Aventura Social

O Projecto Aventura Social tem vindo a desenvolver diversas investigações no domínio da promoção da saúde e comportamento social.

AVENTURA SOCIAL
O que estudamos?
 
1- Como vêem as crianças a sua qualidade de vida? Será que as percepções dos pais são idênticas? Há diferenças entre géneros, idade, estatuto sócio económico? E quando há necessidades especiais de educação e saúde? E em cenários de migração?
 
2-Como são e como vivem os adolescentes portugueses? Quais os comportamentos que ameaçam e protegem a sua saúde? Como vêem eles a escola e o seu futuro? Há diferenças entre géneros, idade, estatuto sócio económico? E quando há necessidades especiais de educação e saúde? E em cenários de migração? Como tem evoluído este padrão nos últimos 12 anos? E face aos restantes países da Europa?
 
3-Como são e como vivem os universitários portugueses? Quais os comportamentos que ameaçam e protegem a sua saúde? Há diferenças de género e idade? (aqui especial foco na sexualidade e saúde sexual)
 
4- A nível das Instituições e da Comunidade que intervenções são eficazes para promover nas crianças, adolescentes e jovens a saúde, a competência, a auto-regulação, o suporte social, a participação na cidadania e a satisfação com a vida?
 
Para as primeiras 3 questões temos estudos epidemiológicos integrados nos projectos Kidscreen/UE, HBSC/ OMS; HBSC-SSRES e o HBSC-NE-Resiliência
 
Para a última questão temos os trabalhos de intervenção em prevenção universal e selectiva, integrados nos projectos Aventura Social no CED; TEMPEST/EU; RICHE/EU; Y-SAV/EU; DICE/EU; UTLsaudável-GAP; e ainda o Programa Escolhas.
 
Garantimos já até 2013 vários financiamentos nacionais e internacionais (7PQ) e formação de alunos do 3º ciclo (doutoramento) através do apoio da FCT (bolsas).
 
A equipa apresenta-se com frequência em congressos nacionais e internacionais; publicou vários livros, capítulos e artigos em revistas nacionais e internacionais de reconhecido mérito e ainda on-line: www.aventurasocial.com) Facebook AventurasocialFMH e www.umaventurasocial.blogspot.com)
 
Saindo do âmbito estrito da investigação e da leccionação, têm havido uma participação de grande realce a nível da comunicação social e da colaboração com decisores políticos nas politicas nacionais de certos sectores : Educação, Saúde, Justiça e Segurança Social, tentando assim beneficiar Portugal e os jovens portugueses com os resultados obtidos pela equipa de investigação, dando assim retorno a financiamentos públicos.
 
Margarida Gaspar de Matos
Coordenadora da equipa