O Projecto

 

O Projecto Aventura Social tem vindo a desenvolver diversas investigações no domínio da promoção da saúde e comportamento social.

 

O programa Aventura Social

Margarida Gaspar de Matos e colaboradores ( ver membros da equipa e painel de especialistas em EQUIPA 2011).

 

O Programa Aventura Social iniciou-se em 1987, no âmbito do que então se chamou Núcleo de Estudos do Comportamento Social na FMH/ Universidade Técnica de Lisboa.

Todos os projectos deste grupo têm a parceria do Centro da Malária e Doenças Tropicais do Instituto de Higiene e Medicina Tropical.

 

O projecto inicial, Aventura Social & Risco é um trabalho de elaboração e avaliação de programas de promoção de competências de relacionamento interpessoal em instituições fechadas (Estabelecimentos Tutelares de Menores, Escolas e Centros de Ensino Especial ou de apoio a crianças e jovens em risco, Hospitais Psiquiátricos etc)

Incluiu-se ainda a formação e supervisão de técnicos e pares jovens.

 

O projecto Aventura Social & Saúde está integrado em diversas redes Europeias Health Behaviour in School Aged Children - HBSC/OMS; Kidscreen/ EU; Tempest/EU; RICHE/EU; DICE/EU; YSAV-EU).

São projectos de investigação e monitorização, que pretendem ter impacto nas políticas de promoção e educação para a saúde. O objectivo é o conhecimento dos comportamentos ligados à saúde e respectivos contextos  e o desenvolvimento de programas. Inclui também a formação e supervisão de técnicos e pares jovens.

 

 O projecto Aventura Social na comunidade foi desenvolvido a partir da necessidade de pensar um atendimento com base na activação de recursos comunitários e participação das populações. Inclui também formação e supervisão de técnicos, famílias e jovens.

 

Links relacionados:

 www.aventurasocial.com; www.hbsc.org; www.kidscreen.org; www.peermentor.bdf.es; www.childhealthresearch.eu;  www.tempestproject.eu;

www.dramanetwork.euwww.umaventurasocial.blogspot.com    

Financiamentos

 

 Projectos Apoiados/ financiado por:
 

FCT/ bolsas

7 programa Quadro/UE

Coordenação da Infecção do VIH - Alto Comissariado da Saúde
Inst. da Droga e Toxicodependência
MInistério da Educação / DGIDC

SAPO- Saúde