Material de Prevenção e controlo do VIH/sida

Material de Prevenção e controlo do VIH/sida

O Manual do Facilitador é constituído por um conjunto de sessões, com aplicabilidade prática. Ou seja, quem está no terreno, pode seguir as sessões do Manual, que orienta ao nível da realização de diagnósticos participativos, produção de mensagens, produção de ilustrações, revisão e testagem do material de IEC produzido. O Manual do Facilitador, sendo inovador na proposta de recorrer à abordagem participativa ao longo de todo o processo de produção de material de IEC e não apenas ao nível da realização dos diagnósticos (como são as propostas da John Hopkins University que tem tomado um papel pioneiro nesta área) revelou-se um instrumento de particular relevância, ao garantir a adequabilidade da mensagem e da ilustração, mas também do meio mais apropriado para divulgar a mensagem.

 

O Guia de Boas Práticas compreende uma abordagem mais teórica, embora sempre com referenciação a estudos empíricos que validem (ou invalidem) o enquadramento teórico. O Guia tem o triplo objectivo de construir uma ponte entre a investigação e quem está no terreno ou criativos envolvidos em campanhas de educação para a saúde; possibilitar o acesso a  um conjunto de ferramentas a utilizar no trabalho de campo; e ao mesmo tempo identificar um conjunto de recomendações para a produção de material de IEC adequado eficaz. Este trabalho de pesquisa é constituído por dois momentos distintos. Numa primeira parte são exploradas as condições necessárias para que uma estratégia de IEC produza resultados. São exploradas as limitações das teorias de comunicação para a saúde (os trabalhos de Ajzen, Bandura, Rogers, Prochaska entre outros), e as limitações de qualquer estratégia de IEC em contextos socioeconómicos, culturais e de género diferenciados;

Na segunda parte são identificados os elementos que contribuem para uma estratégia de comunicação para a saúde adequada e efetiva. São exploradas técnicas da participação (tantas vezes reclamadas por quem está no terreno), identificadas recomendações para a produção de material de IEC adequado e eficaz e recorre-se a materiais de IEC que ilustram as recomendações exploradas.