBSC/OMS) 2018, num total de 21 artigos científicos, serão apresentados os principais resultados dos Comportamentos de Saúde dos Adolescentes Portugueses. Em breve online free!

Resultados HBSC/OMS 2018 nos Media

O estudo Health Behaviour in School-aged Children/Organização Mundial de Saúde (HBSC/OMS) 2018, desenvolvido em Portugal pela Equipa Aventura Social, sob a coordenação da Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, apresenta mais alguns dos seus resultados.

Notícias nos Media

https://observador.pt/2019/04/10/estudo-revela-que-mais-de-um-terco-dos-jovens-nao-usou-preservativo-na-ultima-relacao-sexual/

https://www.dn.pt/vida-e-futuro/interior/estudo-revela-que-mais-de-um-terco-dos-jovens-nao-usou-preservativo-na-ultima-relacao-sexual-10778063.html

https://sol.sapo.pt/artigo/653064/adolescentes-sao-os-que-mais-comportamentos-sexuais-de-risco-t-m-indica-estudo-

https://tvi24.iol.pt/internacional/cyberbullying/estudo-aponta-mais-raparigas-como-vitimas-e-mais-rapazes-como-agressores-no-bullying

https://www.rtp.pt/noticias/pais/estudo-aponta-mais-raparigas-vitimas-de-bullying_n1140291

https://www.dn.pt/vida-e-futuro/interior/estudo-aponta-mais-raparigas-como-vitimas-e-mais-rapazes-como-agressores-no-bullying-10777427.html

https://www.rtp.pt/noticias/mundo/numero-de-execucao-de-pessoas-e-o-mais-baixo-da-decada_a1140360

https://observador.pt/2019/04/09/raparigas-sao-as-que-se-sentem-mais-gordas-mas-ha-mais-rapazes-com-excesso-de-peso/

https://www.dn.pt/vida-e-futuro/interior/raparigas-sao-as-que-se-sentem-mais-gordas-mas-ha-mais-rapazes-com-excesso-de-peso-10777073.html

Imagem: https://www.dn.pt/vida-e-futuro/interior/raparigas-sao-as-que-se-sentem-mais-gordas-mas-ha-mais-rapazes-com-excesso-de-peso-10777073.html

Presença no Alto Minho Digital Minds 2019

Representada pela Dra. Cátia Branquinho, a Equipa Aventura Social este presente no Alto Minho Digital Minds 2019.
Arcos de Valdevez | 30 de março de 2019

Presença na EU KIDS ONLINE CONFERENCE

Representada pela Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, a Equipa Aventura Social este presente na EU Kids Online Conference – Event discusses the digital environments of Portuguese children and young people. Lisboa | 28 de fevereiro de 2019

Presença na Conferência "Comportamento e Saúde dos Jovens em Idade Escolar - Estudo HBSC da OMS pela 1ª vez nos Açores"

Representada pela Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, a Equipa Aventura Social protagonizou a Conferência "Comportamento e Saúde dos Jovens em Idade Escolar - Estudo HBSC da OMS pela 1ª vez nos Açores".

Lagoa, Açores | 21 de janeiro de 2019

HBSC Região Autónoma dos Açores 2018

Livro "Atividade física e desporto"

O Prof. Nuno Loureiro da Equipa Aventura Social e a Prof. Vânia Loureiro lançam o livro "Atividade física e desporto: Diversos contextos de intervenção"

Lançamento do Estudo HBSC 2018

Dia 19 de Dezembro de 2018 na Fundação Calouste Gulbenkian !!

Lançamento dos Resultados Nacionais do Estudo HBSC 2018

Inscrição gratuita, mas obrigatória no seguinte link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeJ-uInMvcBnvg9IkSlcOfWPHC-VVXunIECglzeFuH0ObibWg/viewform?vc=0&c=0&w=1&fbclid=IwAR1yiVA37Qrc_C_PXKZN8-6TWUcHgwxV3CJyyBVja6OttwKeeaRZA7Bfwzw

Presença no 5º Encontro de Psicogerontologia: Cuidados (In)formais

Representada pela Dra. Susana Gaspar e pelo Dr. Fábio Botelho Guedes, a Equipa Aventura Social esteve presente no 5º Encontro de Psicogerontologia: Cuidados (In)formais, na Universidade Lusíada de Lisboa.
Lisboa, Portugal | 6 de dezembro de 2018

Presença na Conferência "As aventuras e desventuras do comportamento na infância e na adolescência"

Representada pela Dra. Gina Tomé, a Equipa Aventura Social esteve presente na Conferência “As aventuras e desventuras do comportamento na infância e na adolescência”. 
Lisboa, Portugal | 22 de novembro de 2018

Presença na Conferência "Saúde Mental e Inclusão: um olhar diferente"

Representada pela Dra. Gina Tomé, a Equipa Aventura Social esteve presente na Conferência “Saúde Mental e inclusão: um olhar diferente” na Universidade Europeia.
Lisboa, Portugal | 21 de novembro de 2018

Presença nas Jornadas “50 Anos no Centro da Luta Contra o Cancro"

Representada pela Dra. Cátia Branquinho, a Equipa Aventura Social esteve presente nas Jornadas “50 Anos no Centro da Luta Contra o Cancro”.
Coimbra, 17 de novembro de 2017

Presença na Conferência de Encerramento do MOCHA

Representa pela Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, a Equipa Aventura Social esteve presente da Conferência de Encerramento do MOCHA / H 2020.
Haia, Holanda  |  Novembro de 2018

Presença no ECOG 2018

Representada pela Dra. Tania Gaspar, a Equipa Aventura Social esteve presente no ECOG 2018 - European Childhood Obesity Group 2018. 
Porto, Portugal | 14-17 de novembro de 2018

Presença no Wounds UK Annual Conference

A Aventura Social esteve presente no Wounds UK Annual Conference, com a apresentação do trabalho da Dra. Susana Gaspar, em parceria com a Royal College of Surgeon in Irland 
Reino Unido | 5-7 de novembro de 2018

Presença no Congresso SexualidARTE pra lá do Marão

Representada pela Dra. Marta Reis, a Equipa Aventura Social esteve presente no Congresso SexualidARTE pra lá do Marão.
Alfândega da Fé | 8 e 9 de novembro de 2018

Presença no Primo Congresso Mondiale della Transformazione Educativa

Representada pela Dra. Cátia Branquinho, e com um vídeo da Dream Teen Marta Martins, a Equipa Aventura Social esteve presente no Primo Congresso Mondiale della Transformazione Educativa.
Nápoles, Itália | 29 de outubro de 2018

Presença no ISAMB Annual Meeting

Representada pela Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, coordenadora do grupo de investigação G2 - “SUPPORTIVE ENVIRONMENTS” do Instituto de Saúde Ambiental da FMUL, a Equipa Aventura Social esteve presente no ISAMB's Annual Meeting.
Os nossos parabéns a todos os investigadores vencedores do prémio de incentivo à investigação científica, mas um PARABÉNS especial à Prof. Dra. Marta Reis, membro da Equipa Aventura Social.

Presença no Colégio F3 - Food, Farming and Forestry

Representada pela Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, a equipa Aventura Social esteve presente no Colégio F3 - Food, Farming and Forestry - Universidade de Lisboa.
Universidade de Lisboa | 12 de outubro de 2018

Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos ao site EFPA

No âmbito do Dia Mundial da Saúde Mental, a Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos comenta o tema "Jovens e Saúde mental num mundo em mudança", o papel dos psicólogos na prevenção, e o projeto Dream Teens enquanto uma iniciativa promotora de saúde nos jovens. A não perder no site da EFPA - European Federation of Psychologists' Associations.

3º Encontro Científico da Associação Portuguesa das Ciências da Saúde e do Comportamento

É já no próximo dia 17 de outubro que se realiza o 3º Encontro Científico da Associação Portuguesa das Ciências da Saúde e do Comportamento. Com foco na oncologia e sempre com uma abordagem multidisciplinar, este evento será gratuito e terá lugar nas instalações do Infarmed - Parque da Saúde de Lisboa. A não perder! Inscrições através do link: https://goo.gl/forms/IixiLYIFgePE0otl1

Presença no Seminário Internacional Desenvolvimento de Competências de Liderança no Desporto

Representada pela Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, a Equipa Aventura Social esteve presente no Seminário Internacional Desenvolvimento de Competências de Liderança no Desporto, organizado pela Comissão Mulheres e Desporto do Comité Olímpico de Portugal.
Lisboa, 27 de setembro de 2018

(leia a notícia publicada no site do Comité Olímpico de Portugal, clicando na imagem)

Presença no I Fórum de Saúde Mental da CMLisboa

Representada pela Dra. Cátia Branquinho, a equipa Aventura Social marcou presença no I Fórum de Saúde Mental da Câmara Municipal de Lisboa.
Fórum Lisboa | 26 de setembro de 2018

Presença no 4º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses

De 12 a 15 de setembro de 2018, representada pela Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, Prof. Dra. Teresa Santos, Dra. Cátia Branquinho e Dr. Fábio Guedes, a equipa Aventura Social esteve presente no 4º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Presença na 126th Annual APA Convention

A 126th Annual APA Convention continua, e hoje foi o dia da nossa comunicação. Com o título "How much does well-being cost?", a Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos apresentou o cenário do abuso de substâncias e migrações em Portugal, e as políticas públicas associadas.
São Francisco, 9 a 12 de agosto de 2018

Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos em entrevista à Revista Segurança Comportamental

Numa grande entrevista à Revista Segurança Comportamental, a Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos comenta o tema da segurança na escola. A não perder!

(Clique na imagem para aceder à entrevista completa)

Prof. Dra. Marta Reis no Programa Anatomia de Vénus 9

Representada pela Prof. Dra. Marta Reis, a equipa Aventura Social marcou presença no Programa Anatomia de Vénus 9. A não perder uma excelente entrevista relacionada com a sexualidade em atletas de alta competição.

(Clique na imagem para assistir à entrevista completa)

Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos em entrevista à PSIS21

Em entrevista à revista PSIS21 da Ordem dos Psicólogos Portugueses, a Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, representante da OPP no board da EFPA “Prevention and Promotion” enquanto coordenadora e membro do Think Tank da OPP “Prevenção e Desenvolvimento das Pessoas”, aborda o seu percurso profissional e diversos dos projetos da nossa equipa. A não perder!

(Clique na imagem para leitura completa da entrevista)

 

Presença HBSC Spring Meeting 2018

Representada pelas Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, Prof. Dra. Tânia Gaspar e Dra. Cátia Branquinho, a equipa Aventura Social esteve presente na HBSC Spring Meeting 2018.
Varsóvia, Polónia | 21 a 23 de junho de 2018

Presença na 1st International Scientific Conference Children and adolescents health - pedagogical implications

Representada pelas Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, Prof. Dra. Teresa Santos, Prof. Dra. Tânia Gaspar e Dra. Cátia Branquinho, a equipa Aventura Social esteve presente na 1st International Scientific Conference Children and adolescents health - pedagogical implications.
Improve the Youth | Varsóvia, Polónia | 20 de junho de 2018

Pós-graduações

Agarra a tua oportunidade!
Candidaturas abertas: Faculdade de Motricidade Humana.

A primeira fase termina já a 22 de junho!
A segunda fase decorre de 25 de junho a 20 de julho.

Pós-graduação - Saúde Mental

Saiba mais em http://posgrad.fmh.ulisboa.pt/saude-mental/

 

Pós-graduação - ES: Promoção do Bem Estar da Saúde Sexual e Reprodutiva

Saiba mais em http://posgrad.fmh.ulisboa.pt/educacao-sexual/

 


 

28th ECOG Meeting

Vai ter lugar no Porto, de 14-17 de Novembro de 2018, o 28th ECOG Meeting.

- O Congresso será de 14-16 Novembro
- Dia 17 Novembro será o "Curso Pós-graduado em Obesidade Pediátrica", em português e feito pelo Prof Doutor Carlos Nogueira de Almeida, das maiores referências no Brasil em Obesidade Pediátrica.

Nota: Inscrições do curso limitadas.
Inscrições e mais informações: https://skyros-congressos.pt/ecog2018/

Gostaríamos de ter uma forte representação científica do que de bom se faz em Portugal!

Presença na V JoTCC

Representada pela Prof. Dra. Gina Tomé e pela Prof. Dra. Marta Reis, a Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos esteve presente na V Jornada Internacional de Terapias Cognitivo Comportamentais.
Ribeirão Preto, Brasil | 21 a 25 de maio de 2018

Presença na V JoTCC

Representa pela Prof. Dra. Gina Tomé e pela Prof. Dra. Marta Reis, a equipa Aventura Social esteve presente na V Jornada Internacional de Terapias Cognitivo Comportamentais.
Ribeirão Preto, Brasil | 21 a 25 de maio de 2018

ESOF - Euroscience Open Forum

Representada pela Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, a equipa Aventura Social estará presente no ESOF - Euroscience Open Forum (https://www.esof.eu/en/) que irá decorrer de 9 a 14 de julho na cidade de Toulouse, França.
Toulouse - capital da Ciência 2018

Parabéns às organizadoras do Lisbon Sleep Summit

A Equipa Aventura Social, dá os parabéns à Professora Doutora Teresa Paiva, Professora Doutora Helena Rebelo Pinto e à Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, organizadoras do Lisbon Sleep Summit: Sleep in Women, por este fantástico evento de partilha de conhecimento científico.
Universidade Católica Portuguesa | 16 a 19 de maio de 2018

Presença no Lisbon Sleep Summit

Representada pela Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, a equipa Aventura Social está presente no Lisbon Sleep Summit.
Universidade Católica Portuguesa | 16 a 19 de maio de 2018

Lisbon Sleep Summit 2018

Caros Colegas e Amigos,
Vimos por este meio divulgar o Lisbon Sleep Summit 2018. Organizado pela Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, Professora Doutora Teresa Paiva e Professora Doutora Helena Rebelo Pinto, este evento terá lugar na Universidade Católica Portuguesa, nos dias 16, 17, 18 e 19 de maio de 2018. Inscrições através do link http://www.lisbonsleepsummit.org/?page_id=1778.

(Para aceder ao site do evento, clique na imagem abaixo)

Presença no 11º Encontro Nacional Pfizer Vaccines

Representada pela Prof. Dra. Tânia Gaspar, a equipa Aventura Social esteve presente no 11º Encontro Nacional Pfizer Vaccines - Prevention Summit 2018.
Albufeira, 29 de abril de 2018

Presença no 9º Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente

Representada pela Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, Prof. Dra. Gina Tomé, Prof. Dra. Inês Camacho, Prof. Dra. Marta Reis, Prof. Dra. Marta Reis, Prof. Dra. Teresa Santos, Dra. Cátia Branquinho e pela Dream Teen Teresa Grothausen, a equipa Aventura Social esteve presente no 9º Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente.
Universidade Lusíada de Lisboa | 18 e 19 de abril de 2018

Jovens, sexo, álcool e drogas: Cada vez pior? Cada vez melhor? Ou antes pelo contrário?

Na "Pontos de Vista", e ainda no âmbito do Dia Mundial da Saúde, a Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos comenta o estado de saúde dos jovens portugueses.
Para incentivar a leitura completa, deixamos o texto introdutório: "Os jovens estão muito mais escolarizados e mais saudáveis do que há 40 anos e com muito melhor acesso à saúde e à educação. A sociedade portuguesa está muito mais cosmopolita e convivial com a diversidade, recebendo-a mais frequentemente como um desafio e uma janela de oportunidade e não como uma ameaça." A não perder!

(Clique na imagem para ler a entrevista completa)

7th April 2018 World Health Day - Universal health coverage: everyone, everywhere

No âmbito do Dia Mundial da Saúde, a Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos

comenta o acesso aos cuidados de saúde.

Para a leitura completa: http://efpa.eu/news/world-health-day-april-7universal-health-coverageeveryone-everywhere-

Uma Feliz Páscoa!

Agradecimento Evento Comemorativo Teen Health Week Portugal 2018

A Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, a investigadora Cátia Branquinho, e a Equipa Aventura Social, agradecem todo o apoio e colaboração do Sr. Presidente da Faculdade de Motricidade Humana, Professor Doutor José Alves Diniz, da Sra. Vice-Presidente, Prof. Dra. Filomena Carnide, da Prof. Dra. Celeste Simões, da Prof. Dra. Paula Lebre, da Prof. Dra. Ana Naia, do Prof. Dr. Adilson Marques, do Dr. Miguel Peralta, da Dreamer Martins Martins, e dos Healthy Teens, no evento Comemorativo Teen Health Week Portugal 2018.
Fazemos ainda um especial agradecimento, à Fundação Calouste Gulbenkian que continua a incentivar a participação dos jovens portugueses.


Faculdade de Motricidade Humana, 22 de março de 2018

Evento Comemorativo Teen Health Week Portugal 2018

#TeenHealth2018 Para uma tarde de trabalho que se prevê muito produtiva, mas também animada, convidam-se todos os jovens (15 aos 24 anos) a estar presentes no Teen Health Week Portugal 2018.

A fim de facilitar a organização do evento, solicitamos inscrições com nome, idade e distrito de residência para teenhealthweekportugal2018@gmail.com.

Curso de pós-graduação “Diversidade e Desenvolvimento”

No passado Sábado, dia 20 de Janeiro, na FMH, foi (também) a entrega de diplomas aos finalistas do curso de pós-graduação “Diversidade e Desenvolvimento”, uma parceria da FMH : Universidade de Lisboa, com o ACM e o programa ESCOLHAS!

Foi um curso desafiante, em regime de elearning, que mobilizou muitos docentes da FMH/Universidade de Lisboa, e alguns especialistas externos!

O livro que construimos a partir dos projectos dos estudantes, editado pelo Drº Fabio Guedes, e que pode consultar aqui, os videos que os estudantes realizaram no âmbito do curso e ainda o video do dia-a-dia do curso, realizado pelo Srº Cipriano Martins também estão disponíveis e podem ser consultados aqui!

Fica aqui a festa onde se apresentaram os videos e se procedeu à entrega dos diplomas!

Vamos insistir nesta ideia, e nesta formação!
Vamos prosseguir esta formação, num mestrado!

Parabéns a todos!

Aventura Social nos Media - Projeto VIDA SEM SIDA

A Aventura Social com o Projeto VIDA SEM SIDA financiado pela GILEAD nos media dia 20 e 21 de janeiro de 2018:

https://www.rtp.pt/noticias/pais/estudo-revela-duvidas-dos-jovens-em-relacao-a-sida_v1053334

http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2018-01-20-Mais-de-60-dos-jovens-nao-usam-preservativo

http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/relacoes-sexuais/as-preocupacoes-dos-jovens-em-relacao-ao-sexo

https://www.dn.pt/portugal/interior/infecoes-e-duvidas-sobre-relacoes-marcam-preocupacoes-de-jovens-sobre-sexo---estudo-9061757.html

http://expresso.sapo.pt/sociedade/2018-01-21-Parece-que-a-Sida-deixou-de-meter-medo

http://expresso.sapo.pt/sociedade/2018-01-20-Mais-de-60-dos-jovens-tem-relacoes-sexuais-sem-preservativo

 

http://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/maioria-dos-jovens-nao-utiliza-preservativos

 

https://www.publico.pt/2018/01/20/sociedade/noticia/apanhase-sida-por-um-talher-27-dos-jovens-acham-que-sim-1800053?page=/&pos=2&b=stories_featured_a

Para consultar o relatório versão draft clique aqui

Envie os seus comentários e sugestões para aventurasocial@gmail.com

A sua opinião é muito importante! Para continuarmos a trabalhar para e em prol da Saúde dos jovens!

 

 

 

Seminário "Diversidade, Desenvolvimento e Saúde"

Caros colegas, alunos e amigos,

Em nome da Professora Margarida Gaspar de Matos, temos a honra de Vos convidar, para o Seminário “Diversidade, Desenvolvimento e Saúde”, que se realizará dia 20 de Janeiro, com início às 10h. 
Local: FMH/ULisboa

IX Congresso Internacional de Psicologia da Criança

O IX Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente, com o tema: "Sustentabilidade e saúde mental", que está a ser organizado pelo Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada de Lisboa vai ter lugar nos dias 18 e 19 de Abril de 2018, na Universidade Lusíada de Lisboa.

Datas importantes e inscrição em:
http://www.lis.ulusiada.pt/pt-pt/eventos/9ºcipca.aspx


- Submissão de propostas de comunicações orais: 21 Janeiro 2018
- Submissão de propostas de workshops: 18 Fevereiro 2018
- Submissão de propostas de posters: 18 Março 2018

Contamos com a vossa presença, propostas de comunicação e apoio na divulgação pelos vossos contatos, muito obrigada!

 

 

 

Feliz Natal e um Próspero Ano Novo

Presença na Conferência EiP Excellence in Pediatrics 9th Edition

Representada pela Prof. Dra. Teresa Santos e Prof. Dra. Diana Frasquilho, a Equipa Aventura Social esteve presente na conferência EiP Excellence in Pediatrics 9th Edition.
Viena, Áustria | 7-9 de Dezembro de 2017

Evento Diversidade e Desenvolvimento

Para recordarmos o contexto, repetimos a foto. Foi aqui a decisão de promover uma reunião de profissionais de saúde mental que trabalham com adolescentes dando início a um processo regular de intervisão (e auto-cuidado).
Pois será na Faculdade de Motricidade Humana, dia 20 de Janeiro 2018 às 14.30h. Agradecemos que se inscrevam através do Messenger ou email aventurasocial.lisboa@gmail.com, confirmando a vossa presença e indicando o vosso email e área de intervenção!
Sintam-se à vontade para convidar outros colegas na mesma situação, referindo sempre a necessidade de se inscrever! Até lá!

Última Sessão do Curso de Pós Graduação "Diversidade e Desenvolvimento"

E foi no último sábado que finalizámos o Curso de Pós-Graduação em e-learning "Diversidade e Desenvolvimento", uma parceria da FMH com o Alto Comissariado para as Migrações e o Programa Escolhas que envolveu 30 formandos. Sábado foi a última sessão de supervisão, e aqui fica o nosso "backoffice" ao longo do último ano, com os insubstituíveis Sr. Cipriano e Dr. Fábio Alexandreh.
Dia 16 de dezembro será a apresentação e discussão dos trabalhos finais (online) e dia 20 de Janeiro 2018 a sua apresentação pública com entrega de diplomas aos finalistas.

Presença no Evento Programa Mentores para Migrantes

Representada pela Dra. Cátia Branquinho e pela Dream Teen Marta Martins, a Equipa Aventura Social marcou presença no evento do Programa Mentores para Migrantes do Alto Comissariado para as Migrações.
Porto | 18 de novembro de 2017

Presença na Conferência "A Mulher e a Diabetes"

Representada pela Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, a Equipa Aventura Social esteve presente na Conferência "A Mulher e a Diabetes", onde se assinalou o Dia Mundial da Diabetes.

Câmara Municipal de Lisboa | 14 de novembro de 2017

Presença na Autumn Meeting HBSC 2017

Representada pela Prof. Dra. Teresa Santos e Prof. Dra. Diana Frasquilho, a Equipa Aventura Social esteve representada na Autumn Meeting do estudo Health Behaviour in School-aged Children.

Croácia, Zagreb | 8-10 de Novembro de 2017

Presença no VI Congresso de Terapia Cognitiva da Infância e da Adolescência - Concriad 2017

Representada pela Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, a Equipa Aventura Social e os Dream Teens estão presentes no VI Congresso Brasileiro de Terapia Cognitiva da Infância e da Adolescência - Concriad 2017.
Rio de Janeiro | 9, 10 e 11 de novembro de 2017

Presença no Fórum Plano Nacional da Juventude do Instituto Português do Desporto e Juventude

Representada pela Dra. Cátia Branquinho, a Equipa Aventura Social e os Dream Teens estiveram presentes no Fórum Plano Nacional da Juventude do Instituto Português do Desporto e Juventude.
Moscavide, Lisboa | 28 de outubro de 2017

Presença no IV Congreso Cubano de Salud Integral en la Adolescencia e no VI Seminario de Adolescencia y Juventud de Iberoamérica, Italia y El Caribe

Representada pela Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, a Equipa Aventura Social Social esteve presente no IV Congreso Cubano de Salud Integral en la Adolescencia e no VI Seminario de Adolescencia y Juventud de Iberoamérica, Italia y El Caribe. 
Reconhecido o seu contributo para Sección de Adolescencia de la Sociedad Cubana de Pediatría, foi-lhe atribuído o título de "Miembro de Honor". Parabéns Professora Margarida Gaspar de Matos!
Cienfuegos, Cuba | 23 a 27 de outubro de 2017

Presença no 2º Encontro Científico "Sono: uma Abordagem Multidisciplinar"

Representada pela Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos e pela Prof. Dra. Tânia Gaspar, a Equipa Aventura Social esteve presente no 2º Encontro Científico "Sono: uma Abordagem Multidisciplinar", organizado pela Associação Portuguesa das Ciências da Saúde e do Comportamento.
Universidade Católica Portuguesa, Lisboa | 20 de outubro de 2017

Conferência "A voz dos jovens na promoção da Saúde e Qualidade de Vida"

A conferência “A voz dos jovens na promoção da Saúde e Qualidade de Vida”, realizada no dia 1 de julho de 2017 na Faculdade de Motricidade, é notícia na newsletter de outubro da ACREDITAR. A não perder! 

(Clique na imagem para aceder à newsletter)

Presença no XII Encontro de Enfermagem do CHL "Sentir, Perceber, Intervir"

Representada pela Prof. Dra. Teresa Santos, a Equipa Aventura Social esteve presente no XII Encontro de Enfermagem do CHL "Sentir, Perceber, Intervir", organizado pelo Centro Hospitalar de Leiria. 
Leiria, 11-13 Outubro de 2017

Presença na Cerimónia de Entrega de Selos "Escolas SaudávelMente"

Representada pela Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, júri das "Escolas SaudávelMente", a Equipa Aventura Social esteve presente na Cerimónia de Entrega dos Selos "Escolas SaudávelMente" organizada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Parabéns às 99 escolas SaudávelMente!
Lisboa, 4 de outubro de 2017

Presença nas VII Jornadas "Percursos em Liberdade"

Representada pela Prof. Dra. Marta Reis, a Equipa Aventura Social esteve presente nas VII Jornadas "Percursos em Liberdade: Princípio da Felicidade", organizada pela Associação O Companheiro, IPSS.
Lagoa, 4 de outubro de 2017

Fotografias: Município da Lagoa

Presença no Seminário "Um novo olhar sobre a Intervenção Psicossocial: Os Jovens no Desporto"

Representada pela Dra. Cátia Branquinho, a Equipa Aventura Social esteve presente no Seminário  "Um novo olhar sobre a Intervenção Psicossocial: Os Jovens no Desporto" do Projeto Equipa-te da Associação de Promoção de Públicos Jovens em Risco. 

Ponta Delgada, Açores | 29 de setembro de 2017

Presença no Congresso "Novel Approaches to Optimize Dietary Intake in Older Adults"

Representada pela Prof. Dra. Teresa Santos, a Equipa Aventura Social esteve presente no 39th ESPEN Congress on Clinical Nutrition & Metabolism
Haia, NL | 9-12 de Setembro de 2017

Ebook "Pensar a Psicologia" da OPP

No Primeiro ebook da Ordem dos Psicólogos Portugueses - 
"Pensar a Psicologia", a Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos apresenta uma reflexão sobre os desafios da Psicologia para a promoção e prevenção no século XXI. 

(Clique na imagem para aceder à versão completa do Ebook)

2º Encontro Científico da APCSC

O 2º Encontro Científico da Associação Portuguesa das Ciências do Comportamentos é já no próximo dia 20 de outubro. Com a presença confirmada da Professora Margarida Gaspar de Matos e Professora Teresa Paiva, este encontro ainda está a aceitar a submissão de resumos para comunicações em painel. A não perder!

(Clique na imagem para consultar o programa do evento)

Livro Comportamentos de Risco e Saúde em Jovens

Com os capítulos "Comportamentos de risco e proteção da saúde na doença crónica: conhecimentos e intervenções" e "O sedentarismo dos jovens num ambiente cada vez mais obsegénico", a equipa Aventura Social marca presença no mais recente livro do Prof. Nuno González e Prof. Márcia Machado - "Comportamentos de Risco e Saúde em Jovens: Discutindo Saberes e Intervenções".

Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos numa entrevista à VER.PT

Numa grande e excelente entrevista à VER.PT, a Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, apresenta o percurso do Projeto Aventura Social e os seus mais recentes projetos, comenta o estado da ciência em Portugal, e ainda os comportamentos de saúde dos jovens portugueses, defendendo que para estes, "são necessárias competências e motivação para a participação social (versus isolamento) e oportunidades (por parte dos sistemas)". A não perder!

(Clique na imagem para aceder à entrevista completa)

A Pós-Graduação "Diversidade e Desenvolvimento" é notícia no European Web Site on Integration

Com o título "Portugal: Postgraduate training in diversity for mediators", a Pós-graduação em Diversidade e Desenvolvimento em curso na Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa, é já considerada uma boa prática na área da integração da população migrante, e alvo de destaque no European Web Site on Integration.

(Clique na imagem para ler a notícia completa)

Surf Salva Camp na SIC

Numa reportagem da SIC, o projeto Surf Salva Camp tem destaque. Dirigido para as crianças e jovens em risco, e avaliado pela equipa Aventura Social, é já considerado um dos 5 projetos de terapia pela surf com maior sucesso. Não perca esta excelente reportagem, na qual os criadores do projeto e a Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos falam sobre as potencialidades do mesmo.

Imagem: Surf Salva Camp

Pela "voz" do Dr. Fernando Leal da Costa, os Dream Teens chegam à revista Frontline

"Sonhadores" é o título da nova notícia sobre Dream Teens! Pela "voz" do ilustre Dr. Fernando Leal da Costa, os Dream Teens chegam à revista Frontline.

(Clique na imagem para aceder à notícia completa)

Imagem: Frontline

Entrevista à Revista Psicologia na Atualidade

Numa entrevista de 60 minutos à Revista Psicologia na Atualidade, a Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos fala-nos sobre si, o Projeto Aventura Social, da investigação em Portugal, da educação, e do futuro da Psicologia. Não perca a entrevista completa e todos os artigos do nº 37 da Revista (http://www.psicologianaactualidade.com/).

(Clique na imagem para aceder à entrevista)

Entrevista ao Jornal Público

 

Numa grande entrevista à Professora Margarida Gaspar de Matos, destacam-se sobre os 30 anos Projeto Aventura Social, a rede Dream Teens, e os comentários aos comportamentos de saúde dos jovens portugueses. A não perder!

(Clique na imagem para ler a entrevista completa)

Presença no 15th European Congress of Psychology

Representada pela Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos e pela Prof. Dra. Tânia Gaspar, a Equipa Aventura Social está presente no 15th European Congress of Psychology.
Amesterdão | 11 - 14 de julho de 2017

Agradecimento à Dra. Helena Anjos

Em nome da Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos e da Equipa Aventura Social, agradecemos à Dra. Helena Anjos e à sua convidada, Dra. Ana Fadista, o excelente workshop "Coaching Psicológico". Foi uma grande honra receber o saber de uma das experientes e reconhecidas Coach em Portugal. 
Faculdade de Motricidade Humana, 8 de julho de 2017

Entrevista Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos ao Jornal Público

Numa excelente entrevista ao Jornal Público, a Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos comenta temas controversos, como o gostar da escola, a flexibilização dos currículos ou ainda sobre o referencial de educação para a sáude. A não perder!

(Clique na imagem para acederà entrevista)

Fotografia: Daniel Rocha - Jornal Público

Sessão Comemorativa 30 Anos Projeto Aventura Social - Resumo e Fotoreportagem

Sessão Comemorativa 30 Anos Projeto Aventura Social - 1 de julho de 2017

A Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos e a Equipa Aventura Social, agradecem a presença da Prof. Dra. Filomena Carnide (FMH/ULisboa), Dr. Leal da Costa (Instituto Português de Oncologia de Lisboa), Dr. João de Bragança (ACREDITAR) e Dra. Ana Monteiro (ACREDITAR) na Sessão Comemorativa dos 30 Anos da Equipa Aventura Social, dedicada à "voz" dos jovens na promoção da saúde e qualidade de vida.
Um obrigada a todos, e um especial agradecimento a todos aqueles que estiveram presentes.

 

Parabéns aos nossos Dream Teens de nos enchem de orgulho! E parabéns ao Dreaming with Survivors.

Faculdade de Motricidade Humana | 1 de julho de 2017 de 2017

Sessão Comemorativa 30 Anos Projeto Aventura Social - 30 de junho de 2017

A Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos e a Equipa Aventura Social, agradecem a presença da Prof. Dra. Fátima Baptista (FMH/ULisboa), Dr. Pedro Calado (Alto Comissariado para as Migrações), Dr. Miguel Barros (Gabinete do Ministro Adjunto do Governo da República Portuguesa), Prof. Dr. Américo Baptista (Universidade Lusófona) na Sessão Comemorativa dos 30 Anos da Equipa Aventura Social. 
Um obrigada a todos, e um especial agradecimento ao Professor Doutor Alves Diniz, Prof. Dra. Filomena Carnide e a todos aqueles que ao longo destes 30 anos nos têm acompanhado nesta aventura.

 

Em nome da Equipa, damos os PARABÉNS à Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos por 30 anos de sucesso!
É um grande prazer e motivo de orgulho fazer parte do Aventura Social.

Faculdade de Motricidade Humana | 30 de junho de 2017

 

Sessão Comemorativa 30 Anos Projeto Aventura Social

Agradecimento ao Dr. Márcio Pereira

Em nome da Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos e da Equipa Aventura Social, agradecemos ao Dr. Márcio Pereira, o fabuloso Workshop "Emergência Psicológica". Foi uma honra e prazer poder contar com o saber e experiência de um grandes impulsionadores de intervenção em crise do nosso país.
Faculdade de Motricidade Humana, 24 de junho de 2017

Questionário Envolvimento Cívico

 

No âmbito do projeto Dream Teens, um projeto da Equipa Aventura Social, os nossos jovens Dream Teens estão a desenvolver um estudo do envolvimento cívico dos jovens portugueses.
Se tem entre 15 e 24 anos, pedimos a sua colaboração no preenchimento deste questionário até ao próximo dia 30 de julho de 2017. Caso não se encontre neste grupo de idades, agradecemos a partilha pelos seus contactos!

Muito obrigada pela sua colaboração!

(Clique na imagem para aceder ao link)

Imagem: https://commongood-forum.tumblr.com/

Presença na HBSC Spring Meeting 2017 em Bergen

Representada pela Prof. Dra. Tânia Gaspar e pela Prof. Dra. Teresa Santos, a Equipa Aventura Social esteve presente na Spring Meeting HBSC 2017 em Bergen, Noruega.

Presença na GCU London

Representada pela Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, a Equipa Aventura Social esteve no GCU London a desenvolver o modelo SALUD.
Londres | 14 a 16 de junho de 2017

Presença no Second EU-Compass for Action on Metal Health and Well-being

Representada pela Prof. Dra. Diana Frasquilho, a Equipa Aventura Social esteve presente no Second EU-Compass for Action on Mental Health and Well-being.
Novotel Kirchberg Hotel Luxembourg | 8 de junho de 2017

Agradecimento Prof. Dra. Ana Reis e Dra. Andreia Magalhães

Em nome da Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos e da Equipa Aventura Social, agradecemos à Prof. Dra. Ana Catarina Reis e à Dra. Andreia Magalhães o fantástico Workshop Primeiros Socorros Psicológicos. Foi um prazer contar com todo o vosso saber, experiência de trabalho e boa disposição! 
Faculdade de Motricidade Humana, 3 de junho de 2017

Agradecimento à Professora Dra Margarida G. Matos

Em nome da Equipa Aventura Social, agradecemos à Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, a sua presença no I Ciclo de Supervisão Avançada em Psicoterapias.
Foi um enorme previlégio e prazer contar com a participação e sabedoria da nossa mentora.
Faculdade de Motricidade Humana | 31 de maio de 2017 | 13h - 14h

Agradecimento à Dra. Thaysa Molina

Em nome da Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos e da Equipa Aventura Social, agradecemos à Dra. Thaysa Molina, a sua presença no I Ciclo de Supervisão Avançada em Psicoterapias.
Foi uma honra contar com o saber e prática transatlântica. 
Faculdade de Motricidade Humana | 31 de maio de 2017 | 12h - 13h

Entrevista ao site VER.PT

Ainda sobre a obesidade dos jovens, em entrevista ao site VER.PT, a Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos alerta: "É preciso criar e manter hábitos suaves, agradáveis e culturalmente relevantes, serenamente consolidados desde muito cedo. Hábitos que tornem tanto a alimentação como a actividade física fontes de saúde física, mas também fontes de prazer e de convívio, e de bem-estar pessoal e social." A não perder!

(Clique na imagem para aceder à entrevista completa!)

Presença no VIII Congresso do Psicologia do ISMAT

Representada pela Dra. Cátia Branquinho e as Dream Teens Teresa Carreira e Sara Fialho, a Equipa Aventura Social esteve presente no VIII Congresso de Psicologia do ISMAT, com uma comunicação intitulada "A perspetiva dos jovens: 
30 anos de investigação em políticas para jovens".
A importância da "voz" dos jovens tem vindo a ganhar destaque, e desta vez os Dream Teens (http://dreamteensaventurasocial.blogs.sapo.pt/) congratulam-se pela adoção do seu modelo pelo Ministério da Educação que adoptou a prática de "dar voz" aos jovens.
Museu Municipal de Portimão | 27 de maio de 2017

Presença no 8º Congresso Nac. Medicina Adolescente

Com uma comunicação intitulada "Violência Interpares" e representada pela Prof. Dra. Marta Reis, a Equipa Aventura Social esteve presente no 8º Congresso Nacional de Medicina do Adolescente.
Leiria - Teatro José Lúcio Da Silva - 17, 18 e 19 de maio de 2017

Professora Dra. Margarida Gaspar de Matos na TVI

Numa entrevista à TVI, a Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos comenta a notícia do dia "Obesidade entre adolescentes já começa a preocupar em Portugal". Conheça os dados e a explicação da coordenadora nacional do estudo HBSC - Health Behaviour in School-aged Children.

(Clique na imagem para assistir à entrevista completa)

Imagem: http://alimentesecomsabedoria.blogspot.pt/2012/10/excesso-de-peso-atinge-quase-12-milhoes.html

Acompanhe ainda as outras notícias nos media:

https://www.rtp.pt/noticias/pais/portugal-e-dos-paises-europeus-com-mais-adolescentes-obesos_v1002152

https://www.rtp.pt/noticias/pais/especialistas-alertam-para-os-riscos-da-obesidade_v1002219

http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2017-05-17-Portugal-entre-os-5-paises-europeus-com-mais-adolescentes-obesos

https://www.rtp.pt/noticias/pais/obesidade-entre-os-jovens-acentua-se-no-sul-da-europa_n1002140

https://www.rtp.pt/noticias/saude/obesidade-continua-a-afetar-jovens-portugueses_a1002121#

http://www.tsf.pt/sociedade/interior/esforco-de-comer-bem-deve-estar-centrado-nas-familias-8482158.html

http://rr.sapo.pt/noticia/83802/portugal_e_dos_paises_com_mais_jovens_obesos?utm_source=rss

http://rr.sapo.pt/noticia/83841/portugal_esta_sentado_no_top_5_da_obesidade_infantil_como_sair_daqui?utm_source=rss

https://ionline.sapo.pt/artigo/563571/portugal-esta-entre-os-cinco-paises-com-mais-criancas-obesas-na-europa?seccao=Portugal_i

https://ionline.sapo.pt/artigo/563562/gomas-e-pizzas-a-porta-da-escola-mais-que-proibir-falta-prevencao-?seccao=Portugal_i

http://observador.pt/2017/05/17/portugal-e-o-quinto-pais-com-mais-criancas-obesas-na-europa/

https://sol.sapo.pt/artigo/563570/portugal-esta-entre-os-cinco-paises-com-mais-criancas-obesas-na-europa

https://www.publico.pt/2017/05/17/sociedade/noticia/adolescentes-portugueses-estao-entre-os-cinco-mais-obesos-da-europa-1772385

https://www.publico.pt/2017/05/17/sociedade/noticia/raparigas-portuguesas-sao-das-que-praticam-menos-desporto-na-europa-1772381

https://www.publico.pt/2017/05/17/sociedade/noticia/bastam-duas-semanas-de-inactividade-fisica-para-reduzir-massa-muscular-1772365

https://www.publico.pt/2017/05/17/sociedade/noticia/doentes-preocupados-com-atrasos-nas-consultas-e-cirurgias-de-obesidade-1772400

http://www.dn.pt/sociedade/interior/abandono-da-dieta-mediterranica-atirou-portugal-para-o-top-5-da-obesidade-infantil-8481192.html

http://www.dn.pt/sociedade/interior/oms-apela-a-tributacao-de-bebidas-acucaradas-para-reduzir-obesidade-5435705.html

http://www.dn.pt/sociedade/interior/pediatras-dizem-que-o-tablet-deve-ficar-fora-da-mesa-das-refeicoes-para-evitar-obesidade-5556179.htm

http://www.jn.pt/nacional/interior/mais-de-metade-dos-portugueses-sofrem-de-obesidade-5727680.html

http://observador.pt/2017/05/17/portugal-e-o-quinto-pais-com-mais-criancas-obesas-na-europa/

http://www.delas.pt/obesidade-raparigas-portuguesas-sao-as-mais-inativas-da-europa/

http://expresso.sapo.pt/sociedade/2017-05-17-Adolescentes-portugueses-sao-dos-mais-obesos-da-Europa

Dream Teens e Find Your Own Style - Plataforma OPP

Caros Colegas e Amigos,
É com um grande orgulho que partilhamos convosco o reconhecimento da qualidade do nosso trabalho nos projetos "Dream Teens" e "Find Your Own Style" pela Ordem dos Psicológos Portugueses (OPP). 
A partir de agora, para saber mais sobre o "Dream Teens" e "Find Your Own Style", basta aceder à plataforma de recursos da OPP.
http://recursos.ordemdospsicologos.pt/programas/programas/40
 - "Find Your Own Style"
http://recursos.ordemdospsicologos.pt/programas/programas/41
 - "Dream Teens"

Presença 3rd World Conference on Women's Studies

Com uma comunicação intitulada "Positive Youth Development, a tool to gender equity" e representada pela Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, a Equipa Aventura Social esteve presente no 3rd World Conference on Women's Studies 2017.
Colombo, Sri Lanka - 4 a 6 de maio de 2017

Novo Livro Aventura Social

O novo livro "Adolescents: compétence et appartenance, pour ne pas radicaliser", já se encontra disponível para venda através do link https://www.morebooks.de/…/adolescen…/isbn/978-3-8416-3732-1
Redigido pela Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos e em língua francesa, esta obra centra-se numa caracterização dos adolescentes e das suas vidas. 
A não perder!

Entrevista Diário de Notícias - Jogo Baleia Azul

O Jogo Baleia Azul continua a dar o que falar... desta vez numa entrevista ao Diário de Notícias, a Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos comenta: "Solidão ou gosto pelo risco: o que leva os jovens a jogar".

(Clique na imagem para aceder à entrevista completa!)

Imagem: http://www.sinesp.org.br/index.php/2107-contribuicao-para-os-profissionais-de-educacao-lidarem-com-o-jogo-baleia-azul

Reconhecimento Livro pela EFPA

Caros Colegas e Amigos,
É com muito orgulho na nossa equipa e nos nossos Dream Teens, que partilhamos convosco o reconhecimento do nosso trabalho no livro "Adolescentes: navegação segura por águas desconhecidas"| "Adolescents: in safe navigation through unknown water" pela EFPA - Board on Prevention and Intervention. 
"The Board has been developing a guideline document on prevention and promotion with children and young people... Much of the work in identifying these programmes has been based on contributions from the Social Adventure Team and are can be found in the book". (EFPA)

Entrevista ao Jornal Público - Jogo Baleia Azul

Numa entrevista ao Jornal Público, a Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos comenta o mais recente jogo que está a preocupar o país. Não perca a entrevista "Porque arriscam os jovens a sua vida no jogo Baleia Azul?".

(Clique na imagem para aceder à entrevista completa!)

Imagem: http://www.higgypop.com/blog/want-to-play-the-blue-whale-suicide-game/

Presença no 8º CIPCA - Universidade Lusíada Lisboa

Representada pela Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, Prof. Dra. Teresa Santos e Dra. Cátia Branquinho, a Equipa Aventura Social marcou presença no 8º Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente - Desafios da Sociedade Global: do nascimento ao 1º emprego.
Universidade Lusíada de Lisboa, dias 26 e 27 de abril de 2017

I Encontro Nacional ES'COOL

Em nome da Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos e da Equipa Aventura Social, damos os parabéns à Prof. Dra. Gina Tomé (Coordenadora do Projeto ES'COOL), Prof. Dra. Inês Camacho (Projeto ES'COOL), Dr. Paulo Gomes (Projeto ES'COOL), Dra. Daniela Cardoso (ACSS), Dra. Filomena Pereira (DGE), Prof. Dra. Filipa Coelhoso (ISCE), Prof. Paulo Alexandre Candeias (CFAE Castelo Branco) e aos Professores: Adérito Cruz, Maria da Graça Dias, Anabela Santos, Palmira Graça, Patrícia Albergaria e seus colegas, pelas suas fantásticas comunicações no I Encontro Nacional ES'COOL - Promoção da Saúde Mental em Contexto Escolar.

Equipa do Projeto ES'COOL, parabéns pelo sucesso deste trabalho!

Dra. Isabel Oliveira (ACSS) e Prof. Dra. Tânia Gaspar (Associação Aventura Social), um obrigado por todo o apoio e suporte, e Prof. Dra. Filomena Carnide e Faculdade de Motricidade, um obrigado pelo acolhimento e apoio.

Faculdade de Motricidade Humana | 22 de abril de 2017

Entrevista ao Jornal Público

Numa entrevista ao jornal Público, a Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos comenta a utilização da internet pelo público jovem, alertando para o facto de que não se deve confundir “o abuso do uso” com “dependência”. 

Clique na imagem para aceder à entrevista completa!

 

Fonte da imagem: https://www.publico.pt/2017/04/19/sociedade/noticia/adolescentes-portugueses-sentemse-mal-quando-nao-tem-internet-por-perto-1769240

Presença na Entrega do Prémio Programa Gilead Génese 2016

 

Representada pela Professora Doutora Marta Reis, a Equipa Aventura Social esteve presente na cerimónia de entrega do Prémio Programa Gilead Génese 2016.
Teatro Thalia, em Lisboa | 6 de abril de 2017

Pós-Graduação "Diversidade e Desenvolvimento"

 

Caros Colegas e Amigos,

Na sequência do lançamento do Curso de Pós-Graduação Diversidade e Desenvolvimento, abrimos agora candidaturas presenciais. Contamos consigo!

(Para mais informações ou inscrições clique na imagem!)

Formação "Diversidade e Desenvolvimento"

Representada pela Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, a equipa Aventura Social esteve presente na apresentação e assinatura do protocolo da nova formação pós-graduada "Diversidade e Desenvolvimento". Uma iniciativa da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa, em parceria com o Alto Comissariado para as Migrações (ACM) e Programa Escolhas, esta formação conta com a coordenação pedagógica e científica da Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos.
Faculdade de Motricidade Humana, 17 de março de 2017

A todos os alunos que hoje, dia 18 de março de 2017, iniciam o curso, desejamos um excelente trabalho!

Presença Jornadas de Psicologia Clínica e da Saúde

 

Representada pela Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, a equipa Aventura Social esteve presente nas Jornadas de Psicologia Clínica e da Saúde - "Contextos de Investigação e de Intervenção", numa comunicação intitulada "30 Anos do Aventura Social".
Universidade Lusófona de Lisboa | 3 de abril de 2017

Presença Jornadas de Psicologia Clínica e da Saúde

 

Representada pelo Dr. Paulo Gomes, a equipa Aventura Social esteve presente nas Jornadas de Psicologia Clínica e da Saúde - "Contextos de Investigação e de Intervenção", numa comunicação intitulada "Saúde dos Adolescentes Portugueses e o Savoring. O que nos diz a investigação sobre ambos".
Universidade Lusófona de Lisboa | 3 de abril de 2017

Presença no II Congresso Ibérico – ISPA

 

Representada pela Prof. Dra. Gina Tomé, Prof. Dra. Marta Reis, Dra. Cátia Branquinho e Prof. Dra. Inês Camacho, a Equipa Aventura Social esteve presente no II Congresso Ibérico de Psicologia Clínica e da Saúde.
ISPA | 25 de março de 2017

Presença no II Congresso Ibérico – ISPA

 

Representada pela Prof. Diana Frasquilho, a Equipa Aventura Social esteve presente no II Congresso Ibérico de Psicologia Clínica e da Saúde.
ISPA | 24 de março de 2017

Presença no II Congresso Ibérico – ISPA

 

Representada pela Prof. Dra. Teresa Santos, a Equipa Aventura Social esteve presente no II Congresso Ibérico de Psicologia Clínica e da Saúde.
ISPA | 23 de março de 2017

Presença no EFPA Board

 

Representada pela Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, a Equipa Aventura Social marcou presença na EFPA - Board of Prevention and Intervention Meeting.

 

Bruxelas | 15 e 17 de março de 2017

Livro "Dream Teens"

 

Aventura Social sublinha a relevância de "dar voz" aos jovens, encorajando e permitindo a sua participação ativa na sociedade. 
Já conhece o livro "Adolescentes: navegação segura por águas desconhecidas"?! Disponível em formato e-book na Wook (português, inglês e francês), estará brevemente disponível em papel numa livraria perto de si.
Links:

https://www.wook.pt/…/adolescentes-margarida-gaspa…/17044129 (português)

https://www.wook.pt/…/adolescents-margarida-gaspar…/17420984 (inglês)

https://www.wook.pt/…/adolescents-margarida-gaspar…/17424252 (francês)

Livro "Adolescents: compétence et appartenance"

 

Adolescents: compétence et appartenance, pour ne pas radicaliser" é o novo livro redigido pela Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos. Em língua francesa, esta obra centra-se numa caracterização dos adolescentes e das suas vidas. 
Ainda em fase de produção gráfica, desvendamos um trecho deste novo trabalho: "...Les adolescents sont plutôt des marins qui croisent des eaux inconnues parfois avec les jours de soleil, d’autres de brise ou de pluie...".

A não perder!

Professora Margarida G. Matos em entrevista ao DN

 

Numa entrevista ao Diário de Notícias, a Professora Doutora Margarida Gaspar, psicóloga e coordenadora da Equipa Aventura Social, comenta "Mães antes do tempo. Seis adolescentes dão à luz todos os dias em Portugal". A não perder!

(Clique na imagem para ler a notícia completa!)

Parabéns à Prof. Dra. Diana Frasquilho

 

É com grande orgulho que a Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos e a Equipa Aventura Social, felicitam a Prof. Dra. Diana Frasquilho pela brilhante defesa do seu trabalho de Doutoramento, realizada no passado dia 3 de março na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.
Parabéns de toda a Equipa Aventura Social!!! É uma honra trabalhar com uma colega e amiga tão dedicada, competente e determinada.

Agradecimento à Prof. Dra. Marina Carvalho

 

Em nome da Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos e da Equipa Aventura Social, agradecemos à Prof. Dra. Marina Carvalho, a sua presença na Faculdade de Motricidade Humana.
Foi uma honra contar com o saber e experiência de uma das grandes psicoterapeutas do nosso país. 
Faculdade de Motricidade Humana | 22 de fevereiro de 2017 | 13h00 - 15h00

Presença da Direção Regional do Sul OPP

 

Representada pela Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, a Equipa Aventura Social esteve presente na Cerimónia de apresentação da Delegação Regional do Sul da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Auditório da Biblioteca Municipal de Faro | 15 de fevereiro de 2017

Presença no Encontro do CRI Lisboa Ocidental

Representada pela Dra. Cátia Branquinho e pela Dream Teen Sara Fialho, a Equipa Aventura Social esteve presente no Encontro Reflexivo “Adição: Nova prioridade em Saúde Pública?" do Centro de Respostas Integradas (CRI) de Lisboa Ocidental.
Centro Cultural Olga Cadaval | 7 de fevereiro de 2017

Agradecimento ao Prof. Dr. Samuel Antunes

 

Em nome da Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos e da Equipa Aventura Social, agradecemos ao Prof. Dr. Samuel Antunes, a sua presença no nosso I Ciclo de Supervisão Avançada em Psicoterapias. Foi uma honra contar com a presença e saber, de um dos mais prestigiados psicoterapeutas impulsionadores da Terapia Centrada na Pessoa. São momentos como estes que nos recordam que estamos num constante processo de desenvolvimento.

"A vida, no que tem de melhor, é um processo que flui, que se altera e onde nada está fixado." (Carl Rogers)

Faculdade de Motricidade Humana | 25 de janeiro 2017 | 15h - 17h

Parabéns à Prof. Dra. Jaqueline Cruz

 

É com grande orgulho que a Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos e a Equipa Aventura Social, estiveram presentes na entrega da Carta Doutoral da Prof. Dra. Jaqueline Cruz! 
Parabéns por mais esta conquista!
Faculdade de Motricidade Humana, 23 de janeiro de 2017

Estudo Be Positive na RTP

 

Numa excelente entrevista da RTP (minuto 32:06), a Prof. Dra. Teresa Santos apresenta alguns dos resultados do estudo BePositive da Equipa Aventura Social. Para mais detalhes do estudo, aceda ao link http://aventurasocial.com/arquivo/1482272541__Report%20PYD-BePositive_19.12.2016.pdf

(Clique na imagem para assitir ao vídeo completo)

Estudo Be Positive na TVI

 

Numa entrevista à Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, o Estudo Be Positive foi notícia no Jornal das 8 da TVI. Não perca os resultados deste novo estudo da Equipa Aventura Social.

(Clique na imagem para assistir ao vídeo completo!)

Lançamento do Estudo BePositive – PYD

 

Em nome da Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos e da Equipa Aventura Social, damos os parabéns à Prof. Dra. Emmanuelle Godeau, Prof. Dra Teresa Santos (estudo BePositive), Prof. Dra. Marta Reis (estudo HBSC JUnP), Prof. Dra. Gina Tomé (projeto ES'COOL) e aos Dream Teens: Cristiana Beltrão, Marta Martins, Nélson Rebelo, Sara Fialho e Teresa Carreira, pelas suas fantásticas comunicações no Lançamento do Estudo BePositive. 
Faculdade de Motricidade Humana | 19 de dezembro de 2016

Presença na Entrega do Prémio FNAS 2016

 

Representada pela Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, a Equipa Aventura Social esteve presente na cerimónia de entrega do Prémio FNAS 2016. 
Auditório dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa | 12 de dezembro de 2016.

Projeto Dreaming with Survivors

 

O Dreaming with Survivors pretende criar uma rede de sobreviventes de cancro infantil, promotora da discussão das principais necessidades de mudança na oncologia pediátrica e na sobrevivência à doença.
O arranque do projecto aconteceu já nos dias 9, 10 e 11 de Dezembro, no Porto, onde um grupo de 40 jovens, com idades compreendidas entre os 14 e os 27 anos, partilharam experiências e discutiram id...eias. Do encontro resultaram 4 preocupações fundamentais: Passaporte do Doente Oncológico; Seguros de vida e saúde; Cuidar dos cuidadores; Sensibilização da sociedade.
Estes temas estão a ser trabalhados e aprofundados pelos jovens em conjunto com uma equipa de tutores constituída por profissionais com experiência na oncologia pediátrica. O projecto culminará com um 2º Encontro Nacional do grupo de sobreviventes que se prevê que ocorra no dia 1 de Julho, na Faculdade de Motricidade Humana, em Lisboa, onde as propostas de mudança criadas pelos jovens serão apresentadas a pessoas e entidades com influência em áreas como a Saúde e a Educação.

 

Apresentação do Projeto "Dreaming with Survivors"

 

Representada pela Dra. Cátia Branquinho e pelas Dream Teens Carolina Gonçalves, Cristiana Beltrão, Marta Martins e Teresa Carreira, a Equipa Aventura Social esteve presente no lançamento do Projeto Dreaming with Survivors. Um projeto de e para sobreviventes de cancro infantil da ACREDITAR, inspirado no projeto Dream Teens. 
ANJE, Porto | 9-11 de dezembro de 2016

Professora Dra. Margarida Matos na Rádio Miúdos

 

Numa fantástica entrevista à Rádio Miúdos, a Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos desmistifica o tema da "Igualdade de Género" para os mais novos. Aqui não se fala em desigualdade de género, mas sim em desigualdade de oportunidades. 

A não perder!

(Clique na imagem para ouvir a entrevista completa)

Fonte da Imagem http://www.bandt.com.au/marketing/marketing-gender-equality

Agradecimento à Prof. Dra. Teresa Santos

 

Em nome da Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos e da Equipa Aventura Social, agradecemos à Prof. Dra. Teresa Santos, a sua presença no I Ciclo de Supervisão Avançada em Psicoterapias.
Foi um prazer contar com o saber e experiência de uma excelente terapeuta e colega de equipa.
Faculdade de Motricidade Humana | 14 de dezembro de 2016 | 12h - 14h

Presença na EiP Excellence in Pediatrics

 

Representada pela Prof. Dra. Teresa Santos e Dra. Diana Frasquilho, a Equipa Aventura Social esteve presente na conferência EiP Excellence in Pediatrics.
Londres | 8-10 de dezembro de 2016

Presença no VII Congresso Internacional de Corrida

 

Representada pela Prof. Dra. Teresa Santos, a Equipa Aventura Social apresentou a comunicação "Corrida e Saúde Psicológica" no VII Congresso Internacional de Corrida - 2016. 
Centro de Medicina de Lisboa | 3 de dezembro de 2016

Presença no Gulbenkian Forum on Mental Health

 

Representada pela Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos e pela Dra. Diana Frasquilho, a Equipa Aventura Social esteve presente no "Gulbenkian Forum on Mental Health".
Fundação Calouste Gulbenkian | 25 de novembro de 2016

O Impacto Crise na Família e na Saúde Mental

 

Numa excelente entrevista ao Jornal Público, a Dra. Diana Frasquilho comenta os resultados do estudo "Impacto da Recessão Económica na Estrutura Familiar e na Saúde Mental".

(clique na imagem para ler a entrevista completa!)

Agradecimento à Prof. Dra. Carmem B. Neufeld

 

Em nome da Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos e da Equipa Aventura Social, agradecemos à Prof. Dra. Carmem Beatriz Neufeld, a sua presença na Faculdade de Motricidade Humana.
Foi uma honra contar com a presença e sabedoria de uma das mais reconhecidas psicoterapeutas brasileiras.
Faculdade de Motricidade Humana | 23 de novembro de 2016 | 13h30 - 15h

Agradecimento ao Doutor Manuel Guerreiro

 

Em nome da Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos e da Equipa Aventura Social, agradecemos ao Doutor Manuel Guerreiro, a sua presença na Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa. Foi um enorme prazer contar com a presença e sabedoria de um médicos psiquiatras mais prestigiados do nosso país.

Faculdade de Motricidade Humana | 23 de novembro de 2016 | 12h - 13h30

Agradecimento às Conferencistas

 

Em nome da Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos e da Equipa Aventura Social, agradecemos à Doutora Dibia Pacoricona, à Prof. Dra. Angela Donato, à Prof. Dra. Eliane Falcone e à Prof. Dra. Teresa Santos, a sua presença na Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa. Foi um prazer poder contar com a presença e sabedoria de tão ilustres profissionais.
Faculdade de Motricidade Humana | 21 de novembro de 2016 | 17h - 19h30h

Lançamento do Estudo BePositive

 

A Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos e o Projeto Aventura Social, têm a honra de divulgar e convidá-lo/a a estar presente no Lançamento do estudo BePositive.
Salão Nobre da Faculdade de Motricidade Humana

19 de dezembro de 2016 | 18h-20h

Apresentação Livro "Competências Socioemocionais"

 

O livro "Avaliação e Promoção das Competências Socioemocionais em Portugal" foi oficialmente lançado em Lisboa! 
Apresentado pela Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos na Livraria Bulhosa de Entrecampos, promete ser um manual indispensável a todos os técnicos.
Livraria Bulhosa de Entrecampos | 12 de novembro de 2016

Donald Trump - Como explicar aos mais novos – SIC

 

Numa entrevista à SIC Notícias, a Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, ajuda-nos a explicar aos mais novos a vitória do polémico Presidente dos Estados Unidos - Donald Trump. 
SIC Notícias | 11 de novembro de 2016

(Clique na imagem para assistir à entrevista completa)

Donald Trump explicado às crianças – Público

Ela "voz" da Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos e numa entrevista ao Jornal Público, divulgamos a notícia "Um manual para explicar Donald Trump às crianças". Uma leitura a não perder!

(Clique na imagem para ler a entrevista na íntegra)

Presença na Conferência CPCJ Funchal

 

Representada pela Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, e numa comunicação intitulada "Desafios de Prevenção na Proteção de Crianças e Jovens", a Equipa Aventura Social esteve presente nas Conferências "Prevenir, Proteger e Crescer em Contexto Familiar" - CPCJ Funchal. 
Teatro Municipal Baltazar Dias, Funchal | 10 de novembro de 2016

Projeto Dreaming with Survivors

 

Inspirado no Projeto Dream Teens da Equipa Aventura Social e sob a supervisão científica da nossa Equipa, a ACREDITAR apresenta o seu mais recente projeto "Dreaming with Survivors".
"Sobreviver a um cancro infantil: a ambição e a persistência podem mesmo fazer, deste, um mundo melhor!
Projecto Dreaming With Survivors. - ACREDITAR"

Presença na Reunião Internacional HBSC

 

Representada pela Prof. Dra. Teresa Santos e Dra. Cátia Branquinho, a Equipa Aventura Social esteve presente na Reunião Internacional do Estudo HBSC - Health Behaviour in School-aged Children.

Autumn Meeting 2016

Luxemburgo | 2 - 4 de novembro de 2016

Presença na EFPA Meeting

 

Apresentada pela Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, a Equipa Aventura Social marcou presença na EFPA - Board of Prevention and Intervention Meeting.

Berlim | 30 de outubro de 2016.

Agradecimento à Prof. Dra. Teresa Leite

 

Em nome da Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos e da Equipa Aventura Social, agradecemos à Prof. Dra. Teresa Leite, a sua presença na Faculdade de Motricidade Humana.
Foi uma honra contar com a presença e sabedoria de uma das pioneiras e mais prestigiadas Musicoterapeutas no nosso I Ciclo de Supervisão Avançada em Psicoterapias.
Faculdade de Motricidade Humana | 19 de outubro de 2016 | 12h - 14h

II Encontro da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Tavira

Representada pela Prof. Dra. Marta Reis, com uma comunicação intitulada "Os Adolescentes Portugueses, a sua vida e a sua saúde", a Equipa Aventura Social esteve presente no III Encontro da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Tavira.
Clube de Tavira | 14 de outubro de 2016

Presença no 1º Encontro da APCSC

 

Representada pela Prof. Dra. Tânia Gaspar, Secretária do Conselho de Administração da Associação Portuguesa das Ciências da Saúde e do Comportamento e membro da Aventura Social, a nossa equipa marcou presença no 1º Encontro Científico da APCSC.
Escola Superior de Tecnologias de Saúde de Lisboa |14 de
outubro de 2016

Presença na UMR 1027, Toulouse, França

 

Representada pela Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, a Equipa Aventura Social esteve presente na UMR 1027 - Epidémiologie et analyses en santé publique: risques, maladies chroniques et handicaps, numa reunião científica intitulada "Dream teens: un réseau national d'adolescents socialement participatifs et engagés, pour faire la différence".
Toulouse, França | 12 de outubro de 2016

Presença na Formação do Projeto Bonsai da AEFML

 

Representada pela Dra. Cátia Branquinho, a Equipa Aventura Social realizou a formação "A Saúde dos Adolescentes Portugueses" na I Edição do Projeto Bonsai da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
Hospital de Santa Maria, Lisboa | 1 de outubro de 2016

Presença no 3º Congresso da OPP

 

A Equipa Aventura Social esteve presente no 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Porto | 29 de setembro a 1 de outubro de 2016

Presença no 3º Congresso da OPP

 

A Equipa Aventura Social esteve presente no 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Porto | 29 de setembro a 1 de outubro de 2016

 

Prof. Dra. Gina Tomé, Prof. Dra. Marta Reis, Prof. Dra. Lúcia Canha,

Dr. Paulo Gomes e Dra. Cátia Branquinho

30 de setembro de 2016

Presença no 3º Congresso da OPP

 

A Equipa Aventura Social esteve presente no 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Porto | 29 de setembro a 1 de outubro de 2016

 

Prof. Dra. Tânia Gaspar, Prof. Dra. Inês Camacho, Prof. Dra. Teresa Santos, Dra. Diana Frasquilho e Dra. Susane Löhr

29 de setembro de 2016

Presença no V Encontro +Contigo

 

Representada pela Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, numa comunicação centrada no tema da adolescência, a Equipa Aventura Social esteve presente no V Encontro +Contigo.
Coimbra | 28 de setembro de 2016

Encontro Saúde Juvenil - IPDJ / APF

 

Representada pela Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, Prof. Dr.ª Marta Reis e pela Dream Teen Carolina Diogo, a Equipa Aventura Social esteve presente no Encontro sobre Saúde Juvenil promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e a APF.
IPDJ Parque das Nações | 27 de setembro de 2016

Presença na XV Biennal Conference EARA 2016

 

Representada pela Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, a equipa Aventura Social esteve presente no XV Biennial Conference da European Association for Research on Adolescence (EARA).
La Barrosa, Cádiz |16 - 19 setembro de 2016

Parabéns à Prof. Dra. Jaqueline Cruz

 

É com grande orgulho que a Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos e a Equipa Aventura Social, felicitam a Prof. Dra. Jaqueline Cruz pela brilhante defesa do seu trabalho de Doutoramento, realizada no passado dia 15 de setembro na Faculdade de Motricidade Humanana da Universidade de Lisboa. 
Parabéns de toda a Equipa Aventura Social!!! É uma honra trabalhar com uma colega e amiga tão dedicada, competente e resiliente.

Agradecimento ao Prof. Dr. Luiz Gamito

 

Prof. Dr. Luiz Gamito, a sua presença na Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa. Foi um enorme prazer conhecer a história da saúde mental em Portugal, pela “voz” e saber de um dos mais prestigiados médicos psiquiatras e psicoterapeutas do nosso país.

Faculdade de Motricidade Humana | 13 de julho 2016 | 12h - 14h

Parabéns à Prof. Dra. Tânia Gaspar

 

É com um enorme orgulho que a Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos e a Equipa Aventura Social, felicitam a Prof. Dra. Tânia Gaspar pela sua fantástica prestação na sua prova de agregação, realizada nos dias 11 e 12 de julho de na Universidade do Algarve, Campus Gambelas, Faro.
Parabéns de toda a equipa do Projeto Aventura Social!!! É uma honra trabalhar com uma colega e amiga tão profissional, dedicada e determinada.

Parabéns à Prof. Dra. Teresa Santos

 

É com grande orgulho que a Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos e a Equipa Aventura Social, felicitam a Prof. Dra. Teresa Santos pela brilhante defesa do seu trabalho de Doutoramento, realizada no passado dia 8 de julho no Instituto Superior de Psicologia Aplicada. 
Parabéns de toda a Equipa Aventura Social!!! É uma honra trabalhar com uma colega e amiga tão empenhada, responsável, e competente.

Call Nacional Dream Teens

Queres "apanhar" a oportunidade de participar num projeto que promove “a voz” e a participação social dos jovens? Se tens entre 11 e 18 anos, inscreve-te no Dream Teens!

(Clica na imagem e torna-te um Dreamer)

I Conferência Nacional Dream Teens nos Açores

 

A Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, a Equipa Aventura Social e a Dream Teen Daniela Guilherme, agradecem a presença do Prof. Dr. Álamo Meneses, da Prof. Dra. Pilar Medeiros, Prof. Dr. Avelino de Freitas Meneses, Dra. Emiliana Gaspar, Dra. Beatriz Pereira, Dr. André Leonardo, Dr. Rogério Sousa, Dra. Pilar Melo, Dra. Beatriz Maia, Dr. Fernando Moura, Professor Paulo Costa e aos jovens Sofia Ferreira, Maria Guadalupe Mendonça, Hernâni Martins, Manuel Ornelas e Tiago Cascalho, na I Conferência Nacional Dream Teens: A "voz" dos Jovens nos Açores. 

Foi uma grande satisfação perceber que a "voz" dos jovens é uma prioridade na Ilha!

Um especial agradecimento a todos os apoios recebidos: Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Junta de Freguesia de Angra-Santa Luzia, União das Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, Galp, Queijo Vaquinha, E.L.P.T., FJ Correia, Lda., D. Costa, Flor Azoris, Estôa Shirt, e RTP Açores, pela reportagem televisiva.

Parabéns à Dreamer Daniela Guilherme, pelo grande empenho e excelente organização do evento.

Artigo Expresso - Falhar melhor

 

No artigo "Falhar melhor" do Jornal Expresso, o psicólogo Paulo Gomes, investigador da Equipa Aventura Social e formador do curso "Educar para as Novas Tecnologias" - SABE Online, defende que "falhar é inevitável" e que "isso é geralmente uma coisa boa".

Para mais informações sobre o curso SABE online: http://www.sabe-online.com/products/educar-para-as-novas-tecnologias

Artigo Expresso - O 1º telemóvel dos seus filhos

 

O Dr. Paulo Gomes da Equipa Aventura Social e formador do curso "Educar para as Novas Tecnologias" - SABE Online, fala sobre as questões relacionadas com o primeiro telemóvel dos mais novos. Qual a idade certa? Quais precauções a ter em atenção?

(Clicar na imagem para leitura completa do artigo)

Para mais informações sobre o curso SABE online: http://www.sabe-online.com/products/educar-para-as-novas-tecnologias

Artigo Expresso - Os pais e a internet

 

Num excelente artigo publicado no Jornal Expresso, o Dr. Paulo Gomes da Equipa Aventura Social e formador do curso "Educar para as Novas Tecnologias" - SABE Online, dá o ABC do comportamento parental face à utilização da internet pelos mais novos.

(Clique na imagem para leitura completa do artigo)

Para mais informações sobre o curso SABE Online: http://www.sabe-online.com/products/educar-para-as-novas-tecnologias

Recepção EMCDDA – Lisboa

 

Representada pela Prof. Dra. Marta Reis e pela Dra. Cátia Branquinho, a Equipa Aventura Social esteve presente na recepção do EMCCDA, organizado por ocasião do Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas. 27 de junho | Cais do Sodré, Lisboa

Conferência Saúde Juvenil - CNJ | Évora

 

Representada pela Dra. Cátia Branquinho e pela Dream Teen Cristiana Beltrão, a Equipa Aventura Social esteve presente no dia 25 de junho, no Congresso de Saúde Juvenil, organizado pelo Conselho Nacional da Juventude na cidade de Évora.

Agradecimento ao Prof. Dr. Américo Baptista

Em nome da Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos e da Equipa Aventura Social, agradecemos ao Prof. Dr. Américo Baptista, a sua presença na Faculdade de Motricidade Humana. Foi um privilégio contar com a participação e sabedoria de um dos mais prestigiados psicoterapeutas portugueses, no nosso I Ciclo de Supervisão Avançada em Psicoterapias. São dias como este que promovem a estabilidade dos nossos telómeros!


Faculdade de Motricidade Humana | 22 de junho 2016 | 12h - 14h

Parabéns ao GT da Terapia Cognitivo-Comportamental pelo destaque na ANPEPP!

 

A Equipa Aventura Social, representada pela Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, esteve presente no XVI Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico - ANPEPP - Pesquisa em Psicologia: dimensões éticas e produção científica. 
Parabéns a este fantástico GT da Terapia Cognitivo-Comportamental, com especial destaque na página da ANPEPP.
Maceió, Brasil | 7 a 10 de junho de 2016

Presença IX Simpósio de Investigação em Psicologia

 

Representada pela Dra. Cátia Branquinho, a Equipa Aventura Social esteve presente no IX Simpósio de Investigação em Psicologia, com a comunicação "Dream Teens: os jovens na promoção da saúde do seu grupo de pares".
Campus Gambelas, Faro | 2 de junho de 2016

Reunião de Outono HBSC 2015 - Lisboa, Portugal

 

A reunião de Outono HBSC 2015 é hoje notícia no ICC Bulletin da rede HBSC. 
Na charmosa cidade de Lisboa e envolta pelo inspiradores jardins da Fundação Calouste Gulbenkian, a reunião de Outono HBSC 2015, reuniu mais de 100 investigadores de 30 países.

Estudo "Comportamentos de Saúde dos Jovens"

Caros Jovens,
A Equipa Aventura Social apresenta o seu mais recente estudo "Comportamentos de Saúde dos Jovens Portugueses".
Se tens entre os 16 e os 18 anos, responde por favor a este questionário, clicando na imagem. Caso não tenhas uma idade entre os 16 e os 18 anos, ajuda-nos a divulgar o estudo pelos teus contactos.
Obrigada pela tua colaboração!




 

 

Estudo HBSC – JUnP

 

Caros Colegas e Amigos,

A Equipa Aventura Social apresenta o seu mais recente estudo "Health Education for University students: needs assesment and guidelines for educational intervention", no âmbito dos comportamentos de saúde e qualidade de vida dos jovens universitários portugueses.

Se são estudantes universitários e têm uma idade entre os 18 e os 35 anos, respondam por favor a este questionário, clicando na imagem. Caso não sejam estudantes universitários ou não possuam uma idade entre os 18 e os 35 anos, pedimos a divulgação do estudo pelos vossos contactos.

Obrigada pela vossa colaboração!

Agradecimento à Professora Doutora Isabel Leal

 

Em nome da Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos e da Equipa Aventura Social, agradecemos à Professora Doutora Isabel Leal, a sua presença na Faculdade de Motricidade Humana.
Foi uma honra contar com a presença e sabedoria de uma das pioneiras da Psicologia Cientifica em Portugal no nosso I Ciclo de Supervisão Avançada em Psicoterapias.
Faculdade de Motricidade Humana | 25 de maio 2016 | 12h - 14h

Novo Livro Aventura Social

 

Já conhece o mais recente livro "Adolescentes: navegação segura por águas desconhecidas"? 
Coordenado pela Professora Margarida Gaspar de Matos, este livro que reúne a experiência de profissionais e a "voz" dos jovens, sublinha a relevância de "ouvir" aos mais novos, encorajando e permitindo a sua participação ativa na sociedade.
Disponível na Livraria online Wook (em Português, Inglês e Francês):

"Adolescentes em navegação segura por águas desconhecidas" 

http://www.wook.pt/ficha/adolescentes/a/id/17044129

"Adolescents in safe navigation through unknown waters!" 

http://www.wook.pt/ficha/adolescents/a/id/17420984

"Adolescents navigant en sûreté sur des eaux inconnues"

http://www.wook.pt/ficha/adolescents/a/id/17424252

Dream Teens em entrevista ao Jornal Público

 

Os Dream Teens voltam a "ter voz" nos comportamentos de saúde e bem-estar da sua geração. Nesta notícia publicada pelo Jornal Público, os Dreamers ajudam a tornar as escolas portuguesas mais atrativas. Parabéns pelo excelente trabalho!!!

Board "Prevention & Intervention" da EFPA

 

Representada pela Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, a Equipa Aventura Social esteve presente no dia 21 de abril na reunião do Board "Prevention & Intervention" da EFPA em Bruxelas.

I Jornadas Anti-Bullying em Braga

 

Representada pela Dra. Cátia Branquinho, a equipa Aventura Social esteve presente nas I Jornadas Anti-Bullying com Crianças e Jovens de Braga da Associação Anti-Bullying de Braga no passado dia 20 de abril.

Jornadas de Investigação em Psicologia – ULusófona

 

Representada pela Dra. Cátia Branquinho, a equipa Aventura Social esteve presente nas Jornadas de Investigação de Psicologia Clínica e da Saúde da Universidade Lusófona de Lisboa, no passado dia 19 de abril.

Cyberbullying: A Realidade em Portugal

 

Representada pela Dra. Cátia Branquinho, a Equipa Aventura Social esteve presente nas Jornadas de Psicologia CESPU - Comportamentos Aditivos & Dependências, realizadas no passado dia 15 de abril no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

Apresentação "O Futuro da Psicoterapia"

 

Representada pela Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, a Equipa Aventura Social esteve presente no dia 15 de abril no lançamento do livro "O Futuro da Psicoterapia". Parabéns ao Exmo. Professor Doutor Américo Baptista pelo excelente trabalho!

Conferência "Fronteiras da Psicoimunologia"

Em nome da Prof. Doutora Margarida Gaspar de Matos, da Equipa Aventura Social e da Faculdade de Motricidade Humana, agradecemos ao ilustre Professor Doutor Joaquim Machado Caetano, a excelente Conferência "Fronteiras da Psicoimunologia" realizada na nossa Faculdade. Foi um prazer refletir sobre a psiconeuroimunologia através de uma visão tão rica e singular.

Apresentação do Relatório UNICEF

 

Representada pela Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, a equipa Aventura Social esteve presente na apresentação e discussão do relatório da UNICEF - "Justiça para as Crianças: Tabela da Desigualdade no Bem-Estar das Crianças nos Países Ricos", realizada no dia 14 de abril no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

7.º Congresso de Psicologia Criança e Adolescente

 

Representada pela Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, Prof. Dra. Gina Tomé e Dr. Paulo Gomes, a Equipa Aventura Social esteve presente no 7.º Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente, realizado nos dias 13 e 14 de abril na Universidade Lusíada de Lisboa.

Conferência "Fronteiras da Psicoimunologia"

 

Caro Colega,

O Projeto Aventura Social tem a honra de divulgar e convidá-lo a estar presente na Conferência "Fronteiras da Psicoimunologia", a realizar no próximo dia 14 de abril de 2016, entre as 18h e as 20h, pelo Exmo. Professor Doutor Joaquim Machado Caetano.

Faculdade de Motricidade Humana | Salão Nobre

O HBSC nos media - entrevista à VER.PT

 

Em entrevista à VER.PT | Ética, Valores e Responsabilidade, a Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, coordenadora do estudo internacional HBSC em Portugal, comenta os resultados nacionais e internacionais, sublinhando a importância de apostar “no desenvolvimento positivo dos jovens”, através do reforço da sua “autonomia, mas também responsabilização”. Lembrando que para recriar identidades “é preciso competência, motivação e oportunidade”.

(Para acesso ao texto integral, clique na imagem)

O HBSC nos media - entrevista ao Portal de Educação EDUCARE.PT

 

Na excelente entrevista ao Portal de Educação EDUCARE.PT, intitulada "Estará a escola menos alinhada com as expetativas dos alunos?", a Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, coordenadora nacional do estudo HBSC, fala sobre a escola e salienta a "necessidade de modernizar processos e arejar os corredores da administração".

(Para ler o texto integral, clique na imagem)

Dream Teens: a solução para os problemas dos jovens

 

Os jovens portugueses...

... sentem uma elevada pressão escolar e má perceção do seu rendimento académico?

... não têm tempo para estar com os amigos?

... estão insatisfeitos com a vida?

A Equipa Aventura Social, propõe uma solução para estas questões na sua publicação "Dream Teens" - Adolescentes autónomos, responsáveis e participantes".

Clique no STOP e conheça a nossa estratégia!

Conferência "Lançamento Internacional HBSC"

 

Na excelente Conferência "Lançamento Internacional HBSC", foram ontem apresentadas as novas tendências dos comportamentos de saúde e bem-estar dos adolescentes europeus e norte americanos.

A todos os presentes no evento, Decisores, Percursores e Jovens, o nosso agradecimento pelo fantástico momento de trabalho e partilha.

 

Os comportamentos de saúde e bem-estar dos adolescentes nos media:

https://www.publico.pt/sociedade/noticia/os-adolescentes-portugueses-tem-um-problema-com-a-escola-e-tem-piorado-1726154

http://www.tvi24.iol.pt/internacional/estudo/adolescentes-europeus-estao-a-fumar-e-a-beber-menos

http://www.cmjornal.xl.pt/mundo/detalhe/adolescentes_europeus_estao_a_fumar_e_a_beber_menos.html

http://sicnoticias.sapo.pt/mundo/2016-03-15-Adolescentes-europeus-estao-a-fumar-e-a-beber-menos

http://lifestyle.sapo.pt/saude/noticias-saude/artigos/adolescentes-europeus-estao-a-fumar-e-a-beber-menos?artigo-completo=sim

http://lifestyle.sapo.pt/saude/noticias-saude/artigos/raparigas-tem-menos-saude-mental-do-que-rapazes-da-mesma-idade

http://24.sapo.pt/article/lusa-sapo-pt_2016_03_15_1561173368_adolescentes-europeus-estao-a-fumar-e-a-beber-menos---oms

http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/adolescentes/jovens-portugueses-sentem-grande-pressao-na-escola

http://www.sabado.pt/vida/familia/detalhe/raparigas_tem_menos_saude_mental_do_que_rapazes.html

http://www.sabado.pt/vida/detalhe/adolescentes_europeus_estao_a_usar_menos_o_preservativo.html

http://www.sabado.pt/ultima_hora/detalhe/adolescentes_europeus_estao_a_fumar_e_a_beber_menos.html

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=816428

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Nacional/Saude/Interior.aspx?content_id=5077666

http://www.dn.pt/sociedade/interior/so-ha-uma-coisa-que-os-jovens-gostam-menos-na-escola-que-das-aulas-e-a-comida-da-cantina-5077265.html

http://www.ver.pt/e-preciso-mudar-comportamentos-e-recriar-identidades-felizes/

http://www.educare.pt/noticias/noticia/ver/?id=110385&langid=1

Lançamento Internacional HBSC | 15.03.2016

 

Sabe quantas raparigas europeias e norte americanas de 15 anos estão a fazer dieta ou tentar perder peso?

Na Europa e América do Norte o número de adolescentes fumadores é cada vez menor?

O novo relatório internacional Health Behaviour in School-Aged Children Study e WHO Regional Office for Europe revela estes e outros dados relacionados com a saúde e bem-estar dos adolescentes. O lançamento internacional HBSC é já amanhã, contamos com a sua presença!
Faculdade de Motricidade Humana | 15 de março de 2016

Press Release Internacional HBSC

 

Sabia que ...

...12% dos rapazes e 10% das raparigas residentes na UE e América do Norte

foram vítimas de bullying?

... aos 15 anos, 1 em cada 10 rapazes e 1 em cada 10 raparigas pratica diariamente 60 minutos de atividade física moderada ou vigorosa?

A Equipa Aventura Social revela estes e outros resultados do Estudo Internacional HBSC 2014. 

Conheça as novas tendências relacionadas com os comportamentos de saúde e bem-estar dos adolescentes Europeus e Norte Americanos [clique aqui para ver mais.]

Programa "Lançamento Internacional HBSC"

O programa do "Lançamento Internacional HBSC" já é oficial.

Contamos com a sua presença!

Convite "Lançamento Internacional HBSC"

Exmos/as. Srs/as.,

Caros Colegas e Amigos,

A Equipa HBSC Portugal e a Faculdade de Motricidade Humana convida-vos para o "Lançamento Internacional HBSC".

Não necessita de confirmação, apenas da sua presença!

Apresentação do Livro "Pontes por Construir"

 

Em nome da Prof. Doutora Margarida Gaspar de Matos, da Equipa Aventura Social e da Faculdade de Motricidade Humana, agradecemos à Prof. Doutora Luísa Coelho a excelente Conferência "Pontes por Construir: Portugal e Alemanha", realizada hoje na Faculdade. Foi um prazer refletir numa perspetiva tão isenta e multicultural, sobre as singularidades de dois países e povos que após tantos anos ainda se desconhecem...
Pontes por Construir: Portugal e Alemanha | Bairro dos Livros

Conferência "Pontes por construir"

 

Caros Amigos e Colegas,
O Projeto Aventura Social tem a honra de divulgar e convidá-lo a estar presente na Conferência "Pontes por construir: reflexão sobre Portugal e a vida dos portugueses nos últimos 40 anos", a realizar no próximo dia 18 de fevereiro de 2016, entre as 18h e as 20h, pela Prof. Doutora Luísa Coelho

Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa (Salão Nobre)

III Conferência "Bullying em contexto escolar"

 

Representado pela Professora Dr.ª Marta Reis, com uma comunicação intitulada "Violência entre pares no contexto escolar", o Projeto Aventura Social este presente na III Conferência "Bullying em contexto escolar", realizada no dia 29 de janeiro de 2016 | I Ciclo de Conferências da Juventude, Centro Comunitário do Bucage, Setúbal

Conférence de comparaisons internationals

Com uma comunicação intitulada "Portugal: qualité de vie des élèves à besoins éducatifs et de santé particuliers et rôle du système scolaire", realizada pela Professora Dr.ª Margarida Gaspar de Matos, o Projeto Aventura Social esteve presente na Conférence de comparaisons internationales - École inclusive pour les Élèves en situation de handicap, realizada nos dias 28 e 29 de janeiro de 2016 | Sèvres, França.

O Dream Teens está no MEO Kanal

O Dream Teens continua "a dar voz" aos jovens portugueses, agora também na posição n.º 559838 do MEO Kana poderão acompanhar o projeto Dream Teens. Aproveitem para recordar momentos ou ficar a par das últimas novidades.

Lançamento - APCSC - 8 de Janeiro

É com grande satisfação que se realiza no dia 8 de Janeiro de 2016 às 17.30h, o lançamento público da:

Associação Portuguesa das Ciências da Saúde e do Comportamento.

É uma associação científica de caráter multidisciplinar no âmbito da abordagem  biopsicossocial da saúde e da doença, representante portuguesa na International Society of Behavioural  Medicine.  Abrange áreas de convergência para o estudo e compreensão da saúde física e da doença e tem como missão o desenvolvimento da investigação científica, da clínica e da formação no âmbito da prevenção, tratamento e reabilitação.

 

 

O lançamento ocorrerá no Hotel Porto Bay Liberdade, em Lisboa, dia 8 de Janeiro, pelas 17:30 e requer a todos os interessados que confirmem a sua presença para  o email apcsaudecomportamento@gmail.com.

Contamos consigo !

Livro Dream Teens já disponível | Dream Teens book now available

O livro Dream Teens já está disponível em:
The book Dream Teens is now available at:

 

Coisas de ler 

Wook 

Adquira o seu e conheça o projeto! 

Purchase an and meet the project!

Votos de Feliz Natal e Ano Novo 2016

A equipa Aventura Social deseja aos seus amigos, colegas, um Feliz Natal e boas entradas no Novo Ano 2016! 

Projeto RESCUR

Sessão de encerramento do Projeto RESCUR (Resilience Curriculum) na Universidade de Motricidade Humana (F.M.H.)

Rescur é um projeto de três anos LLP Comenius (2012-2015) coordenado pela Universidade de Malta e incluindo a Universidade de Creta (Grécia), Universidade de Lisboa (Portugal), Universidade de Orebro (Suécia), da Universidade de Pavia (Itália), e da Universidade de Zagreb (Croácia).

Destina-se a desenvolver um currículo resiliência para a educação inicial e primária na Europa através da colaboração intercultural e transnacional, aproveitar os recursos e competências dos vários parceiros.

 

No passado dia 30 de Novembro, 2015, a Universidade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa, deu lugar à sessão de encerramento e divulgação dos manuais do Projeto. 

Consulte os manuais nos links abaixo:

http://aventurasocial.com/arquivo/1450094321_02_RESCUR_Manual_de_Atividades_Pre_escolar.pdf

http://aventurasocial.com/arquivo/1450094405_03_RESCUR_Manual_de_Atividades_1_Ciclo.pdf

http://aventurasocial.com/arquivo/1450094463_04_RESCUR_Manual_de_Atividades_2_Ciclo.pdf

http://aventurasocial.com/arquivo/1450094502_05_RESCUR_Guia_para_os_Pais.pdf

1ª Conferência Nacional Políticas de Juventude

  Nos dias 18 e 19 de Setembro, em Faro, deu-se, pela primeira vez, a 1ª- Conferência Nacional sobre Políticas de Juventude e Desenvolvimento dos Territórios. 

Quem participou foi a Dreamer Carolina Diogo que deixou o seu testemunho aqui 

Projeto: Models of Child Appraised

Recentemente, em Londres, foi realizada a reunião inaugural da Assembleia Geral e lançamento de um novo Projeto Europeu de investigação para examinar os serviços de cuidados primários de saúde para as crianças nos 30 países da União Europeia e do Espaço Económico Europeu.

Conheça melhor o Projeto: clique na imagem e consulte o link abaixo:

http://www.childhealthservicemodels.eu/

HBSC em Lisboa - FCGulbenkian | 2 a 4 nov 2015

Entre os dias 2 e 4 de novembro de 2015 foi realizada a reunião do HBSC - Health Behaviour in School-aged Children (que reúne os 44 países que fazem parte deste estudo), em Lisboa na Fundação Calouste Gulbenkian.

 

Veja aqui alguma as fotos da reunião.

II Encontro Nacional Projeto Dream Teens

Clique aqui ou na imagem para ver o vídeo do evento e Veja aqui a reportagem dos Dreamers na TVI do dia 3 de novembro 2015

O Projeto Dream Teens, que dá voz aos jovens na participação social e cívica, realizou no passado dia 1 de novembro de 2015  o II Encontro Nacional que decorreu no Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, em Oeiras.
Os Dreamers reuniram-se pela segunda vez e, para acrescentar ainda mais alegria ao encontro, trouxeram com eles os seus colegas e algumas personalidades do desporto, como o velocista Francis Obikwelu, o pugilista Jorge Pina, a judoca Filipa Cavalleri, o velejador Nuno Barreto, os andebolistas Paulo Moreno e Gonçalo Ribeiro e, por último, os automobilistas Luís Sá Silva e Nuno Pinto. Para além da importância da convivência, destaca-se ainda a importância da partilha das histórias de vida e luta dos atletas presentes. Pequenas palavras que, nos ouvidos dos presentes, se tornaram grandes e memoráveis. Afinal de contas, o desporto é uma preparação para a vida e ambicionar, saber aceitar derrotas e não desistir são três virtudes que temos de transportar connosco para sermos bem sucedidos em qualquer área da nossa vida pessoal.
Seguiram-se então as apresentações dos projetos que os Dreamers tinham, até ao momento, estado a desenvolver. Para estas, tinham sido previamente definidos os mesmos métodos para cada um dos seis grupos de trabalhos, que consistiam na elaboração de vídeos que, de facto, transmitissem de forma real o esforço e dedicação destes jovens até ao momento. As apresentações foram feitas, o público mostrou-seatento e interessado nas questões propostas e partiu-se então para um pequeno debate.

  

  

De salientar que o Projeto Dream Teens foi apoiado financeiramente pela FCGUlbenkian e destina-se a dar aos mais novos a Voz competente e ativa, na definição das políticas públicas. Este Projeto mereceu, ainda a atenção da rede europeia HBSC (Health Beahaviour in School – aged Children) da OMS e está a ser monitorizado por ter sido considerado uma boa prática a nível  Internacional.

Para saber mais, consulte:

· Projeto Dream Teens - http://dreamteens.aventurasocial.com/

              - Blog - http://dreamteensaventurasocial.blogs.sapo.pt/

              - Facebook - Dream Teens

· Agenda do II Encontro Nacional  do Projeto Dream Teens – http://aventurasocial.com/arquivo/1447696876_2015_Agenda%20Reuniao%20DT_%2001%20Novembro_vF3.pdf

· Vídeos do II Encontro Nacional  do Projeto Dream Teens – https://www.youtube.com/watch?v=8DYiyq-YaSQ | https://www.youtube.com/watch?v=i6OBS4GRI9A | https://www.facebook.com/carolina.diogo.5/videos/1017709531621498/

· Fotos do II Encontro Nacional  do Projeto Dream Teens -

https://www.facebook.com/aventurasocial/media_set?set=a.961897280550282.1073741895.100001900587392&type=3&pnref=story

 

Testemunhos Internacionais  DREAM TEENS

Sabia que o II Encontro Nacional Projeto Dream Teens contou com a presença de investigadores internacionais da rede HBSC, delegados da República da Macedonia, Finlândia, Espanha, Eslováquia e França?

 

 

 

Para saber mais, clique no País abaixo e leia os testemunhos. Fique a conhecer como foi este dia segundo os especialistas:

Macedónia

Finlândia

França

Croácia

Espanha (pode encontrar outros testemunhos aqui)

IBISCO-DE e Conferência “What can we contribute to adolescent health worldwide? - HBSC in global context ”

Lançamento Livro Dream Teens - 1 de novembro 2015

Projecto Dream Teens - Lançamento do livro " Adolescentes, navegação tranquila em águas desconhecidas" em Português na FMH/ULisboa no dia 1 de Novembro; e em Inglês e Francês dia 2 de Novembro de 2015 na Fundação Calouste Gulbenkian.

Brevemente disponível nos 3 idiomas em  www.coisasdeler.pt

Release Projeto Dream Teens

Dá Voz às Tuas Ideias

Veja aqui o press release

Dream Teens e HBSC nos Media | novembro 2015

Fonte: Notícia Portal Ler

A Aventura Social realiza nos primeiros dias do próximo mês dois encontros dedicados à promoção da educação para a saúde e bem-estar dos adolescentes. A 1 de Novembro, 300 jovens juntam-se à rede Dream Teens, para dar voz às suas ideias de intervenção cívica, numa sociedade cujo contexto socioeconómico lhes vem estreitando as perspectivas para o futuro. Entre os dias 2 e 4, reúne-se também na capital a rede internacional Health Behavior in School-Aged Children, cujo relatório para compreender os estilos de vida e comportamentos de saúde física e mental dos adolescentes será publicado nas próximas semanas.

Consulte a notícia completa aqui

Fonte: Portal Ver | http://www.ver.pt/

Faculdade de Motricidade Humana

Os Dreamers também contam com o apoio da FMH/ULisboa!

A Faculdade de Motricidade Humana, da Universidade de Lisboa, tem um já longo percurso de 75 anos. Mudámos de nome, de INEF para ISEF, somos desde 1989 FMH. Mudámos até de cultura institucional por diversas vezes, acolhemos novos alunos, professores, investigadores, trabalhadores técnicos e administrativos. Evoluímos e com isso melhorámos, a nível nacional e internacional. Contudo, a matriz da nossa fundação esteve sempre presente: trabalhar para melhorar o triângulo entre educação, desporto e saúde, tornando-nos mais eficazes e adaptados à realidade ao serviço das pessoas e da sociedade.

A FMH irá sediar o Encontro do Projeto Dream Teens no dia 1 de novembro. Esperamos pelos dreamers e seus convidados.

https://www.facebook.com/fmotricidadehumana?fref=ts

Fonte : http://dreamteensaventurasocial.blogs.sapo.pt/ 

 

 

 

Maçã de Alcobaça apoia o Dream Teens

O Clube da Maçã de Alcobaça é gerido pela Associação dos Produtores da Maçã de Alcobaça - APMA, e promove um produto nacional produzido nos concelhos do litoral Oeste - a Maçã de Alcobaça. http://www.clubedamaca.pt

No dia 1 de novembro de 2015 vão estar presentes no Encontro dos Dream Teens (veja mais informações sobre este encontro aqui).

Fonte: http://dreamteensaventurasocial.blogs.sapo.pt/

Website: http://dreamteens.aventurasocial.com/
Facebook: Dream Teens
Blog:http://dreamteensaventurasocial.blogs.sapo.pt/ 

A Fundação Calouste Gulbenkian apoia os Dreamers

A Fundação Calouste Gulbenkian é um dos parceiros do projeto Dream Teens. É uma Fundação que apoia e patrocina de forma exemplar a arte, a cultura e a educação no nosso país e no mundo?

Sabias que...

Calouste Gulbenkian era um generoso filantropo. Mantendo a tradição dos seus antepassados, apoiava várias instituições de beneficência arménias, incluindo o hospital S. Pirgiç em Istambul, onde se encontra o jazigo dos seus pais. Grande parte da sua coleção de arte arménia foi deixada ao Museu Arménio em Jerusalém. Mas a sua ação filantrópica não se limitava às Comunidades Arménias. Ao longo da sua vida, Gulbenkian fez doações regulares a uma panóplia de outras boas causas, evitando sempre que possível o reconhecimento público.

Veja a notícia completa em http://dreamteensaventurasocial.blogs.sapo.pt/

Obrigada Fundação Calouste Gulbenkian por acreditarem e apoiarem o projeto Dream Teens.

http://www.gulbenkian.pt/Institucional/pt/

Dar voz aos jovens!

Ninguém me ouve, não tenho voz, não faço a diferença, não, não, não...
Tenho voz, faço a diferença, utilizo o espaço que me é dado para divulgar e expressar as minhas ideias e o que acredito, e quero que os outros jovens também se sintam ouvidos e representados.

Expressão e Participação, dois direitos por mim adquiridos! Sou um Dreamer. Sonho, faço a diferença e mudo minha realidade. 

Até breve!

Fonte: http://dreamteensaventurasocial.blogs.sapo.pt/

Website: http://dreamteens.aventurasocial.com/
Facebook: Dream Teens
Blog:http://dreamteensaventurasocial.blogs.sapo.pt/ 

Boss AC, um poeta do Rap português (embaixador Dream Teens)

Um dos pioneiros do rap em Portugal, dono de uma extraordinária capacidade de descrever sentimentos e de os transformar em música, Boss AC,teve sempre o mérito de arriscar ao procurar novos horizontes e quebrar barreiras do género Hip Hop. Muitos milhares de discos vendidos, centenas de espectáculos realizados um pouco por toda a parte, tudo conquistado pelo seu inegável talento. Com mais de vinte anos de carreira e a caminho do sexto álbum de originais, a sua música já percorreu os cinco cantos do mundo, mas continua a medir o sucesso por tudo o que ainda falta fazer.

Ver mais em: http://dreamteensaventurasocial.blogs.sapo.pt/; http://dreamteens.aventurasocial.com/
Facebook: Dream Teens

Curte o Facebook do Boss AC: https://www.facebook.com/BossACoficial/info/?tab=page_info

Fonte: http://www.bossac.com/

 

NOVO BLOG - Dream Teens

Novidades do Dream Teens!!! Está pronto o novo Blog : Acompanhando os Dream Teens. Mais uma Aventura Social. Sigam-nos em:

Migramos do blog para o Sapo.
A nova morada é http://dreamteensaventurasocial.blogs.sapo.pt/

 

 

 

 

Projeto Dream Teens - Apresentações

No âmbito do Projeto Dream Teens, para além dos Dreamers estarem a "dar voz às suas ideias" também andam a apresentar e a divulgar pelas escolas, câmaras municipais e outros locais da sua área de residência o projeto Dream Teens e o Estudo Nacional HBSC 2014!
Aqui ficam os primeiros registos de um trabalho de excelência!!! Parabéns a todos!

 

    

   

    

 

     

     

VI Congresso de Psicologia do ISMAT

A equipa AventuraSocial Fmh vai estar presente no VI Congresso de Psicologia do ISMAT, Conferência "Promoção da Saúde Sexual com os Jovens", no dia 30 de maio - Cidade de Lagoa | Algarve
Inscreva-se!!!

Encontro para um Programa Nacional de Saúde Sexual e Reprodutiva

A equipa AventuraSocial Fmh vai estar presente no "Encontro para um Programa Nacional de Saúde Sexual e Reprodutiva”, organizado pela Apf Lisboa, participando no grupo de trabalho "Jovens e Saúde Sexual e Reprodutiva", no dia 16 de maio nas instalações do IPDJ na Expo (Rua de Moscavide, lote 47101 Parque EXPO).

      

Seminário Pensando o Futuro - Perspectiva para a Intervenção Social e Desenvolvimento

A equipa AventuraSocial Fmh vai estar presente no Seminário Pensando o Futuro - Perspectiva para a Intervenção Social e Desenvolvimento, participando no painel - "Saúde e Desenvolvimento", no dia 15 de maio, na Católica - Faculdade de Ciências Humanas.

"EDUCAR PARA AS NOVAS TECNOLOGIAS" - Curso 100% online

Este curso foi criado com o objetivo de ensinar, a pais e educadores, as melhores práticas para a literacia digital das crianças e jovens. As novas tecnologias de informação e comunicação são, hoje em dia, fundamentais em todas as áreas da nossa vida. Mas, se por um lado facilitam as atividades diárias e potenciam o bem-estar, por outro, podem ser prejudiciais à integridade dos mais novos. Cabe-nos a nós, educadores, protegê-los, transmitir-lhes segurança e estimular o seu juizo crítico para que possam ter uma boa conduta online. Este curso vai dotá-lo de todas as ferramentas necessárias para acompanhar as crianças e os jovens neste percurso.

Ensine os mais novos a usar as novas tecnologias e prepare-os para serem adultos na era digital

Para mais informações consulte - www.sabe-online.com/courses | SABE Online

Corrida Saúde + Solidária | 10 de maio 2015

No passado dia 10 de maio, a equipa AventuraSocial Fmh e Aventura Social - Associação, com ascendentes, cônjuges e descendentes, todos unidos correram por uma causa: o apoio à Pediatria do Hospital Santa Maria (Associação para as Crianças de Santa Maria), na Alameda da Universidade de Lisboa.

Book - Highlights from the European TEMPEST Project in Portugal

Uma das últimas publicações da equipa Aventura Social, que resultou da nossa participação no Projecto TEMPEST, um 7º Programa Quadro concluído em 2013.

O livro encontra-se disponível em More Books e Lambert Academic Publishing

Corrida Saúde + Solidária | 10 de maio 2015

A Equipa AventuraSocial Fmh e Aventura Social - Associação vai apoiar a Associação para as Crianças de Santa Maria da Equipa de Pediatria do HSM! É já no próximo dia 10 de maio.

Quem Sou eu no Ciberespaço?

A equipa Aventura Social, representada pela Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos participou no “Quem Sou Eu no Ciberespaço?”, no dia 29 abril de 2015 | Lisboa, Portugal

 

Aventura Social nos Media | abril 2015

A Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, uma das maiores especialistas de comportamento de jovens falou com Jornal i no passado dia 26 de abril e com as Notícias ao Minuto no passado dia 27 de abril.

Veja a reportagem completa do Jornal i clicando aqui e a reportagem das Notícias ao Minuto clicando aqui

Também a Associação Portuguesa de Direito do Consumo falou sobre nós - veja aqui

Fonte: Jornal i

VI Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente | 22 e 23 abril de 2015 | Lisboa, Portugal

A equipa Aventura Social, representada pela Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos participou no VI Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescenterealizandouma comunicação: “Dream Teens: uso das NTIC na criação de uma rede nacional de jovens investigadores e interventores sociais.”, nos dias 22 e 23 abril de 2015 | Lisboa, Portugal

X CBTC – Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas | 15 a 18 abril 2015 | Porto Galinhas, Brasil

A equipa Aventura Social, representada pela Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos participou no X CBTC – Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas realizandoduas comunicações: “Dream teens- adolescentes responsáveis e participativos” e “A ecologia da violência: bullying e relações interpessoais na adolescência”, nos dias 15 e 18 de abril de 2015 | Porto Galinhas, Brasil.

World Congress on Sleep Medicine | 21 a 25 March 2015| Seoul, Korea

A equipa Aventura Social, representada pela Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos e pela Professora Doutora Teresa Paiva participou no World Congress on Sleep Medicine, realizando duas comunicações: “Sleep Deprivation in adolescents: Correlations with school achievement and health related quality of life” e “Mutual Relations Between Sleep Deprivation, Sleep Stealers And Risk Behaviours In Adolescents: A Cross Cultural Comparison ”, nos dias 21 e 25 de março de 2015 | Seoul, Korea.

Convite - Conversas de Fim de Tarde - CNCS - 29 abril 2015 - "Quem sou no Ciberespaço?"

Apareça!

O evento é gratuito, mas sujeito a inscrição – https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-conversas-de-fim-de-tarde-quem-sou-no-ciberespaco-16465039376

O presente convite pode ser partilhado, bastando para tal a utilização do mesmo link.

Lançamento do Estudo Nacional HBSC 2014 - Dream Teens

Foi ontem lançado o Estudo HBSC - "A Saúde dos Adolescentes Portugueses em Tempos de Recessão - Dados Nacionais de 2014" (http://aventurasocial.com/publicacoes.php) aos Dream Teens.
O relatório foi apresentado ao grupo Dream Teens (www.dreamteens.aventurasocial.com).
Tiveram lugar duas apresentações em simultâneo:
Em Lisboa/Oeiras na FMH da Universidade de Lisboa e
No Porto na FADE da Universidade do Porto.

E agora os Dreamers vão disseminar o Estudo HBSC - Dados Nacionais 2014, pelo país, nas suas escolas e nas autarquias da zona onde residem.

5ª Semana Aberta no Conservatório de Música de D. Dinis

A equipa Aventura Social, representada pela Drª Teresa Santos participou no encerramento da 5ª Semana Aberta no Conservatório de Música de D. Dinis, realizando uma comunicação sobre o "Cérebro no Músico", no dia 21 de março de 2015 | Odivelas.

 

XXII Encontro da Adolescência

A equipa Aventura Social, representada pela Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos e pela Professora Doutora Marta Reis participou no XXII Encontro da Adolescência, no Forum Lisboa, organizado pelo Núcleo de Estudos do Suicídio (NES), realizando duas comunicações: “Dream Teens: cidadãos ativos e saudáveis” e “Comportamentos autolesivos nos jovens – da investigação à ação”, nos dias 5 e 6 de março de 2015 | Lisboa.

NOVO PROJETO da equipa Aventura Social!

O sucesso do projeto Dream Teens, dirigido a jovens entre os 11 e os 18 anos, levou a equipa Aventura Social a iniciar o PROJETO DREAM KIDS, no qual crianças poderão “dar voz” aos comportamentos de saúde e bem-estar. Esta será a nova rede de consultores, colaboradores em projetos de investigação na área dos comportamentos de saúde e bem-estar, privilegiando o seu envolvimento e a responsabilidade social num processo de cidadania ativa, aproximando-os à investigação e promovendo a sua “voz”, participação social e cívica na sociedade. O Dream Kids pretende constituir-se como um início das tarefas de vida e dar a “voz” às crianças, procurando propor linhas orientadoras de intervenção para esta população, focadas nas suas necessidades, preocupações e soluções.

II Congresso Nacional de Psicogerontologia - "Fatores psicossociais e profissionais promotores de qualidade de vida no processo de reforma e envelhecimento ativo"

A equipa Aventura Social esteve presente no 2.º Congresso Nacional de Psicogerontologia na Universidade Lusíada de Lisboa a Professora Doutora Tania Gaspar apresentou os dados referentes ao estudo "Fatores psicossociais e profissionais promotores de qualidade de vida no processo de reforma e envelhecimento ativo".

Objectivos do estudo
O estudo pretendeu compreender a caracterizar os factores psicossociais e profissionais promotores de qualidade de vida no processo de reforma e envelhecimento activo e ser um contributo para a identificação de necessidades e planeamento de medidas conducentes à promoção de um processo de reforma e um envelhecimento com maior qualidade de vida em Portugal.

O estudo confirma que a Qualidade de Vida (QV) dos participantes está relacionada com a sua saúde física, psicológica e social/relacional, mas também no seu sentido face à vida, expectativas, cultura e valores. Nesse sentido, uma das principais ideias a reter é de que "a maioria da população estudada reflecte valores satisfatórios ao nível de todas as variáveis estudadas”. Na opinião de Tânia Gaspar “a satisfação moderada dos participantes com a qualidade de vida, factores psicossociais do trabalho, suporte social, sentido da vida e espiritualidade, explica-se, essencialmente, pela satisfação e apoio com as redes de suporte informais, nomeadamente a família, os amigos e serviços tradicionais locais”.

Principais conclusões
O estudo permitiu, conforme nos conta Tânia Gaspar, “melhor compreender os factores que influenciam a QV, para além de ter sido possível identificar factores sociodemográficos que podem ser considerados factores de risco e factores protectores da QV, e que devem ser optimizados e mantidos, na população de maior risco”.

“As pessoas com menor suporte social, pessoas com mais de 61 anos, pessoas com nível de literacia mais baixo e reformados sem actividade profissional activa foram as populações identificados com maior factores de risco”, refere a especialista acrescentando que, “como factores protectores nas pessoas com 61 anos ou mais salientamos a maior satisfação com a família e uma melhor gestão do stress/burnout e pressão do trabalho”.

A espiritualidade, descrita no estudo como as crenças, fé e optimismo surgem como uma forma de lidar com momentos mais difíceis e promovem esperança no futuro. “Embora importante para a maioria dos participantes, a espiritualidade pode ser vista como um factor protector para as mulheres, para as pessoas com doença crónica, para as pessoas reformadas sem actividade profissional”, explica a professora.

O que fazer com este conhecimento?
Uma lacuna identificada no estudo, diz Tânia Gaspar, “é a menor satisfação dos participantes com as respostas do contexto em relação à saúde”. Principalmente no acesso à saúde e informação relacionada com esta temática, bem como uma menor satisfação dos participantes com as actividades relacionadas com o suporte social.

O estudo verificou ainda que “ser reformado com actividade profissional, viver em casa própria e ter maior literacia são factores protectores, estes devem ser promovidos e devem ser incluídos em medidas e programas de promoção de um envelhecimento mais saudável e positivo”, explica a professora.

Deste modo, a coordenadora do estudo, comenta que uma das medidas a tomar deve ser a disponibilização de um maior e melhor acesso à saúde e informação de saúde adequada às necessidades da população. Para além disso, “deve-se criar e dinamizar estruturas promotoras de actividades sociais com qualidade, diversidade e numa perspectiva intergeracional, que previnam o isolamento mas respeitem a individualidade e contributo de cada um”.

Melhorar a qualidade de vida
Mas afinal como se pode melhorar a qualidade de vida no processo de reforma e envelhecimento activo? Tânia Gaspar refere que, “a intervenção na promoção a qualidade de vida no processo de reforma e envelhecimento activo deve passar por uma abordagem ecológica, envolvendo as pessoas, as suas famílias, a comunidade e também o poder político”.

Além do que já foi dito, Tânia Gaspar salienta dois resultados muito relevantes deste estudo:

1- O papel de relevo que o sentido da vida/objectivos de vida tem para a qualidade de vida, satisfação com o trabalho, satisfação com suporte social e espiritualidade. A procura de felicidade, significado e vontade de viver, assim como a abertura à mudança e a novas experiências são ingredientes fundamentais para que as pessoas façam uma gestão desta etapa das suas vidas com optimismo, iniciativa e envolvimento activo e consequentemente tenham um processo de reforma e um envelhecimento positivo;

2- Os reformados com actividade profissional são os participantes que revelam melhores indicadores de satisfação. Mais do que os participantes que estão empregados ou reformados sem actividade profissional. Este aspecto revela que é fundamental, após a reforma, que as pessoas mantenham uma actividade que lhes permita manterem um papel activo na sociedade e que continuem a contribuir com o seu conhecimento, experiência e iniciativa para a mesma.

Esse papel não terá de ser a continuidade da mesma actividade profissional, nem com a mesma intensidade e frequência. Por outro lado são os participantes com 60 anos ou menos que têm mais dificuldade em gerir o stress/burnout e pressão no trabalho, as medidas de promoção de qualidade de vida e de prevenção dos factores psicossociais de risco no trabalho, devem incidir na promoção de competências de gestão do stress e burnout, assim como proporcionar condições psicossociais de trabalho mais favoráveis, nomeadamente melhoria da relação com as chefias, maior autonomia, melhor articulação satisfação/qualidade trabalho/família.

Continuidade do estudo
Participaram neste estudo 1330 pessoas, dos 55 aos 75 anos de idade; a maioria da Grande Lisboa e do género feminino (62,2%). Cerca de metade com idade até aos 60 anos e outra metade com 61 anos ou mais de idade. A maioria casada e com filhos, sendo que um quarto são licenciados e cerca de um quinto têm o 1º ciclo e outro um quinto tem o 12º completo. Metade da população integrante no estudo tem actividade profissional activa e a outra metade está reformada. Mais de um terço tem uma doença que afecta o seu dia-a-dia.

Perante a importância deste relatório está previsto o desenvolvimento de um estudo qualitativo, através de entrevistas a pessoas com idade entre os 55 e os 75 anos de idade, empregadores e profissionais que trabalhem com população dentro deste grupo etário para melhor compreender os resultados do estudo e avaliar a pertinência e viabilidade das medidas de intervenção propostas.

A par desta deste avanço e no âmbito da intervenção a equipa Aventura Social, na sequência do Projecto Dream Teens, propõe-se desenvolver o Projecto Dream YOld com objectivo de promover a participação social activa, e dar uma maior visibilidade e "voz", mais envolvimento social e melhor qualidade de vida a todos, no processo de envelhecimento. Participe e saiba mais em http://www.aventurasocial-associacao.com

Este projecto tem a participação de elementos do Gabinete de Aconselhamento Psicológico da Universidade Lusíada e da Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa e pretende envolver diversas Juntas de Freguesia e Centros Sociais e Paroquiais.

Fonte: Atlas da Saúde/24 fevereiro 2014

Para ver esta notícia completa clique aqui e saiba mais sobre este estudo aqui

NOVO PROJETO da equipa Aventura Social!

O sucesso do projeto Dream Teens, dirigido a jovens entre os 11 e os 18 anos, levou a equipa Aventura Social a iniciar o PROJETO DREAM YOLD, no qual adultos e séniores poderão “dar voz” aos comportamentos de saúde e bem-estar. Esta será a nova rede de consultores, colaboradores em projetos de investigação na área dos comportamentos de saúde e bem-estar, privilegiando o seu envolvimento e a responsabilidade social num processo de cidadania ativa, aproximando-os à investigação e promovendo a sua “voz”, participação social e cívica na sociedade. O Dream Yold pretende constituir-se como um apoio na prossecução das tarefas de vida e mudar a “voz” na transição para a aposentação, procurando propor linhas orientadoras de intervenção para esta população, focadas nas suas necessidades, preocupações e soluções.

Inauguração do Laboratório William James Center for Research

A equipa Aventura Social esteve presente na inauguração do novo Centro de Investigação do qual faz parte - William James Center for Research.

2015/01/14

I Encontro Nacional Projeto Dream Teens

Novo - Clique aqui ou na imagem para ver o vídeo do evento e Veja aqui a reportagem dos Dreamers no Público do dia 28 de dezembro 2014

Video do evento versão em inglês

O Projeto Dream Teens, que dá voz aos jovens na participação social e cívica, realizou no dia 22 e 23 novembro de 2014 oI Encontro Nacional que decorreu no Instituto Português do Desporto e Juventude, em Lisboa.
Os Dream Teens, são jovens dos 11 aos 19 anos, vindos de todo o país. Estes jovens foram selecionados em abril de 2014 e ao longo de cerca de 8 meses estiveram a trabalhar com os seus coordenadores, em temas gerais de saúde e cidadania ativa. Os Dreamers, trabalharam via Facebook, Skype, e-mail, sms, e telemóvel.

No âmbito do I Encontro Nacional do Projeto Dream Teens, para além da apresentação dos trabalhos realizados pelos jovens, foi entregue, ao Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, um conjunto de recomendações para Portugal em 2015, nas áreas de:

  • Recursos Pessoais e Bem-Estar
  • Capital Social e Prevenção da Violência
  • Amor e Sexualidade/ Parentalidade e Gravidez
  • Relações de Dependência e Acidentes
  • Estilos de Vida Saudáveis
  • Cidadania e Participação Social

De salientar que o Projeto Dream Teens foi apoiado financeiramente pela FCGUlbenkian e destina-se a dar aos mais novos a Voz competente e ativa, na definição das políticas públicas. Este Projeto mereceu, ainda a atenção da rede europeia HBSC (Health Beahaviour in School – aged Children) da OMS e está a ser monitorizado por ter sido considerado uma boa prática a nível  Internacional.

Para saber mais, consulte:

· Projeto Dream Teens - http://dreamteens.aventurasocial.com/

· Agenda do I Encontro Nacional  do Projeto Dream Teens – http://aventurasocial.com/arquivo/1417099947_2014_Agenda Reuniao DT_18Nov.2014.pdf

· Recomendações entregues ao Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde - http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/a+saude+em+portugal/noticias/aventura+social.htm

· Vídeos do I Encontro Nacional  do Projeto Dream Teens – http://youtu.be/8yJ7j46t4nE |NOVO - http://youtu.be/CMg0ZddrVvs

· Fotos do I Encontro Nacional  do Projeto Dream Teens - https://www.facebook.com/aventurasocial/media_set?set=a.771927066213972.1073741871.100001900587392&type=3

Os Dream Teens nos Media:

· Reportagem TVI - http://www.tvi24.iol.pt/videos/um-retrato-dos-adolescentes-portugueses/5495ce6d0cf2d92a5910ac54/8

· Reportagem dos Dreamers no Público – http://www.publico.pt/sociedade/noticia/o-futuro-da-dor-de-cabeca-1680602

Boas Festas!

Lançamento do Estudo Nacional HBSC 2014

A equipa Aventura Social da Faculdade de Motricidade Humana, financiada pela Direção Geral de Saúde e em parceria com o Centro da Malária e Doenças Tropicais, realizou no dia 19 de Dezembro de 2014, pelas 17.30 horas, na Associação Aventura Social, sito Rua Pereira e Sousa, nº53-57, 1350-242 Lisboa, o lançamento do estudo nacional: o estudo “Health Behaviour in School aged-children 2014”. O relatório está disponível online no site do projeto Aventura Social (http://aventurasocial.com/publicacoes.php).

Estudo Nacional HBSC 2014 nos Media

Para ver as notícias:

http://www.publico.pt/sociedade/noticia/saude-fisica-e-mental-dos-adolescentes-portugueses-piorou-1679875

http://www.jornaisdodia.com/Publico.pt.aspx

http://www.publico.pt/sociedade/noticia/ate-que-ponto-o-desemprego-afecta-a-relacao-com-o-pai-1679986

http://www.publico.pt/sociedade/noticia/a-escola-as-selfies-e-os-amigos-tambem-os-virtuais-1679984

http://www.publico.pt/sociedade/noticia/um-em-cada-cinco-adolescentes-ja-se-magoou-para-lidar-com-a-tristeza-1680033

http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2014-12-19-Mais-de-um-quarto-dos-adolescentes-dorme-menos-de-oito-horas-por-noite

http://sol.pt/noticia/120706

http://sol.pt/noticia/120711

http://www.noticiasaominuto.com/pais/324056/comportamentos-de-auto-lesao-crescem-entre-jovens

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=791345&tm=8&layout=121&visual=49

http://www.tamegasousa.pt/mais-de-um-quarto-dos-adolescentes-dorme-menos-de-oito-horas-por-noite/

http://www.ionline.pt/artigos/iOpiniao/quem-n-preferia-os-intervalos-s-aulas

Lançamento do Estudo Nacional HBSC 2014 - 19 dezembro

Symposium - A Second Chance in the Second Decade

A equipa Aventura Social, representada pela Dr.ª Diana Frasquilho participou no Symposium - A Second Chance in the Second Decade: Adolescence as a key developmental window to transform health (locally and globally), University of California Berkeley, realizando uma comunicação sobre o projeto “Dream Teens”, no dia 8 de dezembro de 2014 | Berkeley – California.

V Congresso Internacional da Corrida

No passado dia 6 de dezembro de 2014, a equipa Aventura Social representada pela Dr.ª Cátia Branquinho participou no V Congresso Internacional da Corrida no Hotel Altis Park Hotel com a comunicação “Estudo Nacional Fatores Psicossociais promotores  de qualidade de vida e envelhecimento ativo”.

Formação “Promoção da Alimentação Saudável e Prevenção da Obesidade Infantil”

A equipa Aventura Social representada pela Dr.ª Cátia Branquinho, Dr.ª Manuela Sousa e Dr.ª Melissa Ramos foi promotora da Formação “Promoção da Alimentação Saudável e Prevenção da Obesidade Infantil” em parceria com a Câmara Municipal de Odivelas nos dias 2, 4, 9 e 11 de dezembro de 2014.

Webinar sobre HIV- Aids/SIDA

A equipa Aventura Social, representada pela Professora Doutora Marta Reis participou na Webinar sobre HIV- Aids/SIDA no dia 1 de dezembro de 2014, organizado pelo projeto WebEducaçãoSexual, realizando a seguinte comunicação: "Os jovens portugueses e o VIH/Sida ... caminhos a percorrer".

Para mais informações veja: http://www.webeducacaosexual.com/

Seminário “Depressão na Infância e na Adolescência

A equipa Aventura Social, representada pela Professora Doutora Inês Camacho, Professora Doutora Marina Carvalho e pelo Dr.º Paulo Gomes participou no Seminário “Depressão na Infância e na Adolescência”, no Auditório Municipal de Albufeira, organizado pelo Gabinete da Família da Câmara Municipal de Albufeira, participando no painel: Prevenção em que abordaram programas de prevenção da depressão e a promoção da saúde e estilos de vida saudáveis, no dia 28 de novembro de 2014 | Albufeira.

Violência no Namoro - Debate

A equipa Aventura Social, representada pela Professora Doutora Marta Reis participou no Debate “A Violência no Namoro”, na Biblioteca da Escola do 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico de Alapraia, no passado dia 25 de novembro de 2014 – Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres | Estoril.

Reunião Dream Teens - 22 e 23 Nov. 2014

A equipa Aventura Social da Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian e a Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde, Universidade Lusíada e Universidade Nova, realizará nos próximos dias 22 e 23 de novembro o I Encontro Nacional do Projeto "Dream Teens", no Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) do Parque das Nações em Lisboa.

Alguns jovens da equipa alargada (OPEN) poderão acompanhar-nos através da nossa página do Facebook (facebook/redeDreamTeens) e pelo Livestream (link a partilhar via Facebook no dia do evento).

O evento deste ano não é aberto ao público. É uma reunião fechada entre os jovens do grupo RESEARCH.

Para o ano haverá outro evento , dessa vez público após inscrição.

Neste momento tão importante para o Dream Teens,

O I Encontro Nacional de Jovens a realizar nos próximos dias 22 e 23 de novembro de 2014, no Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) do Parque das Nações em Lisboa, a Equipa Aventura Social, responsável pelo Projeto Dream Teens, não poderia deixar de agradecer o apoio financeiro da Fundação Calouste Gulbenkian, sem o qual este trabalho não teria sido possível.

Agradecemos ainda todo o apoio da Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde (SPPS) e de todos os nossos parceiros neste trabalho, nomeadamente à Faculdade de Motricidade Humana (FMH), Universidade de Lisboa (UL), Universidade Lusíada de Lisboa (ULL), Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (FCM), Centro de Malária e Doenças Tropicais (CMDT), Universidade Nova de Lisboa (UNL), Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED) e Programa Escolhas e a todos os nossos apoios neste evento, Movimento HiperSaudável, Maçã de Alcobaça, ICA, Microsoft, LeYa, Pastelaria Restelo (Careca)  e Nutri Ventures.

 

At this very important moment for the "Dream Teens" Project,

The First National Youth Gathering to be held in the next 22 and 23 of November, 2014 in the Portuguese Institute of Sport and Youth (IPDJ), Parque das Nações in Lisbon.

The Aventura Social Team, responsible for "Dream Teens" Project, could not fail the acknowledge of financial support from Calouste Gulbenkian Foundation, without which this work would not have been possible.
We also thank all the support of the Portuguese Society of Health Psychology (SPPS) and all our partners in this work, namely the Faculty of Human Kinetics (FMH), University of Lisbon (UL), Lusiada University of Lisbon (ULL), Faculty of the Medical Sciences of New University of Lisbon (FCM), Center of Malaria and Tropical Diseases (CMDT), Universidade Nova de Lisboa (UNL), Portuguese Institute of Sport and Youth (IPDJ), National Plan for Ethics in Sport (PNED) and Programa Escolhas and all our support at this event, Movimento HiperSaudável, Maçã Alcobaça, ICA, Microsoft, LeYa ; Restelo Coffee Shop/ (Careca)  and Nutri Ventures.

Positive Youth Development (PYD) in the Context of Global Recession

A equipa Aventura Social, representada pela Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos participou no Meeting “Positive Youth Development (PYD) in the Context of Global Recession”, organizado pela “Society for Research in Child Development”, realizando uma comunicação sobre “Dream Teens: Powerful, responsible and participative adolescents”, no dia 24 de outubro de 2014 | Praga – República Checa.

Simpósio - Autolesão & Adolescência

A equipa Aventura Social, representada pela Professora Doutora Marta Reis participou no Simpósio “Autolesão & Adolescência – Castigar o corpo para aliviar a alma”, no Auditório Carvalho Guerra, Universidade Católica organizado pela Mil Razões, participando no painel: Conhecer o Problema e realizando uma comunicação sobre “Jovens Portugueses e Comportamentos autolesivos”, no dia 18 de outubro de 2014 | Porto.

Encontro “Pensar a Saúde Mental”

A equipa Aventura Social, representada pela Professora Doutora Lúcia Ramiro participou no Encontro “Pensar a Saúde Mental”, no Auditório do Centro de Artes de Sines, organizado pelo Município de Sines, participando no I painel: Da Infância à Juventude – boas práticas e realizando uma comunicação sobre “Os Comportamentos de Saúde nos Jovens Portugueses”, no dia 10 de outubro de 2014 | Lisboa.

1ª Conferência de Enfermagem de Saúde Mental na Infância e Adolescência

A equipa Aventura Social, representada pela Dr.ª Teresa Santos participou na 1ª Conferência de Enfermagem de Saúde Mental na Infância e Adolescência, no Centro Hospitalar Lisboa Central, organizada pela NESMIA (Núcleo de Enfermagem em Saúde Mental na Infância e Adolescência), realizando uma comunicação sobre "Ambientes Promotores do Desenvolvimento: Creches e Escolas Violentas", nos dias 2 e 3 de outubro de 2014, no Hospital D. Estefânia | Lisboa.

I Seminário de Atividade Física, Nutrição e Saúde

A equipa Aventura Social, representada pela Dr.º Teresa Santos participou no I Seminário de Atividade Física, Nutrição e Saúde organizado entre o Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar Cova da Beira e o Departamento de Ciências do Desporto / Universidade da Beira Interior – CIDESD, realizando uma comunicação sobre “A Importância da Comunicação na Prevenção da Obesidade Infantil” – Como falar com os jovens?, no dia 25 de setembro de 2014, no Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde – UBI | Covilhã.

Young People and Sexual Health Meeting of Public Policy Exchange

A equipa Aventura Social, representada pelas Profª Doutora Lúcia Ramiro e Profª Doutora Marta Reis participou no simpósio  -  “Young People and Sexual Health: Reducing Risky Behaviour through Education and Empowerment” organizado pela Public Policy Exchange, no dia 23 de setembro de 2014, em Bruxelas.

2º Congresso Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses

A Equipa Aventura Social no 2ª Congresso da Ordem dos Psicólogos – 9 a 13 setembro de 2014.

Ação de Sensibilização – Sobre Prevenção de Dependências e Afectos e Sentimentos

A equipa Aventura Social, representada pela Dr.ª Cátia Branquinho e pela Profª Doutora Marta Reis participou no Projeto Mais S@ude Juvenil da Junta de Freguesia de Camarate realizando uma ação de sensibilização sobre a Prevenção de Dependências e outra sobre Afectos e Sentimentos. Estas sessões realizaram-se na Junta de Freguesia de Camarate, nos dias 5 e 8 de agosto de 2014.

Conferência Saúde e Comportamento

Desafios da saúde em contexto de adversidade social
Submissão de Posters até 10 de Setembro de 2014 - saudecomportamento2014@gmail.com
— em Universidade Lusíada de Lisboa.

Inovação, Investigação, e Desenvolvimento para conseguir ultrapassar o "escritório"

 

 

 

The 5th ENSEC Conference

 

Siga-nos também na nossa página do facebook

https://www.facebook.com/5thensecconference

Revista Psicologia da Atualidade

Última Edição - Revista Psicologia da Atualidade

Apresentação Pública da Avaliação da Lei 60/2009

No dia 16 de junho, pelas 14.30h, no Auditório da Escola Secundária Vergílio Ferreira, em Lisboa a Direção-Geral da Educação realizou a Sessão de Apresentação Pública do Estudo de Avaliação do Impacto da Lei n.º 60/2009, de 6 de agosto. A Sessão foi presidida pelo Senhor Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário. O estudo realizado esteve a cargo da Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde, coordenado pela Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos e constituído pelos seguintes elementos: Professor Doutor Pais Ribeiro, Professora Doutora Isabel Leal, Professora Doutora Marta Reis, Professora Doutora Lúcia Ramiro e Equipa Aventura Social.

 

  

Para ver as notícias na integra:

http://www.noticiasaominuto.com/pais/235610/professores-temem-atrasos-na-educacao-sexual

http://www.publico.pt/sociedade/noticia/escolas-receiam-retrocessos-na-educacao-sexual-1650596

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Educacao/Interior.aspx?content_id=3979244

http://zap.aeiou.pt/alunos-estao-cansados-das-aulas-de-educacao-sexual-32536

HBSC Meeting in Olomouc, Czech Republic, junho 2014

A equipa Aventura Social, representada pela Drª Teresa Santos e pela Drª Diana Frasquilho participou na reunião do HBSC - Health Behaviour in School-aged Children (que reúne os 43 países que fazem parte deste estudo), realizada nos dias 4 a 6 de junho em Olomouc, na República Checa.

 

 

     

Ação de Sensibilização – Estilos de Vida Saudáveis com Jovens

A equipa Aventura Social, representada pela Profª Doutora Inês Camacho participou numa sessão de sensibilização que se realizou na Escola Escola Frei Luis de Sousa, no dia 4 de junho de 2014 em Almada. A sessão foi realizada para os alunos de 7º e 8º anos de escolaridade sobre variados temas da Adolescência, cujo objetivo principal foi sensibilizar o adolescente quanto aos comportamentos relacionados com esta fase da sua vida.

13th ESC Congress - Challenges in Sexual and Reproductive Health

A equipa Aventura Social, representada pelas Profª Doutora Lúcia Ramiro, Profª Doutora Marta Reis e Profª Doutora Margarida Gaspar de Matos, participou no 13th ESC Congress - Challenges in Sexual and Reproductive Health, realizado entre os dias 28 e 31 maio de 2014 em Lisboa | Portugal.
Realizando a seguinte comunicação: Sexuality education in Portugal: students, teachers and principals perspectives.

Encontros Regionais de Promoção e Educação para a Saúde

A equipa Aventura Social, representada pela Profª Doutora Marta Reis, participou nos Encontros Regionais de Promoção e Educação para a Saúde, realizados nos dias 26 e 27 de maio e 2 de junho de 2014, na Escola Secundária Carolina Michaelis no Porto; na Escola Secundária Alves Martins em Viseu e na Direção de Serviços da DGEstE- Algarve em Faro | Portugal.
Realizando a seguinte comunicação: Avaliação da Lei n.º 60/2009 (6 de agosto) regulamentada pela Portaria n.º 196-A/2010 (9 de abril).

Dream Teens! Os resultados das candidaturas já sairam!

Informamos todos os jovens que se candidataram ao Projeto Dream Teens que os resultados já sairam. Por isso, confirmem por favor o vosso email!
Parabéns aos jovens selecionados e que vão participar na equipa Dream Teens!
Contamos com as vossas ideias!

Encontro Regional de Promoção e Educação para a Saúde

A equipa Aventura Social, representada pela Profª Doutora Doutora Marta Reis, participou no Encontro Regional de Promoção e Educação para a Saúde, realizada no dia 20 de maio de 2014, na Escola Secundária Eça de Queirós em Lisboa | Portugal.
Realizando a seguinte comunicação: Avaliação da Lei n.º 60/2009 (6de agosto) regulamentada pela Portaria n.º 196-A/2010 (9 de abril).

VI Jornadas do Serviço de Pediatria: Medicina Materno-Infantil/ Presente e Futuro

A equipa Aventura Social, representada pelas Profª Doutora Lúcia Ramiro e Profª Doutora Marta Reis, participou nas VI Jornadas do Serviço de Pediatria: Medicina Materno-Infantil/ Presente e Futuro, realizada no dia 16 de maio de 2014 em Guimarães | Portugal.
Realizando a seguinte comunicação: A Sexualidade na Pediatria – do Berço à Adolescência.

Campo Aventura SPE – Radical Estatística

A equipa Aventura Social, representada pela Profª Doutora Inês Camacho participou num debate sobre a Estatística em Ambiente Radical, realizada no dia 10 de maio de 2014 em Óbidos | Portugal.

Missão X - Treina como um Astronauta

A equipa Aventura Social, representada pela Profª Doutora Inês Camacho participou numa palestra sobre Prepara-te como um astronauta para cumprires a tua missão! A alimentação, o treino e o sono fazem a diferença, realizada no dia 9 de maio de 2014 no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva.

A Escola na Visão dos Adolescentes Portugueses

A equipa Aventura Social, representada pela Drª Teresa Santos e Drª Diana Frasquilho participou numa conferência sobre a Escola na Visão dos Adolescentes Portugueses, realizada no dia 9 de maio de 2014 na EB 2,3 Roque Gameiro – Agrupamento de Escolas Pioneiras da Aviação Portuguesa.
 

 

10 Anos de Investigação - Aventura Social (2004-2014)

 

Clique aqui para ver os 10 Anos de Investigação - Aventura Social (2004-2014)

"Dream Teens" já chegou!

Desta vez é o nosso embaixador Nuno Barreto, atleta olímpico da vela, que te desafia a fazeres parte do Dream Teens! Já te inscreveste?

Dá voz às tuas ideias!
www.dreamteens.aventurasocial.com

 

O "Dream Teens" já chegou!

Dream Teens - Embaixadores do Projeto

Boss AC Embaixador do Dream Teens - Clica aqui para veres o que ele tem para te dizer!

Jorge Serafim Embaixador do Dream Teens - Clica aqui para o ouvires!

Sílvia Alberto Embaixadora do Dream Teens - Clica aqui e vê o que ela te vai dizer!

Nuno Barreto Embaixador do Dream Teens - Clica aqui para o ouvires!

Estudo «30 anos, 30 mitos do VIH/Sida»

A equipa Aventura Social, representada pela Profª Marta Reis participou na conferência realizada para a apresentação do Estudo «30 anos, 30 mitos do VIH/Sida», realizada no dia 11 de abril de 2014 em Lisboa| Portugal

Consulte aqui a noticia sobre o estudo

Espaço Jovem, 20 anos de estórias. Que futuro?

A equipa Aventura Social (Profª Lúcia Ramiro e Profª Marta Reis) participou na conferência Espaço Jovem, 20 anos de estórias. Que futuro?, realizada no dia 7 de março de 2014 no Porto| Portugal.
Realizando as suas comunicações no painel sobre Sexualidade e Planeamento Familiar: contexto nacional.

O "Dream Teens" já chegou!

Sílvia Alberto, apresentadora de televisão, é também embaixadora do Dream Teens!
Convida-te a seres parte desta rede de jovens e a dares, tal como ela, voz às tuas ideias!

Junta-te a nós! www.dreamteens.aventurasocial.com

 

 

"Dream Teens" já chegou!

Desta vez é o nosso embaixador Nuno Barreto, atleta olímpico da vela, que te desafia a fazeres parte do Dream Teens! Já te inscreveste?

Dá voz às tuas ideias!
www.dreamteens.aventurasocial.com

 

Dream Teens - Reportagem TVI

Dream Teens - Reportagem TVI

Clica aqui para veres o video

O Dream Teens já chegou!

Tal como o músico Boss AC - Oficial também o humorista e contador de histórias Jorge Serafim se junta ao grupo de embaixadores do Dream Teens e te convidam a fazer parte desta equipa!

 

O "Dream Teens" já chegou!

Estão abertas as candidaturas para dares voz às tuas ideias! Basta ires a: www.dreamteens.aventurasocial.com e enviares a tua candidatura.

Fica atento aos jornais da TVI.

Projeto Dream Teens

Reportagem no Jornal de Letras, Artes e Ideias

A Professora Margarida Gaspar de Matos fala-nos sobre como saber usar as novas tecnologias.
Reportagem integrada no trabalho publicado no Livro "Nascidos Digitais".

 

10º CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA DA SAÚDE

A equipa Aventura Social participou no 10º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde – “Tedências em Psicologia da Saúde: Contextos e Interdisciplinaridades”, realizado nos dias 6 a 8 de fevereiro, no Porto na Universidade Fernando Pessoa.

A equipa realizou o seguinte simpósio no congresso: 

SIMPÓSIO: ESTADO DA NAÇÃO E RESPOSTAS PSICOSSOCIAIS À CRISE NA ÁREA DA SAÚDE

Chair: Teresa Santos
Comentário de: Margarida Gaspar de Matos, PhD

Apresentação 1

Como é que o desemprego nos afeta lá em casa?
1Diana Frasquilho*; 2Margarida Gaspar de Matos, PhD ; 3Tânia Gaspar, PhD; 4J.M. Caldas de Almeida, MD, PhD

Apresentação 2

Adolescentes com Doença Crónica: Dados do Estudo HBSC/OMS e de Amostra Clínica
Teresa Santos*1, Margarida Gaspar de Matos, PhD2, Maria Celeste Simões, PhD3, Helena Fonseca, PhD4, Maria do Céu Machado, PhD4

Apresentação 3

Savoringe Saúde – Qual a relação entre ambos e como podemos desenvolver um, promovendo o outro
Paulo Gomes*1, Maria Celeste Simões, PhD2 , Margarida Gaspar de Matos, PhD3

Apresentação 4

Isolamento Social na Adolescência: Efeitos da Crise nas Relações Interpessoais dos Adolescentes Portugueses
Gina Tomé1,2,3, Margarida Gaspar de Matos1,3,4

Defesa de Doutoramento

Defesa de Doutoramento - Parabéns à Professora Doutora Izabel Baptista

 

É com enorme satisfação que a equipa Aventura Social felicita a nova doutorada da FMH, Professora Doutora Izabel Baptista pela conclusão do seu Doutoramento em Ciências da Educação - Educação para a Saúde, com uma tese onde reflete sobre o percurso da Educação para a Saúde em Portugal desde os anos 90. Esperamos continuar a contar consigo, estamos orgulhosos do seu percurso e tenacidade. Parabéns de toda a equipa!

 

Feliz Natal e um Bom Ano de 2014

Developmental HIA at theroundtable - OMS/MS/DGS/INSA - 12 | 13 dezembro 2013

A Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, a equipa Aventura Social e a Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde participaram no dia 12 e 13 dezembro de 2013, em Lisboa, no Developmental HIA at theroundtable organizado pela OMS, Ministério da Saúde, DGS e INSA realizando uma apresentação sobre a Lei 60/2009 (6 de agosto) com a portaria 196-A/2010 (9 de abril).

EiP 2013 -The Excellence in Paediatrics Conference

A Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos e a equipa Aventura Social participaram no EiP, 2013 – The Excelence in Peadiatrics Conference, realizado nos dias 4 a 7 de dezembro de 2013 em Doha|Qatar.

  

  

Lançamento do Livro: "O Sono e a Medicina do Sono

O Livro "O Sono e a Medicina do Sono" foi lançado no Rio de Janeiro a 22 de Novembro, aquando da realização do Congresso Brasileiro de Sono e do Simpósio Luso Brasileiro de Sono.

Desejamos que seja igualmente um sucesso em terras Brasileiras e Portuguesas.

Evento "O que pensamos, dizemos e fazemos"

A equipa Aventura Social este presente no evento "O que pensamos, dizemos e fazemos em promoção da saúde - Encontro de parceiros de Plataforma de Saúde na escola" (Câmara Municipal de Cascais, 28 Novembro de 2013)
Realizando a seguinte comunicação: O que queremos mostrar com o que fazemos - Ganhes e Impactes em Saúde com Teresa Santos.

Press Release for World AIDS day


Lançamento do Livro “Nascidos Digitais: Novas Linguagens, Lazer e Dependências”

A Equipa Aventura Social, vai realizar no dia 9 de novembro a apresentação do Livro “Nascidos Digitais: Novas Linguagens, Lazer e Dependências”, às 15H na Livraria Ferin, Rua Nova do Almada 70-74 (ao Chiado).

Esperamos que possa partilhar connosco mais este momento.

HBSC Meeting in Toulouse, França, outubro 2013

A equipa Aventura Social participou na reunião do HBSC (que reúne os 43 países que fazem parte deste estudo) e num seminário sobre “European Perspectives on Social Participation and Inclusion of Adolescents with Chronic Conditions at School”, realizada nos dias 30 de outubro a 2 de novembro em Toulouse, na França.

A equipa portuguesa realizou as seguintes comunicações no seminário:
Teresa Santos (HBSC-Portugal): Individual factors related to chronic condition in Portuguese Adolescents: Highlights from the HBSC/WHO Study.
Diana Frasquilho (HBSC-Portugal): Parental Employment Status Influence on Pursuing Education: findings from the Portuguese HBSC/WHO.

  

      

Eleições - Ordem dos Psicólogos (18 de outubro 2013)

É oficial: 
Há uma lista alternativa à Ordem dos Psicólogos Portugueses.
A OPP, e a classe que representa, merecem uma lista plural que se diferencia pela diferença de princípios.
 
Sem negar o que foi alcançado até agora, mas defendendo que a alternância deve representar uma maior proximidade face a TODOS os Psicólogos, assumimos a vontade de traçar um novo rumo, guiados pelo candidato a bastonário Rui Abrunhosa Gonçalves. 

Provas de Agregação da Professora Celeste Simões

 

Provas de Agregação da Professora Celeste Simões | 4 de outubro 2013

É com enorme satisfação que a equipa Aventura Social felicita a Professora Doutora Celeste Simões pelo seu trabalho e empenho nas provas de agregação efetuadas na Universidade de Lisboa. Esperamos continuar a contar consigo, com a sua companhia, energia, tenacidade e generosidade! Parabéns de toda a equipa!

II Congresso Ibero-Americano/III Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde

A Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos e a equipa Aventura Social participaram no II Congresso Ibero-Americano/III Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde, realizado nos dias 4, 5 e 6 de julho de 2013 em Faro|Portugal.

Realizando uma Conferência e um Simpósio. 

Conferência realizada pela Professora Margarida Gaspar de Matos - "Projectos de Investigação e Intervenção na Rede dos Países Ibero-Americanos”.

 

Simpósio - "Vulnerabilidades, trunfos e desafios na saúde em tempos de crise e uma reflexão sobre vulnerabilidades nos dados do Estudo HBSC da OMS" - realizado por Diana Frasquilho, Teresa Santos, Lúcia Canha, Paulo Gomes e Catarina Matos.

 

HBSC Meeting in St. Andrews, Escócia, junho 2013

A Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, responsável pelo Estudo HBSC - Health Behaviour in School-aged Children em Portugal e a equipa Aventura Social participaram na reunião do HBSC (que reúne os 43 países que fazem parte deste estudo), realizada nos dias 18 a 21 de junho em St. Andrews, na Escócia.

                                                                                                                  

Lançamento de duas brochuras - Projeto Riche e Tempest

A equipa Aventura Social acaba de lançar duas novas brochuras.

Brochura Projeto Riche - Trajetórias para a Saúde da Criança e do Adolescente em Portugal.

Brochura Projeto Tempest - Enfrentando Tentações: Estratégias de Autorregulação na Promoção dos Comportamentos Saudáveis dos Adolescentes

Faça o download das brochuras na nossa secção - Publicações.

I Jornada Jovens e Comportamentos de Risco

A equipa Aventura Social participou na I Jornada Jovens e Comportamentos de Risco promovida pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, que decorreu no dia 18 junho de 2013, no Auditório Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa.
A Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos realizou a seguinte comunicação: “As trajetórias (mais ou menos) arriscadas dos adolescentes portugueses nos últimos 15 anos: Agora fazemos o quê?”.

 

Riche - European Child Health Conference | maio 2013

A equipa Aventura Social participou na European Child Health Conference, realizada nos dias 30 e 31 de maio de 2013, em Dublin.

Realizando as seguintes comunicações:
Chronic Illness in Adolescence - Results from the HBSC/WHO StudySantos, T., Matos, M.G., Simões, C., Fonseca, H., Machado, M.C.

Parental Emplyment Status and Psychological Well-being in Schoolchildren: Data from the Portuguese HBSC/WHO study- Frasquilho, D., Gaspar de Matos, M., Gaspar, T., Caldas-de-Almeida, J. M. 

Festa de Lançamento da CASA ESTRELA DO MAR

A FÁBRICA DO BRAÇO DE PRATA, hoje (6 DE JUNHO), a partir das 17h, vai acolher a ASSOCIAÇÃO CASA ESTRELA DO MAR, na festa de lançamento do NOVO CENTRO TERAPÊUTICO PARA ADOLESCENTES E FAMÍLIAS.

Psicólogos, Psiquiatras, Sociólogos, Músicos, Escritores, Humoristas, entre outros, juntam-se para debater e partilhar opiniões e representações da Adolescência. Esta iniciativa visa a angariação de fundos para a construção do novo centro terapêutico para adolescentes e famílias de Lisboa.

PROGRAMA:
17h - Live graffiti com José Carvalho - Venha experimentar! (Pátio da Fábrica)
19h - Debate "Adolescência: Problema ou Solução? com Prof. Dr. Daniel Sampaio, Prof.ª Dr.ª Margarida Gaspar de Matos e Prof.Dr. Nuno Nabais (Sala Prado Coelho)
22h - Concerto MXM - com convidados (Sala Prado Coelho)
00h - After-party 80's com DJ (Caverna Platão)

Apareça!!!

Defesa de Doutoramento

Defesa da tese de doutoramento - Parabéns à Professora Doutora Lúcia Ramiro

É com enorme satisfação que a equipa Aventura Social felicita a Professora Doutora Lúcia Ramiro pelo seu trabalho e dedicação na conclusão do seu Doutoramento pela Universidade Técnica de Lisboa. Esperamos continuar a contar consigo, com a sua companhia, energia, tenacidade, generosidade e humor! Parabéns de toda a equipa!

...e a seguir a celebração!!!

Mestrado em Saúde do Adolescente - Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

I Congresso Mundial de Comportamentos Infanto-juvenil

 

A “Aventura Social” esteve presente no I Congresso Mundial de Comportamentos Infanto-juvenil, entre os dias 23, 24 e 25 de maio de 2013 em Viseu.

Realizando uma Conferência Plenária, dois Simpósios e um Workshop.

Conferência Plenária realizada pela Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos – “The importance of communication in the field of health promotion”

 

Simpósio 1: Protection and Risk Factors in Portuguese Adolescents and Young – HBSC, SSREU, OSYS and Tempest studies
Mafalda Ferreira, Diana Frasquilho, Teresa Santos, Gina Tomé, Marta Reis e Lúcia Ramiro

Simpósio 2: Resilience, Health and Vulnerabilities – between the theory and practice
Ana Fonseca, Celeste Simões, Paula Lebre, Lúcia Canha e Paulo Gomes

Workshop – Social Adventure and Health
Margarida Gaspar de Matos, Mafalda Ferreira, Gina Tomé, Marta Reis, Lúcia Ramiro, Teresa Santos e Diana Frasquilho.

Defesa de Doutoramento

Defesa da tese de doutoramento - Parabéns à Professora Doutora Mafalda Ferreira

É com enorme satisfação que a equipa Aventura Social felicita a Professora Doutora Mafalda Ferreira pelo seu trabalho e dedicação na conclusão do seu Doutoramento pela Universidade Técnica de Lisboa. Esperamos continuar a contar consigo, com a sua companhia, energia, tenacidade e generosidade! Parabéns de toda a equipa!

Palavra de Cidadã de Margarida Gaspar de Matos

A especialista em saúde mental e promoção da saúde fala sobre o curso que tem tomado a vida dos portugueses e conclui: "este clima faz mal à saúde"."

 

"Portugal está a atravessar uma fase difícil que aliás ocorre um pouco por toda a Europa. A nível nacional a dinâmica da vivência desta crise, não está a conseguir um clima de coesão social, antes pelo contrário está a fomentar um clima de desagregação das redes sociais de apoio, do suporte social e das expectativas dos cidadãos face ao futuro. O clima é em geral depressivo e de alienação - as vidas dos cidadãos perderam a esperança, perderam o sentido, perderam o poder, perderam as regras, perderam as raízes culturais e isolaram-se socialmente.


Este clima " faz mal à saúde" e, no estudo HBSC da OMS (www.hbsc.org ) que espero conseguir fazer de novo em 2014 (apesar da crise), eu temo bem que a saúde dos jovens que vinha claramente a melhorar desde 2002, tenha dado um trambolhão, o que é lamentável: lamentável porque é a saúde dos jovens que saí prejudicada, porque são anos de politicas inovadoras a sucumbirem à "crise" e porque depois desta "má onda" será muito difícil a recuperação da confiança dos cidadãos no futuro e será mais difícil a revalorização da sua saúde, da sua educação, do seu bem estar e da sua crença na justiça social.

Diariamente confronto-me com jovens alunos universitários que pela primeira vez em duas décadas me apontam a "crise", o "desemprego", a "pobreza" e a "falta de expectativas" como uma prioridades nas suas preocupações, evidenciando um enorme desalento face aos seus futuros e ao papel que a educação pode ter nesse futuro.

Neste momento o meu maior exercício de cidadania é criar junto destes jovens uma "distância histórica e estética", que dimensione este período das suas vidas e da história de Portugal e da Europa, devolvendo-lhes assim a perspectiva de que as sociedades evoluem por vagas, e esta é apenas uma "má vaga" que temos que tentar ultrapassar, com o optimismo e energia possíveis.

Contudo estes períodos históricos comportam vários tipos de perigos que temo bem venham a ser o nosso próximo desaire. Por um lado há um terreno fecundo e favorecedor do aparecimento de totalitarismos políticos, sociais, económicos ou religiosos; por outro lado há a emersão de cidadãos medíocres e oportunistas que "em nome da crise" delapidam (ainda mais) o nosso bem estar diário, por exemplo nos nossos locais de trabalho, na mira de um "pequeno poder" que nunca conseguiriam ter numa sociedade urbana e estabilizada. Os "pequenos poderes" dos medíocres, invejosos e oportunistas da crise, são uma praga tão grande como a "crise" em si. 

O meu segundo exercício de cidadania é combater diariamente estes " pequenos poderes", que fazem Portugal regressar a um feudalismo, a uma iniquidade, a uma sujeição à prepotência, a uma discriminação, a uma perseguição que pensei não iríamos mais viver num pais europeu desenvolvido.

Os cidadãos estão debilitados e a precisar de uma réstea de esperança. Se os portugueses não mantêm uma coesão social ficam mais à mercê das consequências da crise, dos "totalitarismos" e ainda da acção dos "oportunistas da crise"

Para mim a promoção da coesão social seria a solução. A solução económica tem de ser centrada nas pessoas, nos seus sonhos e nas suas vidas. Se os portugueses deixam de sonhar a sua saúde fica debilitada e o seu pais também." 

Ler mais : http://visao.sapo.pt/palavra-de-cidada-de-margarida-gaspar-de-matos=f724533

Lançamento do Livro "Aventura social no CED"

 

A Equipa Aventura Social, vai realizar no dia 11 de abril a apresentação do Livro"Aventura social no CED", às 12H na Universidade Lusíada.

Esperamos que possa partilhar connosco mais este momento.

NOVO ESTUDO: Comportamentos de saúde dos jovens universitários

 

A equipa Aventura Social (FMH/UTL) tem o prazer de o convidar a participar num estudo:”Comportamentos de saúde dos jovens universitários”.

Se é estudante universitário, participe: 
http://www.fmh.utl.pt/inqueritos/index.php?sid=26697&newtest=Y&lang=pt

Agradecemos o seu contributo para a investigação científica, PARTICIPANDO e DIVULGANDO este link junto de potenciais interessados (estudantes universitários).

Obrigada.

EQUIPA AVENTURA SOCIAL

Lançamento Manual Tempest

 

No dia 31 janeiro de 2013 a Equipa Aventura Social realizou o lançamento do Manual Tempest, com o apoio do Instituto Português do Desporto e da Juventude (SEDJ).

Tempest Meeting in Utrecht, The Netherlands

 

A equipa Aventura Social participou na Reunião do Projeto Tempest (Temptations to eat moderated by personal and environmental self-regulation tools), realizada nos dias 24 e 25 de janeiro de 2013, em Utrecht - Holanda. 

 

   

   

 

 

Projeto Europeu TEMPEST - CONVITE

Defesa de Doutoramento

Defesa da tese de doutoramento - Parabéns à Professora Doutora Marta Reis

É com enorme orgulho que a equipa Aventura Social felicita a Professora Doutora Marta Reis pelo seu trabalho, dedicação e excelência na conclusão do seu Doutoramento pela Universidade Técnica de Lisboa.

Esperamos continuar a contar sempre com a sua companhia, competência, generosidade e carinho!
Parabéns de toda a equipa!

                                O Grande Momento....

    

     

      No fim uma Grande Celebração....

  

 

 

 

Experiências Sexuais Não Desejadas – ESTUDO

 

 

A equipa Aventura Social (FMH/UTL) tem o prazer de o convidar a participar num estudo:”Experiências Sexuais Não Desejadas nos Jovens em Portugal”.

Se tem 18 anos ou mais, participe: http://www.w-lab.de/estudo_ysav.html

 

Agradecemos o seu contributo para a investigação científica, PARTICIPANDO e DIVULGANDO este link junto de potenciais interessados.

Obrigada.

EQUIPA AVENTURA SOCIAL

Projeto RICHE

 

Nos dias 2021 e 22 de Novembro de 2012 decorreu em Lisboa (Universidade Técnica de Lisboa Palácio Burnay, Rua da Junqueira) a Assembleia Geral do Projeto RICHE (7º Programa Quadro).

RICHE é um projeto Europeu do 7º Programa Quadro onde atualmente participam cerca de 20 países europeus entre os quais Portugal através da Equipa do Projeto Aventura Social, da Universidade Técnica de Lisboa, com a coordenação pela Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos.

Um dos  objetivos do projeto é criar uma plataforma onde investigadores, políticos e profissionais partilhem conteúdos relacionados com a saúde das crianças e adolescentes na Europa ajudando a definir trajetórias para a investigação e ação nesta área. Pretende-se que tal plataforma seja interativa, sustentável e que abranja a diversidade e fragmentação dos estudos acerca da saúde infanto-juvenil, contribuindo de forma eficaz para responder às necessidades das crianças e adolescentes na Europa.  

A saúde infanto-juvenil na Europa é alvo de diversas investigações mas a partilha dos resultados é limitada. Esta plataforma permitirá uma disseminação eficaz junto de investigadores, especialistas, políticos e outros intervenientes de  respostas mais eficazes a questões complexas relacionadas com a saúde infanto-juvenil, tais como por exemplo o sedentarismo,  o excesso de peso/obesidade, a saúde mental, o consumo de substâncias, a saúde sexual, as redes sociais de apoio. A reunião contou com a presença de 30 investigadores de 20 países europeus, tendo sido discutidos os resultados dos diversos trabalhos realizados pelos países parceiros.

No dia 20 de Novembro, em simultâneo com a Assembleia, foi também celebrado o Dia Universal das Crianças, tendo sido ocorrido uma homenagem com espetáculos de música, dança e teatro realizados por crianças e adolescentes que contou com a presença do Exmo. Senhor Secretário de Estado do Desporto e Juventude, dos Coordenadores internacional e nacional do Projeto RICHE e de um Investigador Europeu especialista em matéria dos direitos das crianças e adolescentes, com  cobertura da comunicação social.

VIH/SIDA, Os desafios de hoje e do futuro

 

A equipa Aventura Social vai participar na conferência ABRAÇO - VIH/SIDA, Os desafios de hoje e do futuro, no dia 29 novembro de 2012 na Fundação Calouste Gulbenkian, realizando a seguinte comunicação: Que conhecimento tem a população? – Lúcia Ramiro & Equipa Aventura Social.
 

I Seminário Brincar em Portugal

A equipa Aventura social vai participar no I Seminário Brincar em Portugal - a psicologia e a pedagogia por detrás do brincar, a decorrer nos dias 23 e 24 novembro de 2012 em Leiria.
Realizando a seguinte comunicação: Let’s Play: Onde, Quando e Porquê?: A Urgência de Brincar nos Dias de Hoje... – Teresa Santos, Isa Figueira, Margarida Gaspar de Matos, Celeste Simões & Equipa Aventura Social.

XXIV Reunião Anual de Pediatria

 

O Centro Hospitalar do Porto (CHP), através do Departamento da Criança e do Adolescente e do Departamento da Mulher, vai organizar, entre os dias 18 e 21 de novembro, no Ipanema Park Hotel, a XXIV Reunião Anual de Pediatria. «Pediatria em Mudança» é o lema da reunião, que conta com o patrocínio científico da Sociedade Portuguesa de Pediatria e Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar.

A equipa Aventura social vai participar nesta reunião anual de Pediatria realizando a seguinte comunicação: “Panorama nacional do bullying” – Mafalda Ferreira

Consulte aqui o programa do evento

HBSC Meeting in Kosice, Slovakia

 

A Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, responsável pelo Estudo HBSC - Health Behaviour in School-aged Children em Portugal e a equipa Aventura Social participaram na reunião do HBSC (que reúne os 43 países que fazem parte deste estudo), nos dias 25, 26 e 27 de outubro em Kosice, na Eslováquia.

 

      

 

 

      

Estudo: Desafios e Inquietação no Mundo Moderno.

 

A equipa Aventura Social (FMH/UTL) tem o prazer de o convidar a participar num estudo: Desafios e Inquietação no Mundo Moderno.

Para participar anonimamente basta aceder aos links:
Parte A:
https://spreadsheets.google.com/spreadsheet/viewf



Parte B:
https://spreadsheets.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dEpQNWlHZDJBdWdLbmtMaDloanp6dWc6MQ


Atenção:
- Na Parte A do questionário: 

(a) se não frequentar nenhuma Instituição de Ensino Superior – preencha por favor a Instituição, o Curso, o Ano e o Nº de processo com XXXXXX; 
(b) se frequentar uma Instituição de Ensino Superior – preencha por favor, apenas, o nº de processo com XXXXX.


- Na Parte B do questionário:
(a) preencha por favor o Nome e o Nº de processo com XXXXXXX.

Agradecemos a sua participação e contributo para a investigação científica, divulgando estes links junto de potenciais interessados em participar.
Obrigada.
8ª Reunião Semi-Anual do Projeto Tempest

A equipa Aventura Social participou na 8ª Reunião Semi-Anual do Projeto Tempest (Temptations to eat moderated by personal and environmental self-regulation tools), realizada nos dias 13 e 14 de setembro de 2012, em Wroclaw - Polónia.

Nesta reunião foram discutidos vários aspetos relativos ao projeto e definidas metas no que diz respeito à entrega de relatórios e versão final de um Manual sobre estratégias de auto-regulações em crianças/adolescentes (a publicar brevemente).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RICHE

NOVO - Lançamento de mais um Livro da Aventura Social (E-Books)

A equipa Aventura Social lançou mais dois Livros!...

O Livro "Aventura Social: Promoção de Competências e do Capital Social para um Empreendorismo com Saúde na Escola e na Comunidade" (Vol.1 e Vol.2) é um e-book que teve um e-lançamento.

Para comprar os dois volumes utilize a plataforma da editora www.placebo.pt.
Os dois volumes só se podem comprar online ( acesso aos dois e-books)
Todos os autores que participaram nos respetivos volumes, vão ter acesso à sua chave pessoal.

Os leitores e autores que queiram ter um exemplar impresso podem pedir um "Print-On-Demand" à editora (www.placebo.pt).

Os autores são Portugueses, Espanhois, Moçambicanos, Brasileiros e de vários países da America Latina: Chile, Argentina, Cuba, Costa Rica, Uruguai....
Os livros são pois em Portugês e Castelhano.

 

Adquira online e divulgue.
 

 

 

19 de julho de 2012

 

 

 

 

 

 

 

"Fazer Escola Com Escolhas" - 19 julho 2012

A equipa Aventura Social, no dia 19 de julho de 2012, vai participar no evento do Programa Escolhas “Fazer Escola Com Escolhas” no ISCSP (Alto da Ajuda).

Irá realizar a seguinte comunicação: “Dez anos de Escolhas em Portugal: Quatro Gerações” - Margarida Gaspar de Matos, Celeste Simões & Isa Figueira

Consulte aqui o programa do evento

3as Jornadas de Pediatria de Aveiro e Viseu

A equipa Aventura Social vai participar na 3as Jornadas de Pediatria de Aveiro e Viseu, a decorrer entre 21 a 23 de Junho de 2012, no Hotel Montebelo em Viseu.
Realizando uma conferência sobre o Bulling, Mafalda Ferreira, Margarida Gaspar de Matos & equipa Aventura Social.

 Veja aqui o programa das Jornadas 

HBSC Meeting in Cambridge, UK

A equipa Aventura Social participou na reunião do HBSC (que reúne os 44 países que fazem parte deste estudo), nos dias 6, 7 e 8 de Junho de 2012 em Cambridge, no Reino Unido.

        

     

XI Congresso de Nutrição e Alimentação

A equipa Aventura Social participou no XI Congresso de Nutrição e Alimentação | NUTRIÇÃO: UMA BASE SUSTENTÁVEL DE SAÚDE, que decorreu nos dias 24 e 25 de Maio de 2012, no Centro de Congressos da Alfândega - Porto

A Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos realizou a seguinte comunicação: "Estilos de Vida Saudáveis – Os Jovens Portugueses de Norte a Sul".

 

Lançamento do Relatório Internacional HBSC/WHO em Copenhaga - Press release

No dia 2 de maio de 2012, em Copenhaga foi efetuado o lançamento do relatório internacional do estudo HBSC - Health Behaviour in School-aged Children, publicado pela Organização Mundial de Saúde.

 

WHO report reveals teenagers do not get a fair deal on health

Widespread inequalities mean that many young people in the WHO European Region and North America are not as healthy as they could be, according to a new report on the Health Behaviour in School-aged Children (HBSC) study, published by the WHO Regional Office for Europe.

Consulte o press release deste evento aqui

Publicação no Livro Sexually Transmitted Infections

Mais uma publicação científica realizada pela equipa Aventura Social no livro Sexually Transmitted Infections.

Consulte a nossa secção de Publicações e faça o download do nosso capítulo.

Artes performativas nas aulas da FMH

Hoje os alunos da Faculdade de Motricidade Humana tiveram uma aula diferente... em modo "jovem" com um complemento Ciência - Artes performativas.

Esta iniciativa decorreu nas aulas da Professora Margarida Gaspar de Matos e teve a colaboração do Grupo de Teatro Ibisco, Grupo de Jovens do Centro Paroquial S. Maximiliano Kolbe e com o Grupo de Jovens da SOLAMI.

 

     

      

      

      

      

 

Data: 9 maio de 2012

Evento Nacional de Recolha de Contributos para o Livro Branco da Juventude

A equipa Aventura Social vai participar no Evento Nacional de Recolha de Contributos para o Livro Branco da Juventude -
Conhecer para Agir, no dia 17 de Maio de 2012, no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.


Participando nos Workshops dos peritos - Margarida Gaspar de Matos, Celeste Simões e equipa Aventura Social.

 

Para aceder ao programa da evento consulte aqui o site

 

A iniciativa Livro Branco sobre a Juventude, dinamizada pela Secretaria de Estado do Desporto e Juventude (SEDJ), visa mobilizar a participação juvenil e as instituições intervenientes das políticas de juventude na elaboração de um Documento a nível nacional que defina uma Estratégia Global e um plano de acção na área da Juventude.

 
O Observatório Permanente de Juventude (OPJ-ICS), em parceria com a SEDJ, está a organizar um evento a nível nacional onde serão sistematizados e discutidos os contributos para o Livro Branco da Juventude, quer por parte da “sociedade civil” (cuja recolha foi da responsabilidade da SEDJ), quer por parte de investigadores com trabalho científico sobre as realidades juvenis em Portugal e na Europa.
 
Este evento, designado Conhecer para agir – contributos para o Livro Branco da Juventude, terá lugar no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, ao longo do dia 17 Maio 2012.
 
O OPJ irá associar a este evento 9 workshops de peritos, em diferentes áreas de atuação e conhecimento, com 1h e 30 m cada, em formato de seminário fechado. Estes workshops têm o objetivo transversal de cruzar os resultados obtidos na primeira fase de recolha de contributos da “sociedade civil”, com o património de conhecimento produzido pelas ciências sociais, mas também de outras disciplinas, acerca da juventude. Pretende-se que em cada workshop os peritos discutam tendências e cruzem saberes com o objetivo de identificar lacunas e formular sugestões que possam ser equacionadas no plano de acção na área da Juventude.
 
Para cada sessão, integralmente organizada, gravada e dirigida por um relator (responsável por redigir o contributo resultante da discussão ocorrida na sessão), um conjunto de 5-6 peritos na área serão convidados a debater e a acordar num conjunto de contributos, segundo um guião cujos principais eixos seriam: (i) saberes acumulados/tendências; (ii) temas emergentes/em aberto; (iii) oportunidades e constrangimentos; (iv) sugestões/recomendacções.
 
Os resultados obtidos nos workshops de peritos, depois de devidamente revistos por todos os participantes, constituirão a base para uma publicação em livro contendo os contributos das Ciências Sociais para o Livro Branco da Juventude.
XXIII Encontro Nacional de Psiquiatria da Infância e Adolescência

A equipa Aventura Social vai participar no XXIII Encontro Nacional de Psiquiatria da Infância e Adolescência, "Novas Concepções da Psicopatologia: da Compreensão à Intervenção", a decorrer entre 16 a 18 de Maio de 2012, no Hotel Meliá dos Capuchos - Costa da Caparica.

Realizando uma comunicação na mesa redonda intitulada "Psicopatologia e Relações Sociais": Mafalda Ferreira, Gina Tomé, Inês Camacho, Margarida Gaspar de Matos & equipa Aventura Social.

Consulte aqui o folheto deste Encontro
 

6º Congresso Nacional de Medicina do Adolescente

A equipa Aventura Social vai participar no 6º Congresso Nacional de Medicina do Adolescente, a decorrer entre 16 a 18 de Maio de 2012, na Quinta das Lágrimas em Coimbra.

Realizando a seguinte comunicação: Educação Sexual na Adolescência - que estratégias: Lúcia Ramiro, Marta Reis, Margarida Gaspar de Matos & equipa Aventura Social.



Para aceder ao programa da conferência ou realizar a sua inscrição consulte o site
http://6medicinadoadolescente.admeus.net/ 

Apresentação dos resultados internacionais do estudo HBSC 2010

(Faça o download do relatório internacional aqui

A Professora Margarida Gaspar de Matos, a Professora Celeste Simões e a equipa Aventura Social da Universidade Técnica de Lisboa, realizaram no dia 2 de Maio de 2012, no Centro de Medicina Desportiva em Lisboa, a apresentação de alguns dados internacionais do estudo "Health Behaviour in School-aged Children 2010″.

Veja aqui a comunicação

     

       

      

 

Comunicação Social:

Adolescentes com mais stress e mais gordos– TVI (http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/adolescentes-alunos-stress-estudo-obesidade-tvi24/1345170-4071.html)

Adolescentes portugueses entre os que mais sofrem de excesso de peso– Público
(http://www.publico.pt/Sociedade/adolescentes-portugueses-entre-os-que-mais-sofrem-de-excesso-de-peso-15443644)

Jovens portugueses comem mais fruta e fumam menos – DN(http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=2452186)

Jovens portugueses com melhor alimentação e menos exercício físico– JN
(http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Saude/Interior.aspx?content_id=2452295)

Jovens portugueses praticam menos exercício– CM
(http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/jovens-portugueses-praticam-menos-exercicio)

Adolescentes portugueses entre os que mais sofrem de excesso de peso – cenáriomt.com.br
(http://www.cenariomt.com.br/noticia.asp?cod=186802&codDep=17)

Prostituição na adolescência– Educare
(http://www.educare.pt/educare/Atualidade.Noticia.aspx?contentid=7803CC2A4F3BCDD9E0400A0AB8002555&opsel=1&channelid=0)


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

I Conferência Online de Educação Sexual

A equipa Aventura Social vai participar na I Conferência Online de Educação Sexual, a decorrer entre 2 a 4 de Maio de 2012.

Realizando a seguinte comunicação: A educação sexual na adolescência - Marta Reis, Lúcia Ramiro, Margarida Gaspar de Matos & equipa Aventura Social.

Para aceder ao programa da conferência ou realizar a sua inscrição consulte o site

http://www.coes2012.com/

13th World Congress on Public Health in Addis Ababa, Ethiopia

A equipa Aventura Social vai participar no 13th World Congress on Public Health in Addis Ababa, Ethiopia, a decorrer entre 23 a 27 de Abril de 2012.

Realizando a seguinte comunicação:

Communication and Information About “Safer Sex”: Intervention Issueswithin communities of African Migrants Living in Poorer Neighborhoods in Portugal |Margarida Gaspar de Matos, Tania Gaspar, Bruce Simons-Morton, Marta Reis, Lúcia Ramiro.

"Afirmar os Psicólogos"- 1º Congresso Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses

Vai ser um momento histórico para os psicólogos e para a Psicologia em Portugal. É já na próxima semana, de 18 a 21 de Abril, que quase dois mil psicólogos se vão reunir no Centro Cultural de Belém, pela primeira vez, enquanto classe, no 1º Congresso Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

A equipa Aventura Social vai estar presente realizando as seguintes comunicações:

No dia 19 de Abril

Orador Convidado:

Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos (12h15 às 13h00) – “Regresso ao futuro: Activação de recursos enquanto aposta do(a)s cidadãos e do(a)s psicólogo(a)s em tempos de crise”.

 

Comunicações, Projetos & Ideias

Painel – Saúde em Crianças e Jovens (9h00 -11h00) (Mesa 3)

KIDSCREEN - Qualidade de Vida em Crianças e Adolescentes | Ferreira, Mafalda; Gaspar de Matos, Margarida; Gaspar, Tânia

Uma Aventura Social: Saúde da Criança e do Adolescente | Gaspar, Tania; Simões, Celeste; Gaspar de Matos, Margarida

Projecto Europeu TEMPEST – Auto-Regulação para a Prevenção da Obesidade em Crianças e Adolescentes |Santos, Teresa; Gaspar, Tania; Gaspar de Matos, Margarida

Risco e Resiliência em Adolescentes com Necessidades Especiais | Simões, Celeste; Gaspar de Matos, Margarida

HBSC - Health Behaviour in School-Aged Children | Simões, Celeste; Matos, Margarida Gaspar

Projeto Europeu RICHE – Research into Child Health in Europe (7º Programa Quadro) | Tomé, Gina; Gaspar de Matos, Margarida

 

Painel – Intervenção em Contexto Universitário I (11h30 -13h00) (Mesa 9)

Boas Práticas ao nível da Promoção de Bem-Estar Psicológico e Social – o caso do GAPPS | Gaspar, Tania; Santos, Teresa; Albergaria, Francisca

HBSC/SSREU – Saúde Sexual e Reprodutiva dos Estudantes Universitários | Reis, Marta; Ramiro, Lúcia; Gaspar de Matos, Margarida

 

Painel – Psicologia do Tráfego (17h00 -18h30) (Mesa 18)

Peer Education Drive Clean | Ferreira, Mafalda; Gaspar de Matos, Margarida; Simões, Celeste

 

No dia 20 de Abril

Comunicações, Projetos & Ideias

Painel – Promoção do Desenvolvimento e Saúde com Crianças e Jovens (9h00 -11h00) (Mesa 20)

Intervenção numa Comunidade Educativa – Projeto de Intervenção num CED | Tomé, Gina; Gaspar de Matos, Margarida

 

Painel – Relacionamentos Afectivos e Sexualidade (14h30 -16h30) (Mesa 33)

VIH/SIDA e TARV - adesão ao tratamento em Maputo | Moreno, Marta; de Matos, Margarida Gaspar; Cabral, António Jorge

Projecto Health Behaviour in School-aged Children / Online Study of Young People’s Sexuality | Ramiro, Lúcia; Reis, Marta; Gaspar de Matos, Margarida

 

Painel – Intervenção em Contexto Familiar (17h00 -18h30) (Mesa 36)

Aventura Social nas Famílias | Camacho, Inês

Seminário TEMPEST: Autorregulação em crianças e jovens (17 Abril, 18h00/20h00 - ULL)

Convite Seminário TEMPEST: Autorregulação em crianças e jovens (17 Abril, 18h00/20h00 - ULL)

No âmbito de uma reunião internacional do TEMPEST - 7ª programa quadro, vamos dinamizar com apoio da Universidade Lusíada um seminário aberto ao público (consulte o programa aqui).
Na Universidade Lusíada esta terça 17 Abril 2012 às 18 horas.

Contamos com a sua presença!

Relatório Final HBSC 2010

Para aceder ao Relatório Final do Estudo HBSC 2010 - Health Behaviour in School-aged Children promovido pela OMS e liderado em Portugal pela equipa Aventura Social.

Consulte a nossa secção de publicações.

Errata do Estudo HBSC 2010 - Health Behaviour in School-aged Children

3rd International Conference on Eye Tracking, Visual Cognition and Emotion (ETVCE2012)

A Faculdade de Psicologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias vem, em nome do Professor Doutor Pedro Gamito, apresentar o 3rd International Conference on Eye Tracking, Visual Cognition and Emotion (ETVCE2012), que irá decorrer nos dias 25 e 26 de Outubro de 2012 na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Estão abertas as submissões de resumos que devem ser enviados para etvce@ulusofona.pt até dia 22 de Junho de 2012, sendo os autores notificados sobre a aceitação até 21 de Julho de 2012.

De seguida encontra-se o link do Congresso:

http://eyetracking.ulusofona.pt/

 

Contamos com a sua presença e colaboração na divulgação.

III Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente

 

A “Aventura Social” esteve presente no III Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente, subordinado à temática “Prevenção da criminalidade e das dependências", entre os dias 28 e 29 de Março de 2012 em Lisboa.

Realizando as seguintes atividades:

- A Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos moderou a Tertúlia sobre "Prevenção da(s) violência(s)."

- A equipa Aventura Social realizou uma sessão especial no âmbito do Projeto europeu RICHE, onde realizou um exercício Delphi com especialistas convidados e refletiu sobre os desafios da saúde mental infantil a nível nacional e europeu.

- A equipa Aventura Social realizou dois Workshops, um sobre a Violência no Namoro e outro sobre "Peer Education Drive Clean – Prevenção dos comportamentos de risco na condução."

Sexting

Quando as nossas imagens íntimas vão parar à internet – Sexting
Pais têm que estar atentos….
Consulte a reportagem que a nossa equipa fez sobre este tema no Público.

 

Apresentação Estudo HBSC: Tendências da década em matéria de saúde e estudos regionais

No passado dia 16 de março realizamos a apresentação do Estudo HBSC - Tendências da década em matéria de saúde e estudos regionais, no Centro Comunitário da Apelação em Loures.

Apresentamos seis novas brochuras temáticas sobre a saúde dos jovens, baseadas no estudo HBSC da OMS (que podem ser consultadas nas nossas publicações).

Esta apresentação foi realizada em parceria com o Programa Escolhas e três grupos de Jovens (Teatro Ibisco, Grupo de jovens do Centro Social Paroquial S. Maximiliano Kolbe - Bairro do Condado e Grupo de jovens da SOLAMI - Associação de Solidariedade e Amizade de Casal de Cambra,em colaboração com o Comité Português para a UNICEF) que dinamizaram a apresentação como um complemento Ciência - Artes performativas.

 

   


  

 

 

Defesa Doutoramento

É com enorme satisfação que a equipa Aventura Social felicita a Professora Doutora Susana Veloso pelo seu trabalho e dedicação na conclusão do seu Doutoramento pela Universidade Técnica de Lisboa.
Parabéns de toda a equipa! 

 

O Grande Momento....

 

   No fim uma Grande Celebração....

 

Estudo HBSC - apresentaç​ão das tendências desta década em matéria de saúde e estudos regionais

 

Dia 16 Março, às 15 horas, no Centro Comunitário da Apelação, em Loures, temos seis novas brochuras temáticas sobre a saúde dos jovens, baseadas no estudo HBSC da OMS. Vão ser apresentadas as tendências desta década em matéria de saúde e estudos regionais.
Desta vez haverá uma apresentação em modo " jovem" com um complemento Ciência - Artes performativas.

Esperamos que possam partilhar connosco mais este momento.

Projetos da Equipa Aventura Social

Health Behaviour in School-aged Children- HBSC
Website: www.hbsc.org; www.aventurasocial.com(ver secção Publicações)

 O estudo Health Behaviour in School-aged Children (HBSC) procura compreender os comportamentos de saúde dos adolescentes em idade escolar, os seus estilos de vida e os contextos sociais. Iniciado em 1982 por investigadores da Finlândia, Noruega e Inglaterra, este estudo foi posteriormente adotado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e, neste momento, participam 44 países, incluindo Portugal, membro associado desde 1998. Os estudos da rede internacional HBSC são realizados de 4 em 4 anos, com alunos de escolas públicas do ensino regular. Portugal realizou já quatro estudos (1998, 2002, 2006 e 2010) através da equipa do projecto Aventura Social (www.aventurasocial.com). Em 2011 foi realizado um estudo on line direcionado para as questões da  sexualidade.

Coordenação geral: Margarida Gaspar de Matos
Co-coordenação geral: Celeste Simões
Coordenação executiva HBSC/OMS: Inês Camacho, Gina Tomé e Mafalda Ferreira.
Investigadores do projeto: Tânia Gaspar, José Alves Diniz, Marta Reis, Lúcia Ramiro,
Nuno Loureiro, Carlos Ferreira, Susana Veloso, António Borges e Teresa Santos.




Proteção e Promoção da Qualidade de Vida Relacionada com a Saúde em Crianças e Adolescentes- KIDSCREEN
Website: www.kidscreen.org

O projeto, uma perspetiva Europeia de Saúde Pública (acrónimo: KIDSCREEN) foi financiado pela Comissão Europeia (CE) inserido no 5º Programa Quadro da CE “Qualidade de Vida e Gestão de Recursos de Vida”. Em Portugal foram realizados dois estudos KIDSCREEN, em 2006 e 2010 através da equipa do projeto Aventura Social (www.aventurasocial.com). Utilizando uma abordagem simultaneamente transcultural desenvolveu-se um conjunto de questões estandardizadas para avaliar a Qualidade de Vida Relacionada com a Saúde (QVRS) em crianças e adolescentes, e o instrumento resultante pode ser utilizado tanto em estudos nacionais representativos como em estudos Europeus.
O estudo KIDSCREEN foi inicialmente desenvolvido por 13 países e mantém uma rede internacional dinâmica nesta área, visando a intervenção mais focada no bem estar e qualidade de vida de crianças e adolescentes. .

Coordenação geral: Margarida Gaspar de Matos
Coordenação executiva:Tânia Gaspar
Investigadores do projeto:Celeste Simões, Inês Camacho, Gina Tomé, Mafalda Ferreira, Marta Reis, Lúcia Ramiro e Teresa Santos.


Risco e Resiliência em Adolescentes com Necessidades Educativas Especiais
Website: www.aventurasocial.com

 O projeto “Risco e Resiliência nos Adolescentes com Necessidades Educativas Especiais” pretende conhecer os comportamentos e estilos de vida dos adolescentes com necessidades educativas especiais (NEE), associados à saúde e resiliência. Neste projeto estava contemplado: (1) a aplicação de um questionário aos adolescentes com NEE; (2) a disseminação dos resultados obtidos através da realização de encontros regionais e a realização de grupos de discussão; (3)  o desenvolvimento de um programa de intervenção adaptado aos adolescentes com NEE; (4) formação de pais e técnicos sobre o programa desenvolvido, de forma a possibilitar a sua participação ativa nestes processos.

Coordenação geral: Celeste Simões
Co-coordenação geral: Margarida Gaspar de Matos
Coordenação executiva: Gina Tomé e Mafalda Ferreira
Investigadores do projeto:Tânia Gaspar, José Alves Diniz, Paula Lebre, Inês Camacho,
Marta Reis, Lúcia Ramiro e Teresa Santos.


Projeto DICE: Drama Improves Competences in Education
Website: www.dramanetwork.eu; www.aventurasocial.com

O DICE é um projeto de investigação internacional financiado pela União Europeia, com a duração de dois anos, em que para além de outros objetivos educacionais, será desenvolvida uma investigação transcultural para averiguar os efeitos das atividades dramáticas nas competências pessoais e sociais. Esta investigação foi conduzida com a colaboração de seis parceiros consórcios (Hungria, Reino Unido, Polónia, Holanda, Eslovénia e Roménia) e seis parceiros associados (Republica Checa, Faixa de Gaza, Noruega, Portugal, Sérvia e Suécia).   

Coordenação geral: Margarida Gaspar de Matos
Coordenação executiva: Mafalda Ferreira
Investigadores do projeto: Celeste Simões, Tânia Gaspar, Gina Tomé, Inês Camacho,
Marta Reis, Lúcia Ramiro e Teresa Santos.


 Projeto HBSC/SSREU: Saúde Sexual e Reprodutiva dos Estudantes Universitários
Website:www.aventurasocial.com(ver secção Publicações)

O estudo nacional HBSC/SSREU é uma extensão do estudo HBSC/OMS (Health Behaviour in School-aged Children é um estudo colaborativo da Organização Mundial de Saúde) foi realizado pela primeira vez em Portugal, através da equipa Aventura Social da Universidade Técnica de Lisboa e foi financiado pela Coordenação Nacional para a Infecção VIH/Sida/Alto Comissariado da Saúde (Ministério da Saúde). Tem como objetivo adquirir uma compreensão aprofundada dos comportamentos sexuais dos estudantes portugueses do ensino superior, estudando os conhecimentos, as atitudes, as normas, as intenções, o conforto e as competências face à sexualidade, contraceção e vírus de imunodeficiência humana (VIH). Pretende-se também compreender a importância da educação sexual para estes jovens.

 
Coordenação geral: Margarida Gaspar de Matos

Coordenação executiva HBSC/SSREU: Marta Reis
Investigadores do projeto: Celeste Simões, José Alves Diniz, Marta Reis, Lúcia Ramiro,
Gina Tomé, Mafalda Ferreira, Inês Camacho, Nuno Loureiro, Carlos Ferreira, Susana Veloso, Tânia Gaspar e António Borges.


Y-SAV: Youth Sexual Aggression & Victimization
Website: http://ysav.rutgerswpf.org/y-sav

É um projeto da União Europeia, do qual Portugal faz parte através da equipa Aventura Social, sediado na Universidade Técnica de Lisboa. Tem como principal objetivo investigar o fenómeno da agressão sexual e vitimização dos jovens na europa e delinear estratégias de prevenção e intervenção quer para as vítimas quer para os agressores.


Coordenação geral: Margarida Gaspar de Matos
Coordenação executiva: Marta Reis e Lúcia Ramiro
Investigadores do projeto: Celeste Simões, Inês Camacho, Gina Tomé, Mafalda Ferreira e Teresa Santos.


 

9º Congresso de Psicologia da Saúde - Aveiro

A “Aventura Social” esteve presente no 9º Congresso de Psicologia da Saúde, subordinado à temática “Promoção da saúde e doenças crónicas: desafios à promoção da saúde”, entre os dias 9 e 11 de Fevereiro de 2012 em Aveiro.

Realizando 3 Simpósios e efetuando as seguintes comunicações:

SIMPÓSIO “Saúde e resiliência em adolescentes com doença crónica”.
Celeste Simões (Coord.), Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa.

 

SIMPÓSIO “Riscos, Protecção e Doença Crónica na Adolescência”.
Marta Reis (Coord.), Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa.

SIMPÓSIO “TEMPEST: Auto-regulação para a prevenção da obesidade em crianças e adolescentes”. Tânia Gaspar (Coord.), Universidade Lusíada de Lisboa.

Journal of Child and Adolescent Psychology

Journal of Child and Adolescent Psychology
Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente


On line available at:  ttp://rpca.ulusiada.pt

Submit manuscripts by e-mail to the Director, Tania Gaspar, tania.gaspar@edu.ulusiada.pt, according to APA proceedings.

Norms, citations and references standardized to the APA regulations, Publication Manual of the American Psychological Association (5th ed.), http://www.apa.org/journals/authors/manuscript_check.html

The Journal of Child and Adolescent Psychologyis a multidisciplinary scientific journal that aims to publish the results of new research and interventions in psychology and related sciences, in these age groups. It serves as a dissemination vehicle of research and practice on several current subjects of high relevance in the scientific areas related to Child and Adolescent Psychology. It is a forum to meet and discuss experience, ideas and research, fundamental to the professional development of psychologists, teachers, researchers and other professionals, as well as students.


The Journal involves and integrates various approaches and theoretical frameworks, focusing mainly on an ecological and developmental perspective. We seek original articles, review articles, articles of applied research, letters to the editor, comments, and also case studies in the areas of Health Psychology, Clinical, Education, Work and Organizations, Criminal and other disciplines that work with or are involved with child and adolescent psychosocial development.

 

Assuming itself as a multidisciplinary and interdisciplinary Journal, it promotes diversity, internationality and quality, which is reflected in the acceptance of article topics and approaches associated to different lines of research and intervention.
We receive papers in four languages: Portuguese, Spanish, English and French.
The Journal also envisages work on intervention, if properly justified and evaluated, as well as offers space for summaries of master's thesis and doctoral programs.


To promote and maintain the quality of scientific articles and other contributions, we have a scientific advisory board of national and international researchers who are specialized directly or indirectly in Child and Adolescent Psychology and related areas. The Scientific Council will hold a blind peer review on the submitted papers and give its opinion.


This journal is officially published by the Institute of Psychology and Educational Sciences/Faculty of Humanities and Social Sciences of the Universidade Lusíada in Lisbon. It has a biannual publication, publishing generic issues and, periodically, theme issues.

 


The Journal of Child and Adolescent Psychology may be purchased by subscription, and will establish an exchange system with a large number of national and international journals.

 

 

 

Aventura Social e Espaço N

Aventura Social e Espaço N - Neurociências Saúde e Desenvolvimento de Lisboa

Colaboração do Projecto Aventura Social (www.aventurasocial.com)
(Coordenação Profª Drª Margarida Gaspar de Matos)
com o Espaço N Neurociências Saúde e Desenvolvimento de Lisboa
 

Nas áreas :

1) Atendimento psicoterapêutico com crianças e adolescentes (6-21 anos),
2) Formação técnicos de saúde e psicoterapia
3) Supervisão de técnicos de saúde e psicoterapia.


Contactos: Espaço N Neurociências Saúde e Desenvolvimento de Lisboa
(Praça Francisco Sá Carneiro 11, 4ª Dt 1000-160 Lisboa - TEL 21 8408430)

Indisciplina na sala de aula

Indisciplina na sala de aula: o respeito começa na infância

A indisciplina nas escolas é um assunto complexo. Os exemplos e as relações interpessoais têm muita importância e há pequenos gestos, como desligar a televisão à hora da refeição, que ajudam a desenvolver competências de autocontrolo.

A indisciplina na sala de aula não é um assunto fácil de abordar. Há casos que ultrapassaram os muros das escolas, tornados públicos e comentados até à exaustão. A comunidade escolar sabe que o tema é delicado. Há mais casos ou menos tolerância para a má educação dentro das escolas? Como lidar com o assunto? O que fazer para que as faltas de respeito não se tornem numa rotina? Os exemplos são importantes, as relações interpessoais devem merecer toda a atenção e o desenvolvimento de competências de autocontrolo e autorregulação na infância pode fazer toda a diferença.

Para Maria José Araújo, docente e investigadora da Escola Superior de Educação do Porto, é preciso alguma atenção a abordar ao tema da indisciplina em contexto escolar. "Temos de ter cuidado para não remeter a discussão desta problemática para o contexto da escola pública e, nesta, para o Ensino Básico, achando que a escola pública é o 'armazém' de todas as desgraças socais". Na sua opinião, os casos mais difíceis de resolução não se podem generalizar sob pena de se ser injusto com alunos e professores. "Frequentemente a dificuldade de discutir a questão da disciplina e/ou falta dela na escola é porque se misturam coisas de âmbitos muito diferentes. Misturam-se aspetos legais, sociais, morais, éticos, etc.", aponta.

A escola, pública ou privada, é o local onde crianças e jovens passam grande parte do seu tempo e é olhada como uma instituição que deve promover a participação e a justiça. E há uma pergunta que, segundo a investigadora, deve ser feita. "A questão que se coloca e como é que os estudantes podem participar ativamente nos processos que lhe dizem respeito?" "Se os alunos não se sentem parte da escola não a respeitam e compete aos professores mostrar o que é o respeito. "Que esforço temos nós, professores, de fazer para ajudar os estudantes a compreender que a escola é, também, deles? Esta é uma questão central."

A docente lembra que há estudos interessantes à volta do tema, que há resultados que nunca chegam a ser analisados nas escolas, quando a comunidade educativa deveria estar atenta para discutir questões que lhe dizem diretamente respeito. "Os assuntos de interesse para a escola têm de ser discutidos internamente com todos: professores, diretores, funcionários e estudantes." Por outro lado, Maria José Araújo defende que a intervenção dos pais é fundamental. "Não enquanto 'proprietários' dos filhos, mas enquanto cidadãos empenhados, a todos os níveis da vida social, que respeitam os direitos dos seus filhos que estão legitimamente inquietos com o seu presente e também com o futuro imprevisível que os espera." "É este o esforço que todos temos de fazer."

Criar cumplicidades
O esforço deve começar bem cedo. A psicóloga Paula Monteiro tem visitado vários infantários para conversas com pais sobre o processo de educação dos filhos. A realidade tem-lhe mostrado situações complexas. "Muitas vezes, os pais não estão preparados para lidar com os filhos quando chegam a casa." Falta de tempo, trabalho na cabeça, paciência esgotada, mil e uma coisas para tratar. Mas a disciplina começa em casa e na primeira infância.

"Há crianças que não têm competências desenvolvidas de autocontrolo, de autorregulação, de socialização, e isso só se consegue através da disciplina", afirma Paula Monteiro. "É necessário adotar algumas estratégias que permitam desenvolver as competências de autocontrolo", refere. Há pequenos gestos no dia a dia que ajudam nesse caminho. Nas conversas que vai mantendo nas palestras que dá nos infantários, a psicóloga tem vindo a chamar a atenção para a importância de desligar a televisão na hora das refeições e sentarem-se todos à mesa. Planificar atividades em conjunto, esperar pela sua vez para falar, estabelecer uma hora de ir para a cama, retirar a televisão dos quartos, preparar a mochila na véspera, escolher a roupa que se vai usar no dia seguinte, são alguns dos exemplos que costuma abordar. "É importante otimizar o tempo que se passa com os filhos, criando laços, criando cumplicidades", diz. E isso, assegura, aumenta o sentido de responsabilidade dos mais pequenos.

Margarida Gaspar de Matos, psicóloga e investigadora da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, aborda o assunto da indisciplina, em primeiro lugar, pelo lado das relações interpessoais. Os exemplos são muito importantes. "Quando os adultos estabelecem uma cultura onde o mais forte é o mais grosseiro e o mais rude, e onde o que grita mais alto é o que aparenta mais poder... enquanto modelos destes cenários abundarem em circuitos públicos, entre adultos, aí começa a ser difícil convencer os jovens a fazer de outro modo", observa.

Tentar copiar o que se vê é uma prática comum e, segundo a investigadora, as relações interpessoais estão a ser modeladas por "exemplos pouco corteses", como telenovelas, séries televisivas, videojogos, relações entre políticos. "E este modelo social é passado aos jovens que o adotam como um modo de relação." Uma realidade que poderia ser repensada. "Esta descortesia e desrespeito pela afabilidade nas relações interpessoais não é apanágio da juventude: os jovens espreitam-na em casa, entre professores, na televisão, na rua, nas lojas e apreendem o 'estilo', depois, muitas vezes, quando o usam não tomam a devida distância face aos contextos", acrescenta.

Segundo Margarida Gaspar de Matos, as pessoas estão mais exigentes nas situações de indisciplina e de bullying nas escolas, mas só ficam assustadas porque, na sua opinião, nem sempre o mediatismo dado aos casos tem sido a estratégia mais adequada para lidar com essas questões. Agressões a professores, indisciplina, má educação na sala de aula são fenómenos diferentes entre si e diferentes do bullying. "A indisciplina está muito associada, por um lado, ao insucesso escolar, ao desinteresse pela escola e à falta de expectativas de futuro e face ao papel da escola e da aprendizagem/escolaridade nesse futuro", refere. A "tremenda desvalorização do papel do professor" é também um aspeto a ter em conta.

A legislação existe, o problema tem sido a sua concretização. "Em várias questões educativas, as coisas são implementadas sem haver um estudo de necessidade e de viabilidade; as coisas mudam sem serem avaliadas e sem terem tido tempo de dar frutos, e professores e alunos andam confusos com tanta entropia." E a confusão desmotiva. "Uns professores desmotivam, outros adoecem, outros nem ligam, outros afligem-se de mais. E os alunos, uns lá se vão aguentando, mas muitos não desenvolvem as suas qualidades pessoais e académicas, outros entram em trajetórias alternativas, desviantes e antiescola ou, pelo menos, antiaulas". Em seu entender, faz falta uma cultura de coesão social e de equidade na diferença e uma competência de regulação das relações interpessoais com normas de cortesia. "Se os adultos fizerem isso, as crianças vão aprender mais depressa do que se forem violentamente admoestadas", comenta.

Manuela Sousa é professora do 1.º ciclo e, nos seus anos de serviço, não tem tido casos graves de indisciplina. "Mas há alunos com falta de regras básicas de educação que depois se refletem na aprendizagem", conta. O que se passa em casa tem muita influência, muito peso nesta matéria. E há casos em que os pais e encarregados de educação, quando são chamados às escolas, não aceitam o que lhes é dito. "Os encarregados de educação não aceitam que os filhos tenham dificuldades de aprendizagem. E, por vezes, os alunos têm comportamentos que sabem que serão protegidos pelos pais", revela.

O que fazer? Restabelecer a autoridade do professor é, na sua opinião, um passo importante para que os casos de indisciplina dentro da sala de aula não aumentem. "Não podemos castigar os alunos. Não podemos pôr um aluno fora da sala. É antipedagógico fazer a mesma coisa mais do que duas vezes", comenta. Além de relembrar que a figura do professor tem autoridade, Manuela Sousa sugere a realização de campanhas de sensibilização junto de pais e encarregados de educação, que envolvam professores e psicólogos, no sentido de explicar como se educa um filho.

Fonte: educare.pt

Defesas - Tese de Doutoramento

Defesas das teses de doutoramento - Parabéns à Professora Doutora Inês Camacho e à Professora Doutora Gina Tomé

É com enorme satisfação que a equipa Aventura Social felicita a Professora Doutora Inês Camacho e a Professora Doutora Gina Tomé pelo seu trabalho, dedicação e excelência na conclusão do seu Doutoramento pela Universidade Técnica de Lisboa.

Esperamos continuar a contar sempre convosco!

Parabéns de toda a equipa!

A defesa da Professora Doutora Inês Camacho

   

A defesa da Professora Doutora Gina Tomé

      

E depois foi o momento de celebrar.....

      

Prémio Investigação - UTL/ Santander Totta 2010

Entrega do Prémio Investigação - UTL/ Santander Totta 2010

Entrega do Prémio

   

Equipa:

Na foto : Paula Lebre, Gina Tomé, Mafalda Ferreira, Inês Camacho, Margarida Gaspar de Matos,
Marta Reis, Lúcia Ramiro, Teresa Santos, Isa Figueira e Celeste Simões.
 
Ausentes em missões diversas (como compete a uma equipa internacional):
Tania Gaspar
Nuno Loureiro
Antonio Borges                         
Susana Veloso
Lúcia Canha
José Alves Diniz
Luis Calmeiro
Paulo Gomes
Diana Frasquilho
Emanuel Vital
Raul Oliveira
 
     

 

         

AVENTURA SOCIAL
O que estudamos?
 
1- Como vêem as crianças a sua qualidade de vida? Será que as percepções dos pais são idênticas? Há diferenças entre géneros, idade, estatuto sócio económico? E quando há necessidades especiais de educação e saúde? E em cenários de migração?
 
2-Como são e como vivem os adolescentes portugueses? Quais os comportamentos que ameaçam e protegem a sua saúde? Como vêem eles a escola e o seu futuro? Há diferenças entre géneros, idade, estatuto sócio económico? E quando há necessidades especiais de educação e saúde? E em cenários de migração? Como tem evoluído este padrão nos últimos 12 anos? E face aos restantes países da Europa?
 
3-Como são e como vivem os universitários portugueses? Quais os comportamentos que ameaçam e protegem a sua saúde? Há diferenças de género e idade? (aqui especial foco na sexualidade e saúde sexual)
 
4- A nível das Instituições e da Comunidade que intervenções são eficazes para promover nas crianças, adolescentes e jovens a saúde, a competência, a auto-regulação, o suporte social, a participação na cidadania e a satisfação com a vida?
 
Para as primeiras 3 questões temos estudos epidemiológicos integrados nos projectos Kidscreen/UE, HBSC/ OMS; HBSC-SSRES e o HBSC-NE-Resiliência
 
Para a última questão temos os trabalhos de intervenção em prevenção universal e selectiva, integrados nos projectos Aventura Social no CED; TEMPEST/EU; RICHE/EU; Y-SAV/EU; DICE/EU; UTLsaudável-GAP; e ainda o Programa Escolhas.
 
Garantimos já até 2013 vários financiamentos nacionais e internacionais (7PQ) e formação de alunos do 3º ciclo (doutoramento) através do apoio da FCT (bolsas).
 
A equipa apresenta-se com frequência em congressos nacionais e internacionais; publicou vários livros, capítulos e artigos em revistas nacionais e internacionais de reconhecido mérito e ainda on-line: www.aventurasocial.com) Facebook AventurasocialFMH e www.umaventurasocial.blogspot.com)
 
Saindo do âmbito estrito da investigação e da leccionação, têm havido uma participação de grande realce a nível da comunicação social e da colaboração com decisores políticos nas politicas nacionais de certos sectores : Educação, Saúde, Justiça e Segurança Social, tentando assim beneficiar Portugal e os jovens portugueses com os resultados obtidos pela equipa de investigação, dando assim retorno a financiamentos públicos.
 
Margarida Gaspar de Matos
Coordenadora da equipa
FMH/Universidade Técnica de Lisboa
 

 

 

Defesa da tese de doutoramento

Defesa da tese de doutoramento - Parabéns ao Professor Doutor Nuno Loureiro

É com enorme satisfação que a equipa Aventura Social felicita o Professor Doutor Nuno Loureiro pelo seu trabalho, dedicação e excelência na conclusão do seu Doutoramento pela Universidade Técnica de Lisboa.

O primeiro Doutor em Ciências da Educação na Especialidade de Educação para a Saúde na FMH/Universidade Técnica de Lisboa:

Esperamos continuar a contar consigo, com a sua companhia, competência,
energia, tenacidade, generosidade e humor!

Parabéns de toda a equipa!

 

 

       

Aventura Social com o SAPO Saúde

O SAPO saúde ecolaborou num estudo do projeto do Aventura Social,  sobre conhecimentos, atitudes e comportamentos relativos à sexualidade nos adolescentes portugueses. Para incentivar a participação dos jovens no estudo, o SAPO saúde ofereceu 10 passes para o Festival Sudoeste TMN 2011. Neste estudo também foram parceiros o CMDT / Universidade Nova de Lisboa, o Instituto Português da Juventude e o ACS/CNSida. Os jovens premiados são de Bragança, Vila Real, Leiria, Lisboa, Setúbal, Portalegre e Faro. Fotos e frases enviadas pelos premiados:

Obrigado a todos!

A Equipa Aventura Social

HBSC Meeting in Ljubljana, Slovenia

A Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, responsável pela o Estudo HBSC - Health Behaviour in School-aged Children em Portugal e a equipa Aventura Social participaram na reunião do HBSC (que reune os 44 países que fazem parte deste estudo), nos dia 7,8 e 9 de Novembro em Ljubljana, na Eslovénia.

          

          

Prémios Científicos UTL/Santander

É com enorme orgulho e prazer que informamos que a Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos ganhou o Prémio Científico UTL/Santander Totta 2011.
 


   A cerimónia de entrega do prémio está marcada para o dia 13 de Dezembro às 11 horas. O local será confirmado posteriromente.

   MUITOS PARABÉNS PROFESSORA. E OBRIGADA POR CONTINUAR A INVESTIR NA CIÊNCIA EM PORTUGAL...


 

I Congresso de Investigadores em Psicologia; UTAD

A equipa “Aventura Social” esteve presente no I Congresso de Investigadores em Psicologia: Spin-offs e desafios profissionais em tempos de crise, na UTAD, Vila Real nos dias 7 e 8 de Novembro 2011.

Realizou o Simpósio: Projeto Aventura Social – Projetos desenvolvidos no âmbito da investigação na área dos Comportamentos de Saúde dos Adolescentes e Jovens Universitários Portugueses

E apresentou as seguintes comunicações:

  • Health Behaviour in School-aged Children
  • HBSC/SSREU: Saúde Sexual e Reprodutiva dos Estudantes Universitários
  • RICHE: Research into Children Health in Europe
  • TEMPEST – Auto regulação para a Prevenção da Obesidade em Crianças e Adolescentes
  • Fatores Psicossociais de Diferentes Padrões e Comportamentos de Saúde nos Adolescentes: Relação com IMC e Estratégias de Controlo de Peso

 

      

 

         

 

 

 

Livros da equipa AS em Coisas de Ler Editora

 
Veja aqui resumo em PT, EN, SP, FR          Veja aqui resumo em PT, EN, SP, FR

Em breve também em inglês, francês e espanhol.
Podem ser adquidos na pagina da editora e enviados pelo correiro.
Envios grandes para fora do país têm portes reduzidos.

Teremos novos livros em Maio nesta mesma Editora, na área dos "novos riscos, novas dependências e novos horizontes na sociedade digital" e na área da "saúde, actividade, alimentação e obesidade".
Sempre com especial foco nas crianças e jovens.
 

Congresso ICEEPSY, Istambul

A “Aventura Social” esteve presente na 3rd International Conference on Education and Educational Psychology, em Istambul, Turquia de 19 a 22 de Outubro 2011.

Realizando as seguintes comunicações:

  • The effects of sex education in promoting sexual and reproductive health in Portuguese university students ;
  • Sex education among Portuguese adolescent students;
  • Risk Behaviour: Substance Use among Portuguese Adolescents

  

 

Labirintos da Adolescência

A Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos participou no Fórum Gulbenkian de Saúde - Labirintos da Adolescência, em Lisboa nos dias 25 e 26 Outubro de 2011. 

Consulte aqui o programa e o convite

Veja aqui a comunicação da Profº Margarida Gaspar de Matos

  

  

Inquérito online sobre a sexualidade juvenil - II

A Faculdade de Motricidade Humana, no âmbito do projecto Aventura Social procura estudar, mais aprofundadamente, os conhecimentos, as atitudes e os comportamentos relativos à sexualidade nos adolescentes portugueses, pelo que está em curso um inquérito online sobre a sexualidade juvenil.

Pedimos que participe (se tem entre os 13 e os 21 anos) e/ou que divulgue esta iniciativa junto dos vossos contactos jovens.

Para participar os jovens terão apenas que aceder ao link abaixo:
http://www.fmh.utl.pt/inqueritos/index.php?sid=96952&lang=pt

Para esclarecimentos adicionais, por favor, contacte o Projecto Aventura Social, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa (Dra Lúcia Ramiro: lramiro@fmh.utl.pt ).
Seminário de Educação Sexual - 8 e 9 Setembro 2011

A Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos irá participar no Seminário de Educação Sexual, em Lisboa, que se realizará nos dias 8 e 9 de Setembro de 2011.

Realizando a seguinte comunicação:

Educação Sexual - Para que Serve a Escola Afinal?

Consulte aqui o programa

Centro de Conhecimen​to da Juventude

O portal da Juventude tem uma nova área de divulgação, na home page, genericamente designada Centro de Conhecimento da Juventude, em http://juventude.gov.pt/CentroConhecimentoJuventude/Paginas/CentrodeConhecimentodaJuventude.aspx, cuja primeira fase se acaba de concluir, com a seguinte taxonomia de informação:

Estudos sobre Juventude  

Observatório Permanente da Juventude
Documentos estruturantes de âmbito nacional e internacional
Rede de Conhecimento para o Sector da Juventude
Centro Europeu de Conhecimento para as Políticas de Juventude
Documentos estruturantes de âmbito nacional e internacional
 
Brevemente, estarão disponíveis mais subáreas – Estatísticas e Inquéritos.

 
Questionário Online Sexualidade Juvenil - Sorteio Bilhetes Sudoeste

O Projecto Aventura Social (da Faculdade de Motricidade Humana) sorteou passes para o Festival Sudoeste, dias 3-7 de Agosto, no âmbito de um estudo sobre sexualidade juvenil, realizado em parceria com o IPJ, o SAPO (saúde) e o o ACS/CNSida.

As senhas de participação premiadas foram as seguintes:
Bragança - B0218 e B0223
Vila Real - E0821
Leiria - J1813 e J1827
Lisboa - N2403
Setúbal - Q3009
Portalegre - S3404
Faro - U3810 e U3812
 
Parabéns aos jovens premiados! Obrigado ao SAPO Saúde pelo patrocínio fantástico!
 
Caso pretendas algum esclarecimento adicional, por favor, contacta o Projecto Aventura Social, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa (Dra Lúcia Ramiro:lramiro@fmh.utl.pt).

Obrigado por teres colaborado connosco!
13th FEPSAC European Congress of Sport Psychology

 

A Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos irá participar no 13thFEPSAC European Congress of Sport Psychology, na Ilha da Madeira, que se realizará nos dias 12 a 17 de Julho de 2011.

Realizando a seguinte comunicação:

Health Assets for the promotion of personal and social health and wellbeing in children and adolescents

Consulte aqui o programa

Vencedores Bilhetes Coldplay

Parabéns a todos os vencedores de bilhetes Coldplay!!!!
Obrigada por terem participado na nossa investigação...

Aproveitem e Divirtam-se....Bom concerto!!!!!

(bilhetes entregues conforme regulamento.)

Questionário online Sexualidade Juvenil

O Projecto Aventura Social (da Faculdade de Motricidade Humana) sorteou carregamentos de telemóvel no âmbito de um estudo sobre sexualidade juvenil, realizado em parceria com o IPJ, o SAPO (saúde) e o o ACS/CNSida. As senhas de participação premiadas no 2º sorteio (Junho) foram as seguintes:
Bragança - B0220
Porto - C0422
Viana do Castelo - D0616
Aveiro - F1025
Castelo Branco - G1207
Coimbra- H1411
Guarda - I 1601
Leiria - J1818
Viseu - L2003
Lisboa (expo) - M2206
Santarém - P2804
Setúbal - Q3011
Portalegre - S3426
Évora - T3616
Faro - U3813
Parabéns aos jovens com as senhas indicadas, que receberão um carregamento de 5 euros de telemóvel.
 
Foram ainda sorteados bilhetes para os Colplay, dia 6 de Julho, Optimus Alive. As senhas de participação premiadas foram as seguintes:
Porto - C0414
Viana do Castelo - D0606 e D0611
Vila Real - E0804; E0814
Aveiro - F1010 e F1012
Coimbra- H1402 e H1404
Faro - U3808
Parabéns aos jovens premiados!
 
 
Brevemente publicaremos a lista de premiados para o Sudoeste. Caso pretendas algum esclarecimento adicional, por favor, contacta o Projecto Aventura Social, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa (Dra Lúcia Ramiro:lramiro@fmh.utl.pt).
 
Obrigado por teres colaborado connosco!
Apresentação de Dois Estudos Nacionais

Apresentação dos resultados finais dos estudos “HBSC 2010″ e “Saúde Sexual Reprodutiva em Estudantes Universitários Portugueses”

 

A equipa Aventura Social da Faculdade de Motricidade Humana, em parceria com o Alto Comissariado da Saúde, o Centro da Malária e Doenças Tropicais do Instituto de Higiene e Medicina Tropical e a Coordenação Nacional para a Infecção VIH/sida, realizou no dia 14 de Abril de 2011, na Fundação Calouste Gulbenkian, a sessão pública de apresentação dos resultados finais dos estudos “Health Behaviour in School-aged Children 2010″ e “Saúde Sexual Reprodutiva em Estudantes Universitários Portugueses”.

Alguns dados: a maioria dos estudantes universitários é sexualmente activa (83,3%) e teve a sua primeira relação sexual a partir dos 16 anos (inclusivé) (79,2%). Os método contraceptivos mais utilizados habitualmente são a pílula (70,4%) e o preservativo (69%). No que diz respeito aos adolescentes, o consumo de tabaco continua a diminuir, bem como o consumo regular de álcool, o uso do preservativo continua a aumentar, bem como a experimentação de haxixe.

O Health Behaviour in School-aged Children (HBSC) é um estudo colaborativo da Organização Mundial de Saúde que pretende estudar os estilos de vida e comportamentos dos adolescentes nos vários contextos das suas vidas. Integra 44 países, incluindo Portugal, que aderiu em 1996 e é membro associado desde 1998. O primeiro estudo no País decorreu em 1998, seguindo-se os de 2002, 2006 e 2010.

Consulte informação mais detalhada sobre a apresentação dos dados:

   HBSC - Adolescentes                  HBSC/SSREU - Universitários

       

 

 Consulte ainda na secção de Publicações, toda a informação disponível
(relatório e brochuras) sobre:
- Estudo HBSC- A Saúde dos Adolescentes Portugueses
- Estudo HBSC/SSREU - Saúde Sexual e Reprodutiva dos Estudantes Universitários

Comunicação Social sobre a apresentação dos Dois Estudos Nacionais

Apresentação dos resultados finais dos estudos “HBSC 2010″ e “Saúde Sexual Reprodutiva em Estudantes Universitários Portugueses”

 

 

 

 

 

 

 
Comunicação Social:
 
http://www.destak.pt/docs/1871/lisboa.pdf
 
http://www.publico.pt/Sociedade/quinze-por-cento-dos-jovens-magoamse-de-proposito_1489751
 
http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1830348#_page0
 
http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1830396
 

 

Apresentação Dois Estudos Nacionais -14 Abril 2011

Aventura Social - 25th IUSTI-EUROPE CONFERENCE

A “Aventura Social” participou na 25th IUSTI-EUROPE CONFERENCE - International Union Against Sexually Transmitted Infections Europe, em Tbilisi, Georgia que se realizou de 23 a 25 de Setembro de 2010.

 

 

Aventura Social em Xiamen

A Aventura Social participou no Congresso Mundial de Endobolismo em Xiamen em Janeiro de 2011.


 

Aventura Social na reunião Riche

A Aventura Social participou no meeting RICHE A platform and inventory for child health research in Europe em Londres nos dias 11 e 12 de Janeiro de 2011.
 

O projecto tem como objectivo principal criar uma plataforma sobre as diferentes áreas da saúde dos jovens Europeus.

Veja em anexo o programa

Noticias na Imprensa - HBSC 2010 e Universitários

UTL; CMDT/UNL ; ACS & CNVIH - Noticias na Imprensa - HBSC 2010 e Universitários

 

 

 

 

 

 

Para aceder Brochuras e Relatórios Preliminares HBSC 2010 e Universitários consulte secção de publicações.

 
On line e nas notícias:
 

http://vihsidanoticias.wordpress.com/2010/12/16/adolescentes-portugueses-estao-muito-bem-obrigada/

http://www.publico.pt/Sociedade/jovens-portugueses-estao-a-sair-menos-a-noite-e-ja-trocaram-a-tv-pelo-computador_1470848

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=62&id_news=483482

http://aprendercrescerconcretizar.wordpress.com/2010/12/14/dados-comportamentais-sobre-a-juventude-portuguesa/

http://reapnimprensa.blogspot.com/2010/12/jovens-portugueses-est%C3%A3o-sair-menos-%C3%A0.html

http://tvnet.sapo.pt/noticias/detalhes.php?id=63911

http://www.ionline.pt/conteudo/93811-sexo-16-dos-universitarios-acham-desconfortavel-comprar-preservativos

http://www.paisefilhos.pt/index.php/homepage-mainmenu-1/notas-menu-noticias-60/3032-menos-tabaco-mais-drogas

http://www.destak.pt/artigo/82803-adolescentes-portugueses-estao-muito-bem-obrigada

http://www.publico.pt/Sociedade/jovens-portugueses-estao-a-sair-menos-a-noite-e-ja-trocaram-a-tv-pelo-computador_1470848

http://twitter.com/JornalDestak/statuses/14998158731902976

http://www.boasnoticias.pt/index.aspx?p=MenuDetail&MenuId=4665&ParentId=31

http://www.rcmpharma.com/news/11094/51/Saude-jovens-portugueses-mostram-evolucao-positiva.html

http://falemossinceramente.blogspot.com/2010/12/16-dos-universitarios-acham.html

http://www.educare.pt/educare/Actualidade.Noticia.aspx?contentid=90393CF49544521CE0400A0AB8001D4F&opsel=1&channelid=0

http://europaentrevista.podomatic.com/entry/index/2010-12-16T06_43_02-08_00

http://www.facebook.com/?tid=1715344734019&sk=messages#!/album.php?aid=15758&id=100001900587392

http://aeiou.visao.pt//-begin-sttagtitle--a-classdred-bold-stylefont-size12px-displayblock-hrefgenplpstoriesopviewfokeyvsstories582757juventude-adolescentes-portugueses-mostram-estilo-de-vida-saudavel-e-pouco-problematico-estudoa--end-sttagtitle-=f582757

http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/oms-ultimas-tvi24-escola-estudo-jovens/1217957-4071.html

http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/estudo-ultimas-sexo-tvi24-universidade/1217970-4071.html

http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1734572

http://www.facebook.com/?tid=1715344734019&sk=messages#!/profile.php?id=100001900587392

Apresentação Nacional de dois Estudos

Aventura Social - Estudo sobre "Estar Enamorado"
 A equipa Aventura Social da Faculdade de Motricidade Humana  tem o prazer de o convidar a participar num estudo de investigação sobre "Estar Enamorado".
 
Para participar anonimamente basta aceder ao link:
 
http://www.fmh.utl.pt/inqueritos/index.php?sid=63966&newtest=Y&lang=pt

 
Agradecemos a sua participação e contributo para a investigação científica, divulgando este link junto dos potenciais interessados em participar.
Obrigada.

 

 

 

Lançamento do GAP ao aluno da UTL

O Gabinete de Apoio Psicológico ao Aluno da Universidade Técnica de Lisboa foi inaugurado ontem no Palácio Burnay.

A Professora Margarida Gaspar de Matos realçou a importância do Gabinete na medida em que surge com medidas de prevenção universal, através de acções de informação e medidas de prevenção selectiva através da criação de um grupo de voluntários em cada escola, unidos com um mesmo objectivo num elo comum, para apoiar o aluno em função dos seus problemas em específico.

A Professora fez ainda questão de referir que, no contexto académico, os estudantes vêem-se confrontados com novas responsabilidades e situações diferentes daquelas às quais estão habituados. Muitas vezes sentem-se sós, isolados, frustrados, mergulhados num ambiente de consternação e mau-estar. É, nessa medida, que o Gabinete de Apoio Psicológico surge, pretendendo apoiar os alunos da UTL nos momentos menos favoráveis das suas vidas, aumentado o seu bem-estar e saúde. 

Gabinete de Apoio Psicológico ao Aluno (GAP) funciona nos Serviços de Acção Social da UTL como o espaço de apoio regular e acessível aos estudantes da UTL.

As consultas devem ser marcadas, prioritariamente, por correio electrónico centromedico@mail.sas.utl.pt ou pelo telefone 213 611 775, todos os dias úteis das 10h00  às 15h00.

Atendimento Terapêutico - GAP/UTL

- Prof.ª Dª Margarida Gaspar de Matos, psicóloga, psicoterapeuta, coordenação cientifica, e supervisão cientifica e psicoterapêutica da equipa.

- Drª Ana Lúcia Ferreira, psicóloga, coordenação técnica, encarregada da consulta de rastreio, e aspectos logísticos do funcionamento.

- Prof.ª Drª Tânia Gaspar, psicóloga, consulta de crianças, adolescentes (familiares de alunos e funcionários).

- Drª Mafalda Ferreira, psicóloga, consulta de dependências (tabaco, álcool e drogas).

- Drª Inês Camacho, psicóloga, consulta de intervenção familiar.

- Drª Gina Tomé, psicóloga, consulta de orientação vocacional.

- Drª Marta Reis, psicóloga, consulta de sexologia.

- Prof.ª Dª Celeste Simões, grupos de auto-ajuda e formação entre pares.

- Prof.ª Drª Paula Lebre, grupos de auto-ajuda e formação entre pares.

- Prof. Dr José Alves Diniz, nutrição e condição física.

- Drª Lúcia Ramiro, grupos de auto-ajuda e formação entre pares.


Para mais informações consulte http://www.utl.pt/pagina.php?area=7323

Veja aqui as fotos da inauguração e do gabinete

Acesso ao antigo "Aventura Social"

 

Para aceder ao antigo lugar "Aventura Social" e ver o pfd de algumas publicações , os questionários e a biblioteca.

Agora basta premir o botão do lado esquerdo:

Aventura Social (2005)

Programa Aventura Social

Programa Aventura Social

 

O Programa Aventura Social iniciou-se em 1987, na Faculdade de Motricidade Humana, no âmbito do que então se chamou Núcleo de Estudos do Comportamento Social.

Todos os projectos deste grupo têm a parceria do Centro da Malária e Doenças Tropicais do Instituto de Higiene e Medicina Tropical.

 

O projecto inicial, Aventura Social & Risco é um trabalho de elaboração e avaliação de programas de promoção de competências de relacionamento interpessoal em instituições fechadas (Estabelecimentos Tutelares de Menores, Escolas e Centros de Ensino Especial ou de apoio a crianças e jovens em risco, Hospitais Psiquiátricos etc)

Incluiu-se ainda a formação e supervisão de técnicos e pares jovens..

 

O projecto Aventura Social & Saúde está integrado em diversas redes Europeias Health Behaviour in School Aged Children - HBSC/OMS; Kidscreen/ EU; Tempest/EU; RICHE/EU; DICE/EU).

São projectos de investigação e monitorização, que pretendem ter impacto nas políticas de promoção e educação para a saúde. O objectivo é o conhecimento dos comportamentos ligados à saúde e respectivos contextos  e o desenvolvimento de programas. Inclui também a formação e supervisão de técnicos e pares jovens.

 

 O projecto Aventura Social na comunidade foi desenvolvido a partir da necessidade de pensar um atendimento com base na activação de recursos comunitários e participação das populações. Inclui também formação e supervisão de técnicos, famílias e jovens.

 

Links relacionados:

www.fmh.utl.pt/aventurasocial; www.cmdtla.org ; www.aventurasocial.com; www.hbsc.org; www.kidscreen.org; www.peermentor.bdf.es; www.childhealthresearch.eu;  www.tempestproject.eu;

www.dramanetwork.eu